Aprenda a fazer um pós-venda e evite esses erros

Você sabia que é mais viável manter um cliente fiel do que conquistar um novo? Veja algumas dicas e saiba o que evitar no pós-venda.

Tão importante quanto realizar a captação de novos clientes é fazer com que os antigos se tornem fiéis e satisfeitos com o seu produto ou serviço.

Por mais que o planejamento contemple ações de marketing, atendimento e outros pontos importantes, o pós-venda nem sempre tem lugar de destaque e acaba ficando esquecido.

Aprenda a fazer um pós-venda e evite esses erros

Por isso, separamos aqui algumas dicas importantes de como fazer um pós-venda correto e evitar erros que possam atrapalhar seu negócio. Vamos conhecer mais sobre esse assunto?

A importância de um pós-venda

Saber quão importante é um pós-venda bem feito é a chave para que todos os demais itens aconteçam naturalmente ou com maior planejamento. A base de toda boa venda é o atendimento e de todo pós-venda continua sendo o atendimento.

Mas, agora o foco é diferente, pois é o momento de fazer com que o seu consumidor se torne um cliente. Para conseguir isso, siga essas dicas e evite os erros mais comuns no pós-venda:

Canais de comunicação

Por mais que todo mundo está conectado o dia todo, quando falamos em canais de comunicação é importante lembrar que vivemos na geração do imediatismo.

Por isso, ao disponibilizar um canal de atendimento é preciso ficar atento para que ele de fato funcione bem e responda o cliente rapidamente resolvendo as suas dores. Um dos maiores erros de alguns empreendedores é não usar os canais de comunicação corretamente, deixar o cliente sem resposta ou demorar para responder.

Os principais canais de comunicação são:

Chat

Se você tem um site e essa opção está disponível, fique atento às mensagens recebidas, afinal, responder seu cliente logo é a melhor forma de evitar problemas.

Aprenda a fazer um pós-venda e evite esses erros

WhatsApp

Talvez esse seja o meio de comunicação mais comum atualmente. Literalmente, na palma da mão, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado entre os brasileiros, por isso, disponibilizar um número para atendimentos do pós-venda é a forma mais rápida de se conectar com seu cliente.

Veja como usar o WhatsApp Business para seus negócios.

Instagram e/ou Facebook

As redes sociais são fontes de procura dos consumidores, por isso, ficar de olho no direct do Instagram e no inbox do Facebook é sempre importante. Se você faz anúncios online precisa ficar ainda mais atento a esse canal, pois seu cliente irá te procurar por lá.

Suporte humanizado

Tecnologia é sempre bem-vinda, mas nada substitui um suporte humanizado. Se a sua demanda ainda não é tão alta, humanize seu atendimento.

Lembre-se de que as ferramentas digitais são suporte para o pós-venda, mas as dores de cada cliente são únicas e merecem atenção individual e humana.

Aprenda a fazer um pós-venda e evite esses erros

Marketing de conteúdo

Tão importante quanto ter canais de atendimento que funcionem e atendam com qualidade, é investir sempre no marketing de conteúdo.

O fundo do funil de vendas é exatamente aqui, o momento em que o seu cliente já adquiriu um produto e não pode ser esquecido. Para isso, é preciso sempre estar em contato com ele seja por meio de e-mail marketing promocional, cupons ou até mesmo uma mensagem pessoal.

Clientes promotores

Pensando ainda no último estágio do funil de vendas, quando se faz um pós-venda de qualidade seus clientes se tornarão, organicamente, seus promotores.

O famoso boca a boca não sai de moda e permanece sendo um ótimo termômetro para saber se o seu produto ou serviço foi bem aceito e se haverá uma nova aquisição ou não.

Quando o cliente se sente satisfeito e bem atendido, certamente fará propaganda da experiência positiva que teve (assim como uma experiência negativa também é sempre divulgada).

Portanto, um bom atendimento, relacionamento e humanização são as chaves para atrais clientes e fidelizá-los para que voltem a consumir seu produto ou serviço.

Aprenda a fazer um pós-venda e evite esses erros

Outra dica simples, mas que sempre traz muito resultado é se colocar no lugar do cliente, pense como ele reagiria com o atendimento que sua marca/empresa presta.

Ele se sente satisfeito? Há algo diferente da concorrência? O que fará com que ele volte a comprar de você novamente?

Responder essas questões pode ser uma boa maneira de avaliar todo o cenário do seu negócio e evitar erros que podem ser fatais.

E aí? Quais as ferramentas e estratégias você tem usado no seu pós-venda que tem trazido resultados satisfatórios? E o que precisa melhorar? Faça uma autoavaliação e planeje estratégias e ações para alcançar seus objetivos. Boas vendas!

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Lucimari Monteiro

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