A internet é um ambiente democrático, onde é possível começar um negócio investindo pouco. Ou ainda, usar as ferramentas, que muitas vezes são gratuitas, para alavancar as vendas. O Brasil está passando por um momento delicado e, muitas empresas, principalmente as menores, estão sofrendo os impactos da quarentena.
Através de algumas estratégias digitais, é possível manter o seu negócio em funcionamento. Aqui, listamos algumas para contribuir com sua marca e com o futuro dela:
1 – Use o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta totalmente gratuita e, excelente para ser encontrado por seus clientes. Atualmente, muita gente está ficando em casa e, quando precisa de um determinado produto ou serviço, procura no Google.
Se você tem uma página no Google Meu Negócio, poderá aparecer logo nos primeiros resultados. E, se ela estiver com seus contatos corretos, fotos e outras informações relevantes, poderá receber os pedidos online e entregar na casa dos clientes.
Já ensinamos aqui no blog como se cadastrar no Google Meu Negócio. Clique aqui para conferir o passo a passo e criar a sua conta agora mesmo.
2 – Trabalhe com a base de clientes existente
Se você já atua com sua marca há algum tempo, é provável que já tenha uma lista de clientes. Ela será a base para que seu negócio não pare.
Você sabia que manter um cliente fiel é muito mais barato e vantajoso do que conquistar um cliente novo? Isso porque o cliente fidelizado já conhece o seu produto e a qualidade. Logo, ele só precisa de algum gatilho para comprar novamente.
Agora, um cliente fiel precisa ser impactado e acreditar que o seu produto pode ser bom para ele. Isso pode ser feito de várias maneiras. Uma delas, é através de um cliente fidelizado que te indique para ele.
Ou seja, trabalhar a base de clientes existentes é um ponto essencial para manter o seu negócio em pé.
Para isso, você pode utilizar o WhatsApp. Essa comunicação direta contribui para manter um diálogo 1 para 1. Você fala diretamente com aquele cliente, sem interferências e sem ruídos. Basicamente, você oferece seus produtos para ele, usando os gatilhos certos.
Se você trabalha com doces ou qualquer outro produto alimentício, por exemplo, pode enviar o cardápio do dia, alguma promoção ou vantagem de fazer a compra.
3 – Esteja presente nas redes sociais
Nunca se usou tanto as redes sociais como agora. Todos dias pessoas passam horas navegando por elas. E, se você estiver presente lá, aumenta suas chances de ser notado. O primeiro ponto é usar o que seus clientes e potenciais clientes usam, como o Facebook ou o Instagram.
Ser frequente não é o mesmo que ser chato, ok? Não adianta postar todos os dias as mesmas coisas e fotos. Crie variedade de assuntos, que tenham relação com o que você vende.
Existem várias possibilidades, de acordo com o seu segmento.
Alimentício – doce, salgado, marmita etc
É provável que você esteja trabalhando através de entregas. Neste caso, faça vários stories enquanto seus produtos estão em produção. Use todas as ferramentas que o Instagram disponibiliza, como o cenas, boomerang e outros filtros.
Crie uma embalagem especial e entregue seus produtos com amor. Faça recadinhos para seus clientes, como “se cuide” ou outras frases que demonstram cuidado. Isso trará um quentinho no coração de seus clientes e também deixa o produto “instagramável”, ou seja, aumenta as chances do seu cliente compartilhar o produto nas redes sociais e te marcar. Consequentemente, isso aumentará sua visibilidade nas redes.
Entretenimento – músicos, bandas e lojas de instrumentos musicais
É um momento que pessoas precisam de diversão, de um escape para notícias ruins. Então nada melhor do que entretenimento de qualidade. Produza bastante material de entretenimento, como vídeos tocando, lives ou até mesmo tutoriais ensinando a tocar violão ou outro instrumento.
Essa estratégia é boa por vários motivos: você cria uma conexão muito maior com seus clientes e potenciais clientes e, também terá uma boa quantidade de material gravado, que no futuro pode ser vendido como um curso ou até mesmo ofertado como brinde, dependendo do seu ramo de atuação.
Vestuário, calçados e acessórios
Esse segmento pode e deve atuar nos meios digitais, utilizando-os para divulgar seus produtos e também para vendê-los. Criar um e-commerce pode parecer a ideia mais óbvia, mas há outras possibilidades, como usar o próprio Instagram.
Faça publicações com conteúdos inteligentes para seus clientes, como dicas de moda, como combinar as peças que já tem ou ainda como determinada peça pode fazer a diferença no look.
Essa estratégia é perfeita para adquirir resultados a médio e longo prazo. Pois atrai cada vez mais seguidores e consequentemente, transformará em clientes em potenciais. As vendas podem ser feitas online, utilizando sistemas de pagamento como o PagSeguro ou até mesmo transferência online.
Serviços de beleza e estética
Para os prestadores de serviços como maquiadores, salões de beleza e estética, a dica é produzir conteúdos enquanto está impossibilitado de trabalhar. Essa estratégia deverá permanecer quando as coisas se normalizarem, pois dessa forma continuará atraindo cada vez mais resultados.
Faça publicações com dicas de como manter os cuidados com os cabelos, unhas e corpo em casa. Como por exemplo, dicas de como lavar e hidratar os fios, penteados simples entre outras dicas interessantes.
Isso fará com que as pessoas se conectem com você. Afinal, é uma autoridade no assunto, não é mesmo? Consequentemente, irá atrair novos clientes para o seu negócio.
4 – Melhore a comunicação – WhatsApp
Quando não há o atendimento presencial, os meios de comunicação digitais precisam ser aprimorados. A ferramenta que está sendo a mais útil de todas, é o WhatsApp. Ele permite uma comunicação direta e gratuita com seus consumidores e clientes em potencial.
Existe a versão WhatsApp Business, que possui algumas ferramentas bastante úteis, como mensagens automática, catálogo de produtos, horários de atendimento etc.
Vale bastante a pena explorar essa ferramenta. Já falei sobre o WhatsApp Business aqui e aqui.