Das tarefas para abrir uma empresa, a mais difícil é escolher o nome e o logo ideais para o seu negócio. Afinal, o nome da sua marca e o logo identificam a sua empresa, contribuindo na criação de um posicionamento no mercado. Inclusive, é através da marca que os clientes se fidelizam.
No Brasil existem mais de dezoito milhões de empresas, o que complica ainda mais! É preciso ser único e marcante. Para quem está criando uma marca do zero, precisa conferir essas 7 dicas para ter um nome e logo incríveis!
#1 — Defina o objetivo da sua empresa
Quando você abre uma empresa, com certeza tem um objetivo principal para ela. Seja fazer com que as pessoas comprem seus produtos pela internet, seja para vender um serviço ou qualquer outro. Por isso, antes de definir o nome da sua marca você deve definir o que exatamente sua empresa irá oferecer ao mercado.
Deve decidir o que quer ser e aonde quer chegar com ela. As definições de missão, visão e valores se encaixam perfeitamente aqui. Isso ajudará a encontrar um posicionamento. O nome deve estar atrelado ao objetivo, assim, seus clientes irão identificar rapidamente quem você é e o que esperar de você.
A identidade visual e o nome devem espelhar o diferencial da sua empresa, principalmente na mensagem que você deseja passar.
#2 — Coloque tudo no papel
O melhor processo quando se está criando uma marca do zero e alinhando as ideias, é colocando no papel. Escreva todas as possibilidades de nomes, desde os bons até os ruins e depois vá eliminando os que não se encaixarem com a empresa. Não tenha pressa, esse processo pode demorar alguns dias. O melhor é ir com calma e encontrar o nome perfeito para sua marca!
Em relação ao logo, pegue um papel em branco e faça desenhos, rabiscos, formas até chegar pelo menos perto do que você realmente quer. Procurar um profissional — publicitário ou designer — pode ser uma boa alternativa. Ele conhecerá técnicas que auxiliarão a encontrar a melhor forma e as melhores cores para o seu logo.
Veja dicas de como escolher o nome ideal para seu negócio!
#3 — Pense no simbolismo
Qual a imagem que você quer que passe na cabeça do consumidor quando pensar na sua marca ou empresa? Escolha um símbolo que se associe ao nome e que fique na mente das pessoas. Escolha algo muito significativo e de fácil compreensão.
Pesquise se o símbolo — ou o nome — escolhidos possuem outros significados que podem prejudicar a imagem da sua marca no futuro.
É válido frisar a importância de um profissional nesse momento, principalmente na escolha do logo. Deixe que um publicitário faça o serviço, pois ele está preparado para criar algo realmente incrível e marcante! Afinal, você quer uma marca que seja cativante, não é mesmo?
#4 — Escolha algo direto e curto
Os nomes curtos ou as siglas são de fácil memorização e de pronúncia. E essa é uma grande estratégia! Você pode unir as iniciais dos sócios, fazer uma mescla com os nomes ou ainda uma brincadeira de palavras. Por mais que escolha um nome longo, utilize apenas a sigla em toda a sua composição.
Exemplo disso é a NASA, que possui o nome de National Aeronautics and Space Administration, mas que é mais conhecida pela sigla. O que ocorre também com a C&A, ou seja, Clemens e August Brenninkmeijer, nome dos irmãos fundadores da empresa.
Outra dica é optar por nomes em português. Nem todo mundo sabe falar outra língua, o que poderá prejudicar a pronúncia. Quando se está criando uma marca do zero, é essencial pensar em como as pessoas irão chamá-la. Afinal, você pode optar por um nome super bacana, mas a pronúncia correta pode confundir o consumidor.
Veja mais sobre o processo de naming aqui.
#5 — Converse com seu público
Essa estratégia é muito importante e traz resultados positivos. Conheça o seu público e seus futuros clientes e apresente a eles as opções de nomes que você tem e peça para que pronunciem em voz alta. É necessário ouvi-los e mais que isso, é importante que você perceba se irão entender o que a sua empresa faz apenas pelo nome. Se responderem algo parecido ou similar, você está no caminho certo.
Você pode colocar essa dica em prática utilizando as redes sociais ou realizando uma pesquisa de campo. Mas, antes disso, defina muito bem quem é o seu público alvo: qual faixa etária? Onde moram? O que fazem? Entre muitas outras perguntas.
#6 — Entenda as cores
Na dica 2 você viu que um profissional entende de cores e isso ajuda quem está criando uma marca do zero. Mas você sabe por quê?
As cores são itens relevantes que devem ser estudados cuidadosamente. Cada cor tem um significado e elas causam emoções, sensações e diferentes sentimentos. Portanto, antes de ser aplicada em um projeto ela deve se associar a sua marca ou empresa. Não escolha a sua cor preferida, isso não irá influenciar em nada e poderá trazer resultados negativos. Estude cada cor e escolha a que melhor se encaixa na sua proposta.
Por exemplo: cores como o vermelho e o laranja despertam uma sensação de urgência, por isso, é muito utilizado durante promoções. Já o azul e o verde são cores mais “calmas”, que passam a sensação de segurança.
#7 — Pesquise muito
A pesquisa é um passo essencial para que você chegue a um resultado final incrível. Veja como seus concorrentes se comunicam, quais cores eles utilizam, o que já existe no mercado. Confira os nomes, os logos, os slogans e cada detalhe. Faça também uma pesquisa em relação ao público que você quer ter e conheça cada detalhe sobre ele. Descubra classe social, idade, sexo, hobbies e tudo que está relacionado a eles. Falando a mesma língua, você conseguirá potencializar sua marca e seus produtos.
#BÔNUS — Criando uma marca do zero: Proteja-se!
O processo de criar uma marca do zero é longo, detalhado e merece todo o cuidado do mundo. Um passo em falso prejudica todo esse trabalho e você terá que começar tudo de novo. A melhor — e única — forma de proteger todo esse trabalho é registrando sua marca. Com esse registro, ninguém poderá roubar sua ideia e muito menos o seu sucesso. Entenda melhor como funciona o registro de marca nesse artigo aqui.
Faça uma pesquisa gratuita para saber se sua marca está disponível para registro clicando aqui!
Agora que você já conheceu 7 dicas e um bônus para ter um nome e logo incríveis, está esperando o que para começar?