Licenciar uma marca é uma grande oportunidade para fazer o negócio crescer. Através do licenciamento, a empresa detentora da marca ganham royalties pelo uso da mesma. Já quem utiliza uma marca licenciada, agrega valor ao seu produto ou serviço devido o uso de uma marca, personagem ou imagem já conhecida no mercado.

licenciamento de marca

Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), no Brasil, existe a média de 1500 empresas já licenciadas! E esse número aumenta a cada ano. Para licenciar uma marca é preciso que ela já exista e seja conhecida no mercado, além de possuir o registro de marca. Veja mais sobre como licenciar uma marca e ganhar dinheiro

O que é licenciamento de marca

O licenciamento é contratual, onde uma pessoa arrenda todos os direitos de uma propriedade intelectual já protegida. Seja o nome, o logotipo, a imagem, personagem ou outras composições daquela marca específica que já possui um dono ou detentor.

No Brasil, por exemplo, as propriedades mais utilizadas e exploradas estão diretamente ligadas ao entretenimento. São eles os filmes, HQs e os desenhos animados, que são direcionados as crianças. Dessa maneira surgem cadernos com personagens, calçados, roupas, produtos de higiene pessoal, alimentação e outros.

Como licenciar uma marca?

Todo esse trabalho deve ser realizado por agências de licenciadores que apresentam as marcas e fazem essa ligação entre a empresa proprietária da marca e a pessoa que quer licenciar. Cada lugar pode trabalhar de uma maneira, porém, normalmente são divididas entre categorias como: alimentos, brinquedos, editorial, confecção etc.

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Essa é a forma que encontraram de melhorar o atendimento e o fechamento das propostas. Assim fica mais fácil de atender toda a demanda. O investimento para o licenciamento de uma marca varia de marca para marca e também de acordo com a categoria do produto. Já os contratos de royalties, geralmente ficam de 5 a 15% em cima do preço de venda e acabam gerando os Mínimos Garantidos, também chamados de MG’s. São eles que fornecem à garantia a marca licenciada de que seus produtos serão lançados dentro da escala escolhida.

Para que uma marca possa ser licenciada, ela precisa ter o registro de marca no INPI em sua devida categoria. Caso contrário, não será possível fazer o licenciamento.

Marcas licenciadas conhecidas

Um bom exemplo de licenciamento de marca é a Disney. Através desse caso é possível observar a dimensão que esse tipo de negócio alcance. Ela é a maior licenciadora de personagens em todo o mundo! E com isso recebe bilhões anualmente. Esse valor ultrapassa mesmo a venda de bilhetes de todas as suas animações. O licenciamento de marca é por tempo limitado e geralmente é definida uma porcentagem aplicada sobre todo o valor gerado com as prestações de serviço e vendas do licenciado.

Para que sua marca seja conhecida por mais pessoas e você aumente seus lucros licenciando sua marca, você precisa dar o primeiro passo. Registrá-la o quanto antes. Com o registro, além do licenciamento, você consegue assegurar que a sua marca não seja utilizada por terceiros sem autorização, o que garante segurança ao seu negócio.

Veja outros benefícios para fazer o registro de marca.

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