Você já deve ter ouvido falar que o registro de marca é importante. Mas você sabe por quê? Se você não registrar a sua marca, outra pessoa poderá registrá-la e isso coloca o seu negócio e seu produto ou serviço em risco. O registro atualmente é mais do que apenas uma necessidade legal, é uma estratégia de negócios. Afinal, assim que o seu empreendimento alavancar e começar a dar certo, sua marca ficará conhecida em muitos lugares. Por isso ter a marca registrada é essencial! Além da proteção, oferece inúmeros benefícios. Conheça-os:

benefícios de registrar marca

1 – Marca registrada: Proteção do seu negócio

O registro junto ao instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) fornece credibilidade e segurança para que ninguém plagie sua marca. Com sua marca registrada você poderá expandir a sua empresa e terá o direito de agir caso alguém tente utilizar marcas iguais ou semelhantes as suas.

Sendo assim, caso alguém se aproveite do sucesso da sua marca e a copie ou use algo muito semelhante, estará fazendo uso indevido da sua marca. Diante dessa situação, se sua marca for registrada, poderá solicitar que essa pessoa pare de utilizar sua propriedade e ainda poderá pedir indenização por isso.

Entenda um pouco melhor no artigo Copiaram minha marca, e agora?

2 – Agrega valor aos seus produtos e serviços

Como uma das funções da marca é indicar a qualidade e também a procedência de um produto ou serviço, ela é essencial para que as pessoas valorizem isso. Mesmo se for uma marca tradicional ou até mesmo algo novo, o que importa é que esteja conectada com o público e isso gera valor no mercado. A marca registrada ajuda a proteger e até mesmo aumentar esse valor.

Além disso, o registro de marca no INPI garante exclusividade. Ou seja, nada de cópias!

3 – Evita custos com mudança de marca e identidade visual

benefícios de registrar marca

Se um símbolo, nome ou logotipo não está registrado, você corre o risco de outra empresa registrá-lo e isso gera problemas com alterações posteriores. Você terá um trabalho enorme em alterar o nome, recriar outras campanhas e alterar toda a identidade visual da sua marca. Levando tempo, possíveis dores de cabeça e também custo, já que todo o trabalho pago terá que ser refeito. Além disso, pode acontecer de você não conseguir atribuir o mesmo valor em um novo nome.

4 – Garante proteção nacional e internacional

É essencial que a sua empresa esteja protegida dos concorrentes. Empresas que usam sua marca sem permissão e de forma indevida podem prejudicar sua reputação. Fazendo o registro da sua marca você estará construindo uma barreira ao redor da sua empresa e se assegurando que nada poderá afetar o nome dela.

Ao fazer o registro de marca no INPI, você estará assegurando a proteção da sua marca em todo o território nacional. E, a partir disso poderá expandi-lo internacionalmente.

5 – Possibilita ser franqueada ou licenciada

Se a sua marca já se consolidou no mercado, ela poderá ser licenciada ou franqueada. Essa é uma maneira de aumentar todos os seus rendimentos, sem deixar de ser o proprietário. Possíveis investidores poderão estar interessados em comprar uma franquia se souberem que ela está corretamente registrada no órgão federal e não apenas na junta comercial do estado onde ela atua. O registro vai além da segurança, ele ajuda em possíveis fusões ou franquias. Aliás, ter a marca registrada é um dos requisitos obrigatórios da franquia ou do contrato de licenciamento.

6 – Fidelização dos consumidores

benefícios de registrar marca

Quando uma marca alcança sucesso e conquista clientes, faz com que eles se apaixonem pela marca. Logo, além de consumir os produtos ou serviços, os próprios clientes estarão compartilhando suas experiências e opiniões sobre ela. Consequentemente, trará muito mais clientes para a marca. Afinal, a opinião de um amigo vale muito! Com isso os clientes se tornarão o principal meio de divulgação, indicando boas procedências do que já está no mercado.

Registre sua marca agora mesmo e tenha tranquilidade nos seus negócios!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here