Um bom atendimento é a alma do seu negócio, e por mais que essa seja uma máxima entre os empreendedores, vale lembrar que o seu cliente busca – sim – ser bem atendido. Logo, utilizar ferramentas que auxiliam nesse processo de atendimento é uma das melhores alternativas para fidelizar sua clientela e atrair novos contatos em sua base de clientes.
Separei aqui 5 dicas importantes de como realizar esse atendimento com excelência e, consequentemente, aumentar suas vendas. Preparado para realizar um bom atendimento e fidelizar esses clientes?
1 – Seja ágil ao responder
Em meio a tantas ferramentas tecnológicas, é imprescindível realizar um atendimento ágil e de qualidade. Afinal, se você demorar muito para responder é bem possível que o seu lead procure pelo concorrente e faça uma compra com ele. Por mais que seu produto ou serviço seja de qualidade, o cliente do século XXI não “pode esperar”. Ele tem pressa e há inúmeras possibilidades – literalmente – na palma das mãos oferecendo a solução para oque ele tanto procura.
Por isso, agilidade em responder seu cliente, seja por WhatsApp ou Chat do seu site, é a melhor maneira de dar atenção e mostrar que você tem interesse em atendê-lo.
Veja como usar o WhatsApp Business para aumentar suas vendas.
2 – Proporcione uma experiência única
A palavra de ordem nos últimos tempos é “experiência”. Afinal, há várias opções do mesmo produto ou serviço disponível a todos os perfis e a todos os bolsos, mas uma experiência única só você pode proporcionar.
Lembre-se de que o foco é sempre na solução de problemas. Pergunte ao seu cliente qual sua a maior dificuldade nos últimos dias, e o que ele busca agora. Muitas vezes nem ele mesmo terá respostas para essas perguntas, mas você pode proporcionar essa solução imediata, o que fará com que ele se sinta acolhido, único e volte a comprar com você e, como sempre acontece, tudo que é bom nós indicamos para os amigos e familiares.
3 – Faça um atendimento humanizado
O neuromarketing tem mostrado todos os dias que algumas ações de marketing têm influências significativas no comportamento do consumidor e, não podemos deixar de listar nessas ações, o bom atendimento.
Cada cliente é único, cada pessoa carrega uma história, uma dor, uma conquista. Por isso, o atendimento humanizado é capaz de proporcionar a ela a sensação de acolhimento e uma experiência significativa com a sua marca, serviço ou produto.
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Empatia, paciência, presteza no trato com as pessoas e simpatia são ingredientes indispensáveis para que o seu atendimento seja cada vez mais humano e menos automático. Todo mundo gosta de exclusividade, de ser chamado pelo nome e, se colocar no lugar do outro, pode ser a melhor alternativa para realizar esse suporte ao cliente.
4 – Pense no Sucesso do Cliente (Customer success)
Customer success é, em tradução livre, o sucesso do seu cliente. Muitas empresas têm tomado esse método de atendimento como ferramenta primordial para resolução de problemas, mais do que isso, para evitar que problemas futuros aconteçam.
Basicamente, o método de Customer success requer da empresa disposição em atender esse cliente em todos os processos de venda, seja antes, durante e depois da venda realizada. Isso evita problemas que podem surgir no futuro, além de contar com a redução da rotatividade de clientes, aumentar as oportunidades de vendas e fidelizar os consumidores.
Logo, entender o seu cliente do início ao fim e acompanhá-lo em todos os processos de venda e depois de uso é a melhor maneira de garantir resultados positivos para ambos, empresa e cliente.
5 – Treine a sua equipe
Por mais que as instruções são passadas para toda equipe quando começam a fazer parte do quadro de colaboradores, é importante mantê-los sempre em harmonia no que diz respeito ao atendimento.
O “falar a mesma língua” dentro de uma empresa é a forma mais assertiva de proporcionar um atendimento de qualidade. Afinal, sabemos que o trato com as pessoas exige muitos desafios, como a paciência, presteza, gentileza, empatia e tantas outras qualidades.
Portanto, o alinhamento da equipe é imprescindível para que todos os clientes se sintam atendidos de maneira igual. Independente de quem faça esse contato com ele e seja qual for o momento da venda (antes, durante ou depois).
Vale lembrar que quando você tem clientes satisfeitos há grandes chances da sua marca ser propagada entre amigos, conhecidos e familiares de forma espontânea. Aumentando ainda mais as suas vendas, afinal, proporcionar boas experiências e acolhimento é a alma do seu negócio.
E, aí? Preparado para realizar um atendimento com excelência e fidelizar clientes?!