Para conseguir sucesso em seu negócio é preciso aparecer. Portanto, o marketing é fundamental para qualquer empreendedor. Seja no início ou não. Porém, acontece que muita gente deixa de investir em marketing considerando um custo a mais, quando na realidade é um investimento que dá retorno.
Quando bem feito e planejado, as estratégias de marketing são capazes de trazer um retorno financeiro, que compensam o valor que foi investido. Mas para isso dar certo, é preciso saber o que fazer e onde investir.
Aqui, vou te contar como investir em marketing sem gastar muito. Tenho certeza que essas dicas aqui vão te ajudar a melhorar as vendas
Primeiros passos para investir em marketing
Em qualquer situação, o ponto de partida será conhecer o seu público. Entender o motivo da compra, como eles compram, seus desejos e necessidades e outros pontos que revelarão a melhor forma de atingi-los.
Não é preciso começar investindo em tráfego pago. É possível fazer muita coisa com pouco investimento. Mas é importante ressaltar que conforme a sua marca cresça, você poderá melhorar seus investimentos em marketing para voar ainda mais alto.
Sabendo quem é seu público, você conseguirá investir no ambiente adequado para gerar resultados. Por exemplo, se você tem uma loja que só atende determinada cidade, é preciso investir para se tornar conhecido nessa cidade. Isso irá melhorar suas vendas e alcançará mais clientes em potencial.
Quando você sabe quem compra seus produtos, fica mais fácil atrair os clientes certos.
Use a internet
A internet é uma ótima ferramenta para atrair e até fidelizar novos clientes. Contudo, você precisa saber como utilizá-la.
Criar um perfil ou uma página nas redes sociais é gratuito. Mas não basta ter o perfil lá, é preciso movimentá-lo. Para isso você precisa:
Preencher o seu perfil corretamente
Com todas as informações básicas e importantes, como telefone de contato e/ou WhatsApp, endereço, horário de funcionamento etc.
Se possível, também inclua fotos da fachada ou de produtos que identifiquem sua loja e sua marca.
Use sempre boas imagens
Não faça das redes sociais um catálogo de produtos. Mas sempre publique fotos boas de seus produtos. Quanto melhor a foto, mais impacto ela irá gerar em seus seguidores.
Se você revende produtos de outras marcas, é provável que tenha imagens de divulgação que você pode usar. Mas, você também pode tirar fotos novas usando seu próprio celular. Na hora de fotografar, escolha um local que seja bem iluminado e bonito. O cenário é importante, mas o foco deverá ser o produto.
Seja frequente e consistente
Não crie perfis nas redes sociais apenas por criar. Eles são ótimas fontes para conquistar clientes, desde que você as utilize.
As postagens no feed (do Instagram e do Facebook) precisam sempre ser de imagens mais bonitas, com legendas pensadas. O intuito é que as pessoas interajam com seus conteúdos.
O reels é um vídeo curto com alta chance de viralizar. Use a criatividade e os áudios que estão mais em alta. Mostre produtos, a rotina no seu ambiente de trabalho e outras coisas que seus seguidores demonstrem interesse.
Nos stories o assunto é mais dinâmico. Como o dia a dia, a rotina, produtos sendo montados, nas prateleiras, entregas saindo entre outros.
Tudo isso que listei acima pode ser feito gratuitamente. Existem agências e consultorias que podem ajudar em todos esses pontos. Mas você pode começar hoje mesmo com o que você tem.
Seja participativo
Procure ser um empreendedor ativo. Participe de eventos de sua cidade, de grupos de empreendedores e outros. Tenha contato de parceiros que podem te indicar como profissional.
Existem grupos no Facebook para divulgação e até mesmo no WhatsApp. Isso ajudará a estreitar os laços com as pessoas e fazer sua marca ser notada por mais pessoas. Afinal, só é lembrando quem é visto. Portanto, seja ativo e se possível, use suas próprias redes sociais para mostrar sua vida como empreendedor e seu negócio.
Fidelize seus clientes
A melhor pessoa para atrair clientes para seu negócio é seu próprio cliente. É natural do ser humano indicar produtos e serviços em que confia. Também é natural compartilhar aquilo que ela gosta e/ou a surpreende.
Se você conseguir fidelizar um cliente para seu negócio, você tem um tesouro.
A fidelização acontece principalmente por meio do atendimento. Se você atender bem o seu cliente do início ao fim, certamente ganhará a confiança dele. Se o seu produto ou serviço for realmente bom, ganhará o seu coração.
Há outras estratégias que ajudam na fidelização, além do bom atendimento. Entregar mais do que o cliente é uma forma de surpreendê-lo. Por exemplo, entregar antes do prazo, enviar um mimo, entregar o produto em uma embalagem instagramável, fazer um pós-venda entre outros.
Fique de olho na concorrência
Não é para copiar, mas é para saber qual será o seu próximo passo. Acompanhe o que seus concorrentes estão fazendo, as estratégias, a forma como atendem, o que vendem, como vendem etc.
Procure pontos em que você se destaca. Use esse diferencial como uma estratégia de negócio para se destacar entre os concorrentes.
Acompanhe seus resultados frequentemente
Esse é um ponto que é preciso cautela. Acompanhar os números é importante, mas tenha cautela para não depender 100% deles. Vou explicar melhor, ok?
Ao perceber uma melhora nos resultados, significa que algo bom está acontecendo em seus negócios e suas estratégias estão funcionando. Por outro lado, se a situação não melhorar ou piorar, é sinal de que ainda há coisas para resolver.
Contudo, ambas situações precisam de calma e tempo. Um dia de vendas ruins pode ser causado por um evento externo e pontual, mas que não indicam necessariamente um grande problema.
Por esse motivo é preciso analisar os números, mas também considerar as situações internas e externas que podem influenciar em seus resultados. Somente depois disso defina novos planos.
Em poucas palavras, se você conhecer bem o seu público conseguirá criar estratégias de marketing mais certeiras para o seu negócio. Isso aumentará o retorno do seu investimento e os seus resultados, mesmo investindo pouco.