A capital verde do Brasil fica em Goiás. É a cidade onde nascem muitos nomes da música brasileira, principalmente da música sertaneja. O que indica que o registro de marca em Goiânia tem um peso gigantesco! Independente do segmento do seu negócio ou do seu ramo musical.
Registrar sua marca no INPI é a prova de que ela é verdadeiramente sua e, com isso, ninguém poderá utilizar uma marca igual ou semelhante à sua. Ou seja, com isso sua marca será única em todo o território nacional.
Registro de Marca em Goiânia
O registro de marca em Goiânia é uma etapa importante para qualquer tipo de negócio ou serviço. Essa é a prova de que você é o verdadeiro dono da sua marca e impede que terceiros a utilizem indevidamente.
Todo empreendedor deve fazer o seu registro, seja para a produção de produtos, oferecer serviços ou empresas do segmento artístico. Atualmente, existem cerca de 228 mil* empresas ativas em Goiânia. Além desse número, há milhares de empreendedores que atuam na informalidade (sem CNPJ).
Esses dados indicam que a concorrência em Goiânia é alta. Registrar a marca irá tornar seu negócio único e combaterá todas as possíveis cópias que possam surgir em Goiânia ou no Brasil inteiro.
O registro de marca em Goiânia é importante para músicos, bandas, confeiteiras, hamburguerias, lojas e muitos outros segmentos. Isso protege o negócio e ainda proporciona muitos outros benefícios.
Benefícios extras do registro de marca em Goiânia, GO
Além de tornar o seu negócio único e exclusivo, o registro de marca em Goiânia:
- Tem validade em todo o território nacional;
- Vale por 10 anos podendo renovar;
- Permite abrir franquias ou licenciar a marca;
- Impede que terceiros utilizem sua marca indevidamente;
- Você pode enviar notificação extrajudicial para quem usar sua marca;
- Você pode processar e receber indenização de quem utiliza sua marca sem permissão;
- Aumenta o valor da sua marca (e seus lucros);
- A marca torna-se um bem, podendo ser vendida ou comprada.
Apesar de tantos benefícios, o registro de marca não é obrigatório e você pode optar por não fazer. Porém, terá que arcar com as consequências. Você pode cometer o crime (mesmo sem saber) usando uma marca indevidamente. Correndo o risco de receber uma notificação extrajudicial ou ser processado.
Uso indevido de marca é crime.
Quando se usa uma marca registrada por outra pessoa e recebe uma notificação, você é obrigado a trocar a sua marca rapidamente para evitar um processo. O que envolve bastante dores de cabeça e altos prejuízos.
Portanto, apesar de não ser obrigatório, você ganhará muito ao registrar a sua marca.
Como registrar uma marca
O registro de marca em Goiânia e em todas as outras cidades brasileiras acontecem no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A autarquia federal responsável pelo registro de marca no Brasil. Inclusive, existe uma lei que diz o que pode ou não ser registrado como marca, a lei 9.279/1996.
O processo todo de registro, desde o depósito da marca até a decisão final pode levar cerca de 12 meses para ser concluído, podendo levar mais ou menos tempo. Não há um tempo exato, pois cada processo é único e possui particularidades.
De um modo geral, o registro de marca passa por essas fases:
- Pesquisa de anterioridade e definição de NCL;
- Depósito da marca no INPI;
- Acompanhamento semanal;
- Decisão final (deferimento ou indeferimento);
- Emissão do certificado final (no caso de deferimento).
Contudo, dentro dessas etapas podem existir outras situações, como oposições, cumprimento de exigências ou outros. Veja todas as fases aqui.
A vida do empreendedor é corrida. Por isso o propósito da Zênite é cuidar de todo o processo de registro de marca, enquanto você cuida do seu negócio. Nós protegemos sua marca enquanto você faz ela crescer.
Clique aqui e converse com um de nossos consultores para tirar todas suas dúvidas sobre o processo de registro de marca em Goiânia ou receber uma proposta para registrá-la com a gente.