Abrir um negócio não é uma decisão fácil. Fazer as coisas darem certo é mais difícil ainda. Principalmente se você não procura conhecimento sobre como alavancar seu negócio. Para te ajudar nessa jornada, listei 6 dicas para alavancar seu negócio, mesmo que esteja no início e com pouco investimento.

dicas para alavancar o seu negócio

Seja para quem está começando a tirar as ideias do papel, quem já está com o negócio engatinhando ou já funcionando. O conteúdo que você lerá aqui tem o objetivo de fazer as coisas melhorarem para você.

Afinal, com conhecimento e dedicação você pode voar muito mais alto.

1 – Criar uma marca de destaque

A marca é a primeira coisa que as pessoas enxergam do seu negócio. Seja a fachada ou as redes sociais. Por isso é tão importante trabalhar a sua marca e fazer com que ela ganhe destaque no mercado. 

Encontrar um bom nome faz toda a diferença. Aqui tem algumas dicas para te ajudar nessa etapa da missão.

Uma marca de destaque precisa:

  • Ser forte;
  • Ser simples;
  • Fixar na mente do consumidor;
  • Aparecer com frequência;
  • Ganhar o coração das pessoas;
  • Ser reconhecida no mercado.

Não basta ter um nome e logo bonitinhos. Você também precisa trabalhar o branding. Ou seja, fazer uma boa gestão de marca. Se você quer fazer seu negócio crescer, de nada adiantará abrir uma porta na rua e pintar as paredes da cor do logo. Você também precisa incluir outros aspectos do branding.

Muitos pequenos negócios erram porque não planejam todo o contexto. Além da identidade visual e da fachada, é interessante ter uma embalagem bonita, personalizada, que encante seu consumidor. 

alavancar o seu negócio

É preciso também fazer propaganda. E isso pode ser feito com um investimento baixo, usando as redes sociais. Crie perfis e movimente-os sempre. Poste foto (sempre bonitas!) de produtos, interaja com seus seguidores e clientes em potencial.

Isso tudo faz parte de um bom planejamento de marketing, que contribui para que você venda mais e também faz com que sua marca ganhe destaque no mercado.

2 – Aprender tráfego 

Uma boa maneira de conseguir atrair mais olhares para seu negócio, é aparecendo mais. Isso é possível utilizando o tráfego pago. 

Não é necessário investir milhares para conseguir algum resultado. Com algum conhecimento, é possível ter retorno. 

O tráfego pago permite fazer anúncios para pessoas que moram em uma determinada região. Ou seja, se você atende apenas na sua cidade, pode investir em tráfego para aparacer para pessoas da sua cidade. 

É possível apostar em tráfego pago no Google ou o Facebook Ads. Cada uma dessas maneiras tem suas particularidades e são eficientes, desde que usadas da maneira adequada.

Isso ajudará as pessoas encontrarem seu negócio mais facilmente, aumentando suas chances de conseguir novos clientes. 

Veja como investir em marketing investindo pouco.

Mesmo sem o tráfego pago, você pode usar algumas ferramentas para atrair resultados orgânicos. Como, por exemplo, sempre usar a localização da sua cidade em suas postagens das redes sociais. Procure entrar em grupos de empreendedores de sua cidade, isso ajuda a trocar contatos e indicações (o que é excelente para seus negócios). 

alavancar os negócios

3 – Usar as redes sociais corretamente

Redes sociais são gratuitas e permitem obter bons resultados. Mas, existem dois erros que muitos empresários caem, principalmente os donos de pequenos negócios ou que estão começando:

  • Criar o perfil para a marca e não postar nada;
  • Misturar o perfil pessoal com o profissional.

O ideal é que a sua marca tenha perfil próprio nas redes sociais, sem “misturar” sua vida pessoal com a profissional. Afinal, imagine só, você como cliente acessar as redes sociais de uma loja procurando por uma informação e só encontrar postagens pessoais. 

Crie perfil no Facebook e no Instagram e se programe para manter essas duas redes ativas. Inicialmente você mesmo poderá cuidar disso, mas se tiver alguém para cuidar disso é melhor ainda. Essa mesma pessoa poderá auxiliar nos atendimentos via redes sociais. 

