Nos dias de hoje, não basta apenas que um cliente conheça a sua marca. É necessário ter um relacionamento para que ele se apaixone por sua marca. E claro, vai muito além do primeiro encontro! É importante encontrar uma maneira de estar presente no cotidiano de todos os consumidores. Estar e ser presente. Fazer parte de sua rotina. Toda perda de cliente, seja para o concorrente ou qualquer outra forma, é perda de dinheiro. E nenhuma empresa quer isso, não é mesmo? Mas como deixar seus clientes apaixonados por sua marca? Separei 5 dicas importantes para que você consiga isso. Confira!
1 — Tenha um bom atendimento para deixar os clientes apaixonados por sua marca
Quantas vezes você desistiu de uma compra ou nunca mais voltou a uma loja por que o atendimento era péssimo?
Sua empresa deve tratar os seus clientes da melhor maneira possível. Isso é um fato! Cerca de 73% dos consumidores, dizem que o bom atendimento é o que determina o amor pela marca. E os consumidores não ligam de pagarem mais caro para irem a um ambiente onde o atendimento é ótimo.
Otimizar o seu atendimento é um excelente investimento para garantir um bom relacionamento com os clientes. Afinal, esse é o primeiro contato direto com a marca. Proporcionando a atenção que eles querem — ou ainda surpreendendo! —, você poderá potencializar os canais de vendas com maior taxa de conversão em todos os meios, principalmente no marketing boca a boca.
2 — Mantenha um bom relacionamento
Manter um bom relacionamento é a palavra chave do sucesso. Antigamente, quando os clientes precisavam fazer uma reclamação, elogiar, ou ter qualquer outro contato com a empresa, tinham que entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). E, muitas vezes, isso significa passar horas no telefone!
Hoje já não é mais assim! A internet trouxe proximidade entre a marca e o cliente. Facilitando — e muito! — a comunicação entre eles. Para falar alguma coisa, basta fazer uma postagem no Facebook, uma menção no Twitter, postar uma foto no Instagram ou Stories. Tudo em tempo real. Há ainda os mensageiros que facilitam o contato, como o WhatsApp Business.
As empresas devem entrar nesse caminho também e usar as redes sociais como aliadas na relação com os seus clientes. As respostas e interações por meio dos canais citados aqui — e muitos outros — ajudam a transformar o seu negócio.
3 — Trabalhe com base em um bom posicionamento
O posicionamento de mercado é um fator fundamental na hora de criar um relacionamento com o seu cliente. Dentro desse posicionamento, você terá que fazer algumas pesquisas para entender melhor o seu público alvo. Irá entender o estilo de vida, quais os interesses deles e criar um vínculo. Essas informações trará o conhecimento necessário para atingi-los e, fazer com que fiquem apaixonados por sua marca.
Entender a jornada, a vida e o comportamento dos consumidores é fundamental para poder mapear onde eles estão e saber os meios de comunicação que utilizam. Usando todo esse conhecimento, basta aplicar as estratégias certeiras para chegar até eles da melhor forma possível.
Ter informação é o ponto chave para criar um posicionamento de mercado. Encontre algo que os seus consumidores aprecie e defenda essa ideia. Isso faz com que seus clientes e futuros clientes enxerguem a empresa da forma que você deseja.
4 — Faça promoções exclusivas
Quando você possui um relacionamento com os consumidores, saberá o que eles precisam e desejam em certos momentos. Por isso é legal oferecer uma boa oportunidade para que eles fechem uma compra. Afinal, para ficarem apaixonados por sua marca, precisam receber o que realmente querem. Então nada de forçar a barra com qualquer coisa/produto, ok?
Lembra quando falamos da pesquisa de mercado? Com esses resultados você saberá quais produtos os seus clientes mais desejam. Se eles querem camisetas laranja, ofereça camisetas laranja.
É importante que haja uma relação de confiança e satisfação entre vocês. Assim as chances dele indicar os seus produtos ou serviços para outras pessoas é enorme. Você pode também gratificá-lo quando indicar para um amigo, seja por meio de um produto, desconto ou um mimo simples, isso faz toda diferença.
5 — Tenha uma boa identidade visual
A quinta e última dica para que seus clientes fiquem apaixonados por sua marca é o começo de tudo! Sua identidade visual!
Tudo começa na identidade visual. A sua marca é vista e reconhecida devido as cores, formas — e claro, o posicionamento — que carrega. Mas lembre-se sem exagero!
O logo deve transmitir os valores, a missão e os ideais da sua empresa. Deve ser simples, de fácil reprodução em diversos tamanhos e sem muitas “firulas”. O PDV (ponto de venda) é um dos pontos de comunicação entre os consumidores e a marca, portanto também deve ter uma ótima identidade visual. A organização da sua loja também deve ser pensada para melhor atender o seu público.
Fazer com que os clientes apaixonem-se por sua marca é um desafio que pode ser superado mudando apenas algumas ações. Que tal colocar essas dicas práticas? Faça o teste e depois vem contar pra gente como foi!