Escolher um nome perfeito para sua marca dá um grande trabalho! É uma etapa que exige muito cuidado. Afinal, é por esse nome que seu negócio será conhecido. É através da sua marca que seus clientes irão se apaixonar por você. Para definir esse nome trabalha-se muito com o naming e identidade visual.

Naming e identidade visual: Como nasce uma empresa de sucesso?

Além desses fatores, há também outro ponto imprescindível: o branding, que é a gestão de marcas. Através dessa gestão você criará um excelente posicionamento para sua marca. Fazendo com que ela seja conhecida no mercado e fique na cabeça dos consumidores.

Mas aqui falaremos do início do processo: você sabe como nasce uma empresa de sucesso? Entenda o processo de naming e identidade visual e coloque em prática em seus negócios:

Conheça o processo de naming e identidade visual

A criação de um nome é uma tarefa importantíssima dentro do processo de construção e elaboração de uma marca. Consequentemente, é uma etapa difícil. Encontrar o nome perfeito é complicado, mas ele é fundamental para seus negócios.

O naming envolve um propósito, o posicionamento de mercado e outros diferentes fatores estratégicos que merecem toda atenção.  Ele é composto por algumas partes que influencia na escolha do nome da marca:

1 — A escolha do nome

Uma das principais dicas é focar no seu público. O nome, além de demonstrar o propósito da sua empresa e o posicionamento dela, deve também se conectar com a linguagem do seu potencial consumidor.

Se o nome for extenso demais, considere usar as iniciais. Recomenda-se evitar palavras estrangeiras ou de difícil pronúncia. Afinal, você não quer que seus clientes saiam falando o nome da sua marca errado por aí, não é mesmo?

Outro ponto que merece atenção é o domínio e o email. Sua marca será utilizada digitalmente, portanto verifique se o nome se encaixa em um endereço de email e se o domínio está disponível.

Faça um brainstorm. Após listar vários nomes, você já pode escolher os melhores nomes e então partir para a próxima etapa.

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2 — Valor semântico

Chegou a hora de avaliar as escolhas dos nomes! Sabe a lista feita através do brainstorm? Analise todos os nomes que estão lá: Ele reflete de forma correta e com clareza o objetivo do seu negócio? Os que não se encaixarem nessa pergunta já devem ser excluídos.

Evite nomes que pareçam duplo sentido, ou que sugere uma nova conotação à sua marca. Verifique também se o nome não significa outra coisa quando traduzido para outro idioma, principalmente se sua intenção é atingir o mundo todo.

3 — Qual o impacto estratégico

O nome sempre tem que estar alinhado com os objetivos estratégicos da sua empresa. Faça uma verificação para descobrir quais são eles e se o nome está conectado com seus princípios. Coloque em prática o branding para definir o seu posicionamento e saber quais estratégias seguir com a sua marca.

4 — Estrutura fonética

Deve ser de fácil pronunciação e simples de ser lembrado além de um nome curto que se encaixe em endereços de e-mail, endereços de web etc.

5 — Disponibilidade

Não adianta você escolher um nome e no fim não conseguir utilizá-lo, não é mesmo? Portanto, antes de decidir é importante ver a disponibilidade do registro de marca através de uma pesquisa de registrabilidade.

Usar um nome já registrado por outra pessoa é crime e está sujeito a pagamento de indenização. O registro é feito para evitar o uso indevido de marca, protegendo as empresas. Ao listar os nomes, veja se estão disponíveis.

6 — Registre sua marca

Ao decidir o nome e verificar sua disponibilidade, registre sua marca. Isso irá assegurar que nenhuma outra pessoa possa roubá-la. Garantindo a segurança da sua empresa sem precisar ter dores de cabeça posteriores.

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O registro deve ser feito no INPI, o único órgão responsável. O processo é lento e exige extrema atenção. Contratar uma empresa especializada alivia o peso do acompanhamento, portanto considere essa opção.

A importância da Identidade Visual

A identidade visual de uma empresa é a primeira comunicação com os futuros clientes. Ela deve representar a cara da sua empresa. Está atrelada ao naming, já que a identidade visual da marca deve estar casada com o nome da empresa.

Ela é essencial para a formação de uma marca. Quando é bem construída transmite conceito de qualidade e confiança. Se alguém lhe perguntar nomes de marcas que veem a cabeça é quase certeza que pensaria em Coca-Cola, OMO e outras marcas renomadas, não é mesmo?

Sabe o que todas essas marcas possuem em comum? São empresas com uma ótima campanha de marketing e bem posicionadas no mercado. Todas essas empresas começaram do zero e cresceram através de decisões e estratégias. O processo de naming e identidade visual faziam parte dessas estratégias.

Existem detalhes que devem ser pensados com muita calma na hora de criar a identidade visual da sua marca:

Simbolismo

Qual a imagem que você deseja que venha a cabeça do consumidor quando ele pensar na sua marca? Escolha o que se associe ao nome e que seja de fácil compreensão.

Logotipo e fonte

A fonte e o logotipo devem ser delicadamente pensados, pois são incontáveis opções disponíveis. Há ainda possibilidade de criar uma fonte específica para sua marca. Os elementos levados em conta no momento da criação, são o que você pretende transmitir. Tanto a criatividade, como a clareza e também o público-alvo.

A sua marca é despojada ou elegante? Deseja impactar adolescentes, adultos ou crianças? Tudo isso deve ser respondido por meio da fonte e do logotipo.  Para bons resultados, seja único e não se inspire em marcas concorrentes, pois pode ficar semelhantes — e isso poderá ser enquadrado como uso indevido de marca.

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Cores

As cores são itens relevantes e que influenciam de forma direta na identidade visual. Cada cor possui o seu significado e causam diferentes emoções. Estude cada uma delas e escolhe a que mais se encaixa na proposta.

A marca e a identidade visual devem representar muito mais que uma empresa: devem representar um conceito, um estilo único e marcante. Por tanto capriche na escolha de cada uma dela e transforme a sua empresa em um negócio de sucesso.

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