NOTA: Nós somos uma empresa especializada em registro de marcas. Não licenciamos produtos, serviços tampouco intermediamos essa modalidade de negócios. Nossa especialidade é proteger marcas já criadas.
Licenciar uma marca é uma grande oportunidade para fazer o negócio crescer. Através do licenciamento, a empresa detentora da marca ganha royalties pelo uso da mesma. Já quem utiliza uma marca licenciada, agrega valor ao seu produto ou serviço devido o uso de uma marca, personagem ou imagem já conhecida no mercado.
E, para facilitar isso, existem empresas que fazem a intermediação do licenciamento de marcas.
Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), no Brasil, existe a média de 1500 empresas já licenciadas! E esse número aumenta a cada ano. Para licenciar uma marca é preciso que ela já exista e seja conhecida no mercado, além de possuir o registro de marca – e registrar é nossa especialidade. Veja mais sobre como licenciar uma marca e ganhar dinheiro
O que é licenciamento de marca
O licenciamento é um ato contratual, onde uma pessoa arrenda todos os direitos de uma propriedade intelectual já protegida. Seja o nome, o logotipo, a imagem, personagem ou outras composições daquela marca específica que já possui um dono ou detentor.
No Brasil, por exemplo, as propriedades mais utilizadas e exploradas estão diretamente ligadas ao entretenimento. São eles os filmes, HQs e os desenhos animados, que são direcionados as crianças. Dessa maneira surgem cadernos com personagens, calçados, roupas, produtos de higiene pessoal, alimentação e outros.
Como licenciar uma marca?
Todo esse trabalho deve ser realizado por agências de licenciadores que apresentam as marcas e fazem essa ligação entre a empresa proprietária da marca e a pessoa que quer licenciar. Cada lugar pode trabalhar de uma maneira, porém, normalmente são divididas entre categorias como: alimentos, brinquedos, editorial, confecção etc.
Essa é a forma que encontraram de melhorar o atendimento e o fechamento das propostas. Assim fica mais fácil de atender toda a demanda. O investimento para o licenciamento de uma marca varia de marca para marca e também de acordo com a categoria do produto.
Já os contratos de royalties, geralmente ficam de 5 a 15% em cima do preço de venda e acabam gerando os Mínimos Garantidos, também chamados de MG’s. São eles que fornecem à garantia a marca licenciada de que seus produtos serão lançados dentro da escala escolhida.
Para que uma marca possa ser licenciada, ela precisa ter o registro de marca no INPI em sua devida categoria. Caso contrário, não será possível fazer o licenciamento.
Marcas licenciadas conhecidas
Um bom exemplo de licenciamento de marca é a Disney. Através desse caso é possível observar a dimensão que esse tipo de negócio alcança. Ela é a maior licenciadora de personagens em todo o mundo! E com isso recebe bilhões anualmente. Esse valor ultrapassa mesmo a venda de bilhetes de todas as suas animações.
O licenciamento de marca é por tempo limitado e é geralmente definida uma porcentagem aplicada sobre todo o valor gerado com as prestações de serviço e vendas do licenciado.
Para que sua marca seja conhecida por mais pessoas e você aumente seus lucros licenciando sua marca, você precisa dar o primeiro passo. Registrá-la o quanto antes. Com o registro, além do licenciamento, você consegue assegurar que a sua marca não seja utilizada por terceiros sem autorização, o que garante segurança ao seu negócio.
Veja outros benefícios para fazer o registro de marca.
Quer dar o primeiro passo para proteger sua marca agora mesmo? Então aproveite e faça uma consulta de marca com a Zênite. É grátis. É só clicar aqui.
Quero aprender mais como que trabalha com licenciamento de produtos
Quanto custa um liciamento de um produto
Bom dia, Augusto. Nós não trabalhamos com licenciamento, infelizmente. Trabalhamos essencialmente com registro de marca, que é algo necessário para o licenciamento. Recomendo que procure uma agência especializada para isso.
Muito interessante eu pretendo fazer isso obgada abração .
Interessante