No caso de negócios do setor alimentício, há ainda os aplicativos de delivery, como o iFood, que podem ser bastante explorados para conseguir vendas por lá.

Já falamos muito sobre redes sociais aqui no blog, por isso vou deixar mais alguns materiais para você conferir:

alavancar os negócios

4 – Investir na imagem da sua marca 

No começo desse texto falei sobre a importância de criar uma marca de destaque e de fazer com que ela apareça. A primeira impressão é aquela que fica, que faz com que sua marca torne-se conhecida. 

Para deixar bem claro: dificilmente você chegará em uma reunião de negócio e encontrará uma pessoa desarrumada. Ou, em uma consulta médica com um médico mal vestido. Afinal, a imagem daquelas pessoas é tão importante quanto o trabalho que elas oferecem. 

Quando você investe na imagem da sua marca você causa um impacto maior em seus clientes. Ter um nome legal e um logo bonito causam a impressão inicial. Mas ter uma personalidade, uma voz ativa e estar presente fazem toda a diferença. 

Em resumo, o visual atrai. Mas é o conteúdo que faz os clientes permanecerem.

Veja como vender produtos físicos pela internet.

5 – Fidelizar seus clientes

Você tem ideia de quanto custa atrair um novo cliente? Certamente, muito mais caro que do que manter um cliente ativo.

A fidelização de clientes é um dos pilares para o crescimento de um negócio. Quando o cliente é fiel, além de voltar a comprar de você, as chances de indicação aumentam consideravelmente. 

Infelizmente, poucas empresas se preocupam com o pós-venda. Encerrando todas as vendas no caixa e perdendo muitas oportunidades. Eu espero, sinceramente, que você aprenda a segurar esses clientes e ganhar muito mais.

alavancar  o seu negócio

Não é difícil conseguir essa fidelização. Inclusive, ela começa com um bom atendimento. Se uma pessoa é bem recebida em algum local, certamente ela terá motivos maiores para voltar. 

Para exemplificar, você se lembra da primeira vez que foi até a casa de um amigo? Na primeira vez você deve ter se sentindo um pouco tímido, mas com o passar do tempo e a hospitalidade, você passa a “se sentir em casa”. Quanto mais amigos você ficam, mais você frequenta a casa dessa pessoa e mais a vontade fica quando está lá. 

Mas isso só acontece porque vocês estreitam os laços de amizade. Se após a primeira visita vocês não se comunicam mais, acabam perdendo afinidade e você não volta lá. 

No comércio é a mesma coisa. Você precisa atender bem seus clientes na primeira visita e estreitar os laços conforme o tempo vai passando.

Para estreitar os laços você poderá manter uma comunicação individual com cada cliente. Enviando mensagens via WhatsApp ou SMS, email ou dependendo do caso, até ligações.

Lembrando de cada cliente, o cliente lembrará de você.

6 – Registrar sua marca

Se você ganha um tesouro, você o protege com todas as ferramentas possíveis.

Sua marca é seu tesouro. E o registro é a sua proteção. 

alavancar o seu negócio

Depois de todo esse trabalho fazendo com que sua marca torne-se famosa, ganhe o mercado, fidelize seus consumidores e faça você lucrar, não é possível deixá-la desprotegida, não é mesmo?

Sem o registro de marca, qualquer pessoa poderá usar a mesma marca que você. Se isso acontecer, essa outra pessoa que está usando sua marca indevidamente poderá roubar todos os seus clientes. E pior, poderá fazer o registro antes, tirando também sua possibilidade de lucrar mais com sua marca.

No Brasil, a única coisa que garante a exclusividade do seu negócio é o registro da marca. Portanto, para alavancar o seu negócio é imprescindível que você faça o registro no INPI. Caso contrário, deixará a porta aberta para que outra pessoa use a mesma marca que você e ainda pegue seus clientes e oportunidades.

Você pode tentar fazer o processo de registro de marca sozinho, mas também pode contar com a ajuda e assessoria profissional para minimizar todas as chances de erro. A Zênite é uma empresa especializada que cuida de tudo, desde o início até o fim do processo. Enquanto isso você continua fazendo o seu trabalho sem se preocupar com isso.

Clique aqui para receber uma proposta sem compromisso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here