A marca é usada para diferenciar um negócio do outro. Através do nome, as pessoas reconhecem e sabem o que você faz ou a qualidade do seu produto. Ou seja, tenha cuidado para não errar na hora de escolher o nome do seu negócio!

Entre as etapas do processo de iniciação de uma atividade empresarial, escolher o nome do seu negócio normalmente é a mais difícil. Afinal, é por esse nome que o público conhecerá o seu produto e sua marca. Ele tem um papel importantíssimo na fidelização de seus clientes. O nome do seu negócio é um dos responsáveis do seu sucesso.

dicas para não errar na hora de escolher o nome do seu negócio

Escolher o nome do seu negócio é uma tarefa delicada. Para facilitar e garantir que seja a escolha perfeita alguns fatores merecem muita atenção na hora da decisão. Pois é esse nome que acompanhará a sua empresa durante os próximos anos.

Dicas para escolher o nome do seu negócio

Para que você analise melhor, imagine escolhendo o nome do seu filho. Você pensará em todas as possibilidades: os apelidos, a fonética, as rimas e poderá até mesmo imaginar se seu filho sofrerá bullying. Escolher o nome do seu negócio é semelhante.

Você deverá analisar todos os pontos:

  • Fonética — é um nome simples e fácil de pronunciar?
  • Escrita — nomes extensos e difíceis de escrever podem dificultar sua fixação na mente do consumidor.
  • Língua estrangeira — tem um significado negativo em outros idiomas?
  • Amigável — qual o primeiro impacto que ele causa nas pessoas?
  • Representatividade — esse nome representa verdadeiramente o que sua marca é?

Várias são as técnicas utilizadas para escolher um nome ideal. O mais importante é não se esquecer jamais de que o nome será de suma importância para sua empresa crescer. Lembre-se: é ele que fará sua marca e produto conhecidos.

Se você quer dar o nome certo para o sucesso do seu negócio, use essas três dicas para provocar uma primeira impressão inesquecível no nome da sua marca!

#Dica1 — Garantir o seu negócio no meio online

dicas para não errar na hora de escolher o nome do seu negócio

Nos dias atuais é fundamental que sua empresa esteja presente no meio digital. Porém comprar um domínio de site tem alguns requisitos, e um deles é que seja um nome único. O nome do seu negócio, além de ser único, deve usar diferentes opções de palavras-chave para refletir a essência dele.

O primeiro passo é o seguinte:

  • Liste todas as palavras-chave que podem ser relevantes para a atividade do seu negócio e para os clientes que você queira ter;
  • Use essas palavras (ou traduções para ter ideias de nomes que ache criativo);
  • Procure um domínio disponível.

O site da sua marca deverá ter o nome do seu negócio no domínio. Isso ajudará as pessoas a encontrarem nas buscas futuramente. Essa palavra chave na url do site contribui para o ranqueamento, ou seja, faz com que o seu site apareça nos primeiros resultados. Mas é importante ressaltar que esse trabalho de ranqueamento nos buscadores requer outras ferramentas!

#Dica2 — Ser memorável

dicas para não errar na hora de escolher o nome do seu negócio

Além de soar bem (em vários idiomas) o nome da sua empresa precisa ser de fácil pronúncia e intuitivo. Grandes marcas como Apple e Coca-Cola já demonstraram a importância de usar palavras simples em seus produtos para torná-los fáceis de pronunciar e entender. E olha que o mercado dessas marcas é mundial!

Usando as palavras chaves busque um nome atrativo e que expresse o propósito do seu negócio. Invariavelmente o nome será a primeira impressão do seu negócio, pois seus clientes vão associá-lo com a atividade que você exerce. Mas não se esqueça, sempre verifique a disponibilidade do domínio na internet e faça uma consulta para descobrir se o nome está disponível para uso.

Caso você escolha um nome para sua marca que já está registrado, terá sérios problemas futuros, como pagar indenização e ainda trocar a sua marca. Evite todo esse prejuízo (e trabalho) e sempre opte por nomes registráveis — e faça o devido registro para proteção!

#Dica3 — Seu nome te representa

dicas para não errar na hora de escolher o nome do seu negócio

Uma das coisas mais importantes e que devem ser levadas em consideração é ter a certeza de que o seu nome representa absolutamente o que você é. Ele não deve apenas ser descritivo e dizer qual é sua atividade, mas também deve representar o ideal e propósito de tudo.

Por exemplo, Apple, Lego, Disney entre outras empresas se tornaram altamente reconhecidas por seus nomes. Essas marcas conseguiram isso porque criaram e seguiram o posicionamento desejado. Com isso, hoje são marcas conhecidas e renomadas no mercado.

Sabe outra dica que pode te ajudar? Aproveite de seus amigos e familiares. Peça sugestão de nomes e anote todas. Mostre a eles também os nomes que você encontrou e peça opiniões sinceras. Quem está de fora certamente terá outra visão. Isso ajudará a encontrar problemas ou até soluções que você não tinha visto antes.

E aí? Como está o seu processo de escolher o nome do seu negócio? Use os comentários para dar — e receber — outras dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here