Se você é um vendedor ativo no Mercado Livre ou tem planos para isso, já se deparou com essa notícia. Agora é necessário ter marca registrada para conseguir ter uma loja oficial no Mercado Livre. Não é o protocolo ou ainda processo de registro de marca, é a marca registrada com o certificado final já emitido.
Quem tem o selo de loja oficial acaba ganhando maior visibilidade dentro da plataforma, aumentando as chances de vender. Além disso, também oferece maior segurança ao comprador na hora de efetuar suas compras. Afinal, ter uma marca registrada é um sinal de que a marca realmente existe e de que os empreendedores por trás dela se importam. Ainda é possível se cadastrar e vender no Mercado Livre como lojas não-oficiais. Porém, para ter uma loja oficial o registro tornou-se obrigatório.
O que é uma Loja Oficial do Mercado Livre?
As lojas oficiais possuem maior visibilidade no site e aplicativo do Mercado Livre. Isso significa que as chances de vendas são muito maiores do que as lojas não-oficiais.
O Mercado Livre disponibiliza um selo de verificação para as lojas oficiais e, para ter esse selo é necessário ter autorização da plataforma.
Para conseguir se cadastrar como uma loja oficial do Mercado Livre é necessário:
- Certificado Final que comprove o registro da marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) – não é aceito o protocolo de registro (processo em andamento);
- Criar a loja personalizada diretamente no site do Mercado Livre.
É obrigatório ter marca registrada para vender no Mercado Livre?
Não. Qualquer pessoa pode se cadastrar e criar uma loja no Mercado Livre. Contudo, para ser uma loja oficial e ter todos os benefícios que isso proporciona, é necessário ter a marca registrada.
Note que o Mercado Livre não aceita o protocolo de registro de marca. Apenas marcas que tenham o registro de marca em vigor. Ou seja, a plataforma não aceita processos de registro de marca em andamento, apenas processos que já foram finalizados e deferidos.
Motivos para registrar marca
O registro de marca é possui vários benefícios para o empreendedor. Não é apenas ter uma loja oficial no Mercado Livre, mas quem tem o registro de marca tem uma marca única no mercado.
Veja mais benefícios de registrar a sua marca:
- Ter uma loja oficial no Mercado Livre;
- Pode expandir o seu negócio através de franquias;
- Pode licenciar o uso da sua marca;
- Impede o uso indevido da marca, podendo até processar que utiliza a marca sem autorização;
- Aumenta o valor da marca (e consequentemente os lucros);
- Impede que outra pessoa use a marca em todo território nacional;
- Torna-se único em seu segmento.
Como registrar a marca?
A autarquia federal responsável pelo registro de marca é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e, todo o processo de registro acontece no INPI. O processo de registro leva cerca de 12 a 16 meses para ser concluído e durante esse período, passa por várias fases.
Conheça as fases do processo de registro de marca aqui.
O processo se inicia com a pesquisa de anterioridade, que verifica se existe outra marca igual ou semelhante já registrada. É nesse momento também que se define a NCL adequada para o seu tipo de negócio. Com essa pesquisa é possível analisar se é possível ou não registrar a marca.
Após a pesquisa é feito o depósito da marca no INPI. A partir disso é preciso realizar o acompanhamento semanal para não perder nenhuma movimentação no seu processo. Afinal, o INPI não envia nenhum tipo de comunicação para os depositantes.
É possível realizar todo o processo de registro de marca sozinho, inclusive realizando a pesquisa de registro de marca. Porém, ter uma equipe especializada pode fazer a diferença. Pois irá te auxiliar em cada etapa, aumentando as chances de sucesso de conquistar o registro da sua marca.
Faça uma pesquisa de anterioridade gratuitamente clicando aqui e tire todas suas dúvidas.