Existem vários detalhes sobre o registro de marca que muita gente não sabe. Consequentemente, acabam deixando suas marcas desprotegidas por pura falta de informação.
Aqui neste texto você aprenderá 4 coisas que você não sabia sobre registro de marca e algumas de suas particularidades.
1 – Nome, sobrenome e até apelido podem ser registrados como marca
A marca que você utiliza para ganhar dinheiro pode (e deve!) ser registrada no INPI. Pois somente assim você garantirá a proteção do seu maior patrimônio (sua marca).
E, se você usa o seu nome, sobrenome ou apelido como marca, também precisa registrá-lo como marca. Somente assim terá a proteção para usá-lo comercialmente sem nenhum tipo de problema.
Algumas pessoas acreditam que não seja necessário registrar o nome próprio como marca, mas isso é muito importante se você usa o seu nome como marca.
Bons exemplos de profissionais que usam nome, sobrenome ou apelido como marca são cantores, médicos, profissionais liberais, influenciadores digitais e outros. Todos eles, devem registrar seu nome como marca. Afinal, o utilizam para ganhar dinheiro.
Veja aqui detalhes sobre registrar nome próprio e sobrenome como marca.
2 – CNPJ não é a mesma coisa que registro de marca.
Outra dúvida bem comum é sobre o CNPJ. Isso não tem nenhuma relação com o registro de marca. Inclusive, são coisas bem diferentes e com funções diferentes. Mesmo que você já tenha o CNPJ, precisa registrar a marca.
O CNPJ é um número utilizado pela receita federal para identificar a sua empresa. Você o utilizará para conseguir melhores preços, melhores fornecedores, fornecer nota fiscal para seus clientes e outros. É algo muito importante para quem quer um negócio regularizado e conseguir melhores condições.
Já o registro de marca, protege a identidade visual que a sua marca possui. A marca é o nome e a imagem visual pelo qual seus clientes (e futuros clientes) encontram o seu negócio.
Ninguém usa o número do CNPJ na fachada ou como meio de divulgação. Usa a marca.
E essa marca precisa ser protegida através do registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Veja a diferença entre registrar a marca no CNPJ ou no CPF.
3 – O registro de marca não é só para grandes empresas. Mas para quem é autônomo, MEI e/ou está só começando também.
Ao contrário do que muita gente pensa, o registro de marca não é exclusivo para os grandes negócios. Mas para aqueles que estão iniciando também. Inclusive, o ideal é registrar sua marca já no começo, para garantir que ninguém a roube e te obrigue a mudar a sua marca no meio da jornada.
O registro da marca pode ser feito no CNPJ, independente se foi feito recentemente ou se já tem alguns anos e do porte da sua empresa. Além disso, também pode ser feito pelo MEI (microempreendedor individual) ou até mesmo por um autônomo que ainda não possui CNPJ. Neste caso, o registro é feito no CPF do proprietário da marca.
4 – O investimento é de um cafezinho por dia.
Já começo dizendo que o registro de marca não é caro. E, uma vez feito e com o registro de marca concedido, ele terá validade de 10 anos. Ou seja, você paga para registrar sua marca e pronto. Só pagará novamente uma década depois para renovar o seu registro de marca.
Colocando na ponta do lápis e considerando o período de validade, o investimento para registrar sua marca é cerca de um cafezinho por dia.
Veja quanto custa registrar uma marca.
Mais dúvidas sobre o registro de marca? Chama no direct ou comenta aqui.