6 estratégias para vender produtos físicos pela internet

A internet é um meio que aproxima as pessoas e, também é ótimo quando usado para vender produtos físicos. Veja aqui 6 estratégias para começar usar hoje.

As estratégias digitais já são usadas há um bom tempo para estimular vendas. Mas, apenas após a quarentena, acabou tornando-se quase que obrigatório usar a internet para vender, mesmo para as lojas físicas. O que acontece, é que muita gente ainda não tem muito conhecimento sobre como usar o marketing digital para vender seus produtos.

estratégia para aumentar vendas

Aqui, listei 6 estratégias eficazes para vender seus produtos físicos pela internet. Assim, é possível manter o seu negócio mesmo durante as semanas de quarentena. E, mesmo que você não as utilize nesse momento, saiba que a partir de agora a internet será muito útil para qualquer negócio.

Veja as dicas que separei para você:

1 – Melhore sua presença digital

Seja pelo Facebook ou Instagram, é muito importante manter sua presença no mundo digital. Isso vale tanto para produtos físicos, digitais como para a venda de serviços. Existem alguns pontos importantes que devem ser considerados antes de saber o que postar.

Não faça das suas redes sociais um panfleto. Publicar seu cardápio, suas promoções é interessante, mas não faça isso o tempo todo. Existem outros conteúdos e materiais que resultam em ótimas postagens.

Saiba que cada rede social tem seu formato de postagem específico. E, se escolher usar mais de uma, fique ciente que terá que atender clientes através desses dois canais. O ideal é que você escolha a rede social que seus clientes mais utilizam. 

Manter a presença digital não é apenas com ofertas e promoções. E muito menos publicar a mesma imagem todos os dias. Para ser presente, faça conteúdos interessantes e que estejam relacionados com o que você oferece.

Estratégias para vender produtos físicos na internet

Para o setor alimentício, por exemplo, poste fotos dos produtos prontos. Se vende bolos, faça uma mesa de café bem bonita, onde o prato principal é o seu bolo. Se trabalha com massas caseiras, publique imagens do seu prato pronto para comer.

Mas é importante que as fotos seja realmente dos seus produtos, ok? Para tirar boas fotos, use um lugar com boa iluminação e a câmera do seu próprio celular.

Como tirar fotos para vestuário com celular

Como tirar fotos de comida com celular

2 – Capriche na embalagem

A embalagem do seu produto é muito mais importante do que você imagina. A função é proteger os produtos, mas também possui um intuito estético. Logo, caprichar na embalagem é fundamental para atrair bons olhares dos seus clientes.

Quando você cria algo diferente, fora do convencional, as pessoas tendem a tirar fotos e publicar nas redes sociais, principalmente nos stories. E, quando isso é feito, aumenta a visibilidade para sua marca. 

A embalagem ideal irá depender do seu produto. Mas é válido uma caixa personalizada, ou uma caixa convencional com adesivos da sua marca. Pode incluir cartões ou mensagens como um mimo. 

Outro item que pode ser personalizado é a sacola, seja ela de plástico, kraft ou qualquer outro material.

Lembre-se que a embalagem não é apenas o que envolve o seu produto, como o papel de um chocolate, por exemplo. Mas é também a forma como ele chega à mesa do cliente. Se você trabalha com delivery, certifique-se de que a entrega será segura e bonita.

Antes de escolher o material a ser utilizado, pense na praticidade, no uso e nas funções principais daquela embalagem. Veja se é realmente útil, segura e fácil manuseio para seu consumidor.

3 – Faça um delivery seguro

A entrega dos produtos deve ser feita de maneira segura e higiênica. Além da segurança de todos, também será um grande diferencial para seu negócio. Ao chegar na casa do cliente para entregar a encomenda, procure higienizar as mãos com álcool em gel.

estratégia para vender produto físico na internet

É importante que ao montar o produto, você também faça a devida higienização, lavando as mãos com água e sabão e utilizando o álcool em gel. O uso de máscaras, toucas e luvas também é importante, não apenas para a prevenção do Covid-19, mas de outras doenças.

Outro ponto importante sobre o delivery, é o método de pagamento. Procure incluir métodos online. Para quem vende pelo iFood, incentive consumidores a pagar pelo app. Mas há também possibilidade de transferência bancária, cartões por aproximação, carteira digital entre outras possibilidades que não exigem contato com o dinheiro ou cartão.

4 – Monte um bom atendimento digital

O atendimento sempre será o cartão de visita de qualquer negócio. É a porta de entrada para a fidelização de consumidores. Portanto, um bom atendimento digital será fundamental na hora de vender produtos físicos pela internet.

O jeito mais simples de atender é através do WhatsApp. A ferramenta permite enviar textos, imagens, vídeos e até áudios. Além de permitir ligações por voz e vídeo. Atender por esse mensageiro é uma excelente alternativa, já que milhões de brasileiros utilizam o WhatsApp.

Para um bom atendimento via WhatsApp, garante que:

  • As respostas sejam diretas e rápidas (ninguém quer ficar esperando);
  • Escreva corretamente e evite gírias e abreviações (dessa forma garante a compreensão da mensagem);
  • Use o WhatsApp Business e suas ferramentas (mensagem automática, mensagem padrão entre outros).

Outra vantagem em usar esse app, é a possibilidade de usar no computador. Para que isso aconteça, basta conectar o celular na internet, abrir o WhatsApp Web e fazer a leitura do código QR Code.

Na prática, as conversas serão exatamente iguais ao do app.

5 – Crie ofertas arrasadoras e boas formas de pagamento

Apesar da situação não ser fácil para boa parte das pessoas, há várias formas de criar ofertas com produtos e serviços que são realmente necessários. Como por exemplo, no setor alimentício.

Criar combos é uma forma de criar ofertas arrasadoras. Assim, você oferece mais de um item por vez, aumenta o ticket médio e vende mais. Outra maneira é usar apelos como entrega grátis.

estratégias para vender produtos físicos na internet

A forma de pagamento também é um ponto interessante que merece destaque. Lembre-se de apostar em maneiras que não exijam o contato com o dinheiro/cartão e o entregador. Como é o caso da transferência bancária, carteira digital e outros.

Em alguns segmentos, cabe perfeitamente a oferta recorrente. Como por exemplo, um hortifruti que entrega semanalmente uma feirinha com a quantidade de itens pré-determinada, com variedade de opções. O mesmo pode ser feito com açougue, docerias, boleiras, padaria e outros comércios que tenham determinada recorrência.

6 – Procure boas parcerias

Ter uma boa parceria de negócios é uma excelente estratégias para ambos os envolvidos. Isso porque uma marca irá puxar a outra e, juntas irão conseguir bons resultados.

Há várias possibilidades que podem ser unidas e formar kits. Para isso, procure por empresas que forneçam produtos que casem com o seu. Como por exemplo, quem vende salgadinhos pode combinar uma venda com quem faz bolo e doces.

Quem vende comida congelada como massas e marmitas, pode criar uma parceria com uma doceria, adega ou depósito de bebidos.

Ou ainda, nas compras realizadas em uma determinada loja, gera um cupom de desconto em uma loja parceira e vice e versa.

Há ainda possibilidade de se reinventar. Alguns comércios podem ser unir e fazer entregas unitárias. Dessa forma, o cliente receberá todos os produtos que precisa de uma única vez, através de um único frete.

E aí? Qual a sacada que você teve ao ler essas dicas?

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Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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