Ter uma página do seu negócio no Facebook passou a ser um grande investimento de divulgação. Devido à conexão ininterrupta da maioria das pessoas nas redes sociais, transformá-la em algo atrativo e principalmente interativo com seus clientes ou futuros clientes proporciona um marketing de relacionamento positivo.
Mas não pense que fazer postagens com “bom dia” e divulgar fotos de produtos é suficiente para gerar retorno. É preciso muito mais que isso. Conteúdo de qualidade e a identidade da sua marca no Facebook são essenciais para um bom marketing de relacionamento.
Vale frisar que com as mudanças no algoritmo do Facebook, é essencial se aprimorar e estudar sempre. Veja algumas dicas para melhorar os seus resultados:
Saiba direcionar seus produtos e serviços
Ficar enchendo a sua página de anúncios, implorando que o consumidor queira seus produtos não é uma boa ideia. Afinal, ninguém está no Facebook com o objetivo de comprar algo, já que a rede social não é um mercado ou uma loja.
O que faz realmente diferença em sua página são os conteúdos atrativos. Geralmente post pequenos, imagens com um propósito engraçado ou mesmo com criatividade. Pequenos textos informativos que cative as pessoas que irão visitar a página e consequentemente gostar do conteúdo que elas estão vendo e de certa forma consumindo.
Isso se chama gatilhos mentais, onde você atrai a atenção do público, desperta o interesse deles e posteriormente os transforma em clientes.
Direcionar seu público alvo para o seu negócio, também é uma saída inteligente. Delimite a faixa etária, gênero e principalmente localização geográfica. Lembre-se de programar o alcance para todas as idades e para o mundo inteiro, não dará a visibilidade que você deseja. A segmentação é essencial para bons resultados. Defina muito bem o seu público!
Tenha uma boa prática de relacionamento
Publicações esporádicas faz com que o alcance orgânico da sua página caia, já que não terá sempre interação. É preciso estar da timeline de seus seguidores. A frequência de publicação é fundamental para gerar engajamento.
Tenha uma determinada frequências de publicações. Pode ser 2 ou 3 vezes na semana ou até diariamente, dependendo do seu público e objetivo. Faça vários posts diferentes gerando informação e entretenimento para o seu público-alvo. Isso fará com que sua página terá um bom engajamento e consequentemente ficará em evidência.
Lembre-se: quanto mais pessoas curtirem, compartilharem, comentarem e principalmente demonstrarem reações, mais pessoas irão ver as suas publicações. Isso acontece porque o Facebook entende que sua página é interessante, então disponibilizará a visibilidade de forma otimizada e gratuita para mais pessoas.
As publicações não devem ser apenas de promoções. Se seu negócio é um restaurante, não coloque 10 publicações diárias de promoções, por exemplo. É comum encontrarmos a mesma publicação com a imagem do prato do dia postada várias vezes. Uma vez é suficiente. As demais postagens devem ter conteúdo informativo. Neste caso, as imagens de prato do dia, podem ser impulsionadas em seus respectivos dias.
Procure ilustrar algum tipo de publicação através de imagens, gifs, montagens engraçadas e pequenos textos informativos sobre a importância de determinado alimento. Somente depois disso, em horários específicos, faça a publicação da propaganda propriamente dita de seu restaurante.
Por exemplo, se o prato do dia inclui peixe, faça uma publicação – atrativa e interessante – sobre esse alimento. Posteriormente, convide seus seguidores a irem apreciar o peixe do seu restaurante.
Isso se chama marketing de relacionamento. Pois os fãs de sua fanpage, terão entretenimento e ao mesmo tempo informação sobre o seu negócio de maneira dosada e leve.
Posicione sua marca com o Facebook
Use as redes sociais para fazer com que sua marca fique conhecida. É importante traçar uma estratégia: saber o que e quando irá postar determinado tema.
Com as mudanças do Facebook, o alcance das páginas vem diminuindo. Talvez seja necessário investir alguns reais por dia para conseguir alcance. Mas lembre-se: não adianta impulsionar algo que seu público não se interessa. Crie sempre conteúdo relevante para que sua página ganhe mais engajamento e consequentemente alcance.
Cuidar da sua imagem nas redes sociais também é fundamental. Evite atrelar a imagem da sua marca com assuntos polêmicos ou que causam duplo sentido. Afinal, sua marca é única e precisa ser construída aos poucos com atenção e cuidado.