Depois da invenção do WhatsApp, muita gente deixou de fazer ligações para usar o aplicativo como principal meio de comunicação. E você sabe qual a relação desse app com o seu negócio? 

A facilidade e a agilidade do WhatsApp permite fazer compras rapidamente. Quer uma prova? Se você não utiliza aplicativos como iFood, certamente usará o mensageiro instantâneo para pedir uma pizza. Afinal, é muito mais prático já informar qual o seu pedido e o endereço de entrega. 

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O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para facilitar e até aumentar suas vendas. Para te ajudar, aqui vou listar alguns pontos importantes que você deve aplicar para mudar seus resultados. 

Use o WhatsApp Business

Essa é a versão profissional do app e também é gratuita. Porém, para quem tem um negócio é bastante útil, já que possui ferramentas adicionais, como, por exemplo, a possibilidade de preencher um perfil completo da sua loja e até inserir um catálogo de produtos.

Ao baixar o app, preencha o perfil comercial completo. Com o nome da sua empresa, localização e uma boa foto. Pode ser seu logo ou até mesmo uma foto sua (mas que seja profissional, ok?).

Preencha sua descrição com poucas palavras, mas algo que realmente diga quem é você. Pode ser seu slogan ou outra frase de impacto para gerar identificação. 

Outro detalhe importante, mas que muita gente esquece é o horário de funcionamento. Preencha corretamente. Pois, com isso você poderá programar mensagens de ausência.

Você também poderá colocar o seu site no seu perfil. Bem como o seu catálogo de produtos. Ter um aparelho celular é importante, ainda mais se o cliente pedir fotos dos produtos. Mas, o WhatsApp pode ser usado no computador, o que facilita o dia a dia e até o envio de mensagens.

O WhatsApp Business possui algumas ferramentas bastante úteis. Como as mensagens automáticas. É possível programar, por exemplo, uma mensagem de ausência. Se o seu atendimento é até as 17h, caso algum cliente mande mensagem após esse horário, receberá uma mensagem automática programada por você.

É possível deixar outras mensagens programadas, aquelas mais comuns, sabe? Como, por exemplo, os dados bancários, PIX e etc. Você pode escrever uma mensagem padrão (que é usada para todos os clientes) e escolher um atalho. Dessa forma, você não precisará digitar toda vez os mesmos dados. Basta usar esse atalho que o WhatsApp irá preencher o restante da mensagem automaticamente. Legal, não é mesmo?

Mas, apesar de tantas funções interessantes, você ainda precisa aprender algumas boas práticas para conseguir gerar boas vendas através do WhatsApp.

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Cuidado com grupos no WhatsApp

Não há nada conclusivo sobre criar grupos com o objetivo de vender algo. Para alguns, é um problema. Para outros, é útil. Portanto, você terá que analisar o seu público para saber se para o seu negócio é viável ter um grupo no WhatsApp.

Caso você opte em ter um grupo, vamos lá para algumas ressalvas.

Primeiramente, não saia adicionando pessoas aleatoriamente. Ao invés disso, crie uma mensagem convidando as pessoas a participarem do seu grupo. Assim, elas mesmas entrarão por livre e espontânea vontade.

Não faça um grupo apenas por fazer. Se o objetivo é ter ofertas, use-o para ofertar produtos (de verdade!). Você pode dar descontos exclusivos para quem estiver no grupo ou até mesmo fazer o lançamento de peças e itens novos primeiro para quem estão no grupo. 

Mantenha o grupo fechado para que somente administradores possam enviar mensagens. Isso evita que o grupo fique poluído de tanta mensagem. Inclusive, saiba dosar a quantidade de mensagens que serão enviadas por lá. Procure não lotar o grupo para não ser considerado spam.

Caso você opte por não ter um grupo de vendas, use as listas de transmissão. Mas lembre-se que neste caso o seu cliente precisa salvar o seu contato, caso contrário não receberá suas mensagens.

Seja interessante e relevante

Basicamente, não seja chato. 

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Enviar mensagens com frequência é importante para não ser esquecido. Mas só faça o envio se realmente tiver algo interessante para dizer. Caso contrário, só será mais uma conversa no meio de tantas. 

O ideal é que você mantenha um relacionamento de verdade com seus clientes. As mensagens individuais, com o nome da pessoa são as melhores. Se possível, crie uma rotina para enviar mensagens para cada um de seus clientes. Use o histórico de conversa e de compras para estreitar os laços e conseguir vender produtos semelhantes.

Por exemplo, se você vende perfumes e cosméticos, pode enviar uma mensagem perguntando se o cliente ainda tem o perfume (citar o nome) e perguntar se deseja encomendar outro igual ou conhecer um novo.

Caso não seja possível enviar mensagens individuais, faça crie uma mensagem padrão que possa ser usada para todos. Use a lista de transmissão para enviá-las.

Use o WhatsApp como suporte ao cliente

Ninguém tem tempo a perder. Nem você e nem seus clientes. O WhatsApp permite que você resolva pendências rapidamente, faça vendas, pagamentos e até acerte entregas ou trocas de produtos.

Você pode usar o mensageiro como suporte ao cliente. Através desse canal de comunicação, é possível realizar a pré-venda, venda e até o pós-venda! Parece muita coisa, mas é possível se organizar para dar conta dessa demanda. 

O próprio WhatsApp possui etiquetas que facilitam na hora de classificar uma conversa. Isso ajudará para saber quais clientes precisam de um retorno ou não. 

Mas, o mais importante é: responda seus clientes! Não os deixe esperando por muito tempo e nem os deixe sem resposta. 

Veja aqui como melhorar o seu atendimento ao cliente.

Ao perceber que a demanda está grande demais, você pode começar a pensar na terceirização ou ter alguém para te ajudar nos processos de venda.

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Divulgue seu WhatsApp

Muitos clientes preferem contato via WhatsApp. Portanto, divulgue o seu! 

Em seus materiais promocionais, em redes sociais, link da bio do Instagram e em outras plataformas, sempre divulgue seu contato de WhatsApp. Você pode criar um código QR Code com suas informações de contato, incluindo um link direto para o seu WhatsApp.

Para criar um link com o seu contato de WhatsApp é bem simples. O início do link sempre será: wa.me/55(seu número de telefone com DDD). 

Por exemplo, um dos nossos números de WhatsApp é: (14) 3815-4897. Portanto, o nosso link é: wa.me/551438154897.

Se você possui um site, pode incluir um botão que irá chamar direto no WhatsApp. O WhatsApp é uma ótima ferramenta para ser usada em seu negócio. E é totalmente gratuita! Clicando aqui, você confere mais dicas para usá-lo.

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