Registro de marca no Rio de Janeiro: Tem em negócio no Rio de Janeiro? Proteja-se!

O registro de marca no Rio de Janeiro protege sua marca em todo território nacional por 10 anos. Veja como registrar sua marca.

Praia, sol, calor e negócios. A cidade do Rio de Janeiro continua linda e cheia de oportunidades. Atualmente, são mais de 6 milhões* de pessoas e mais de 800 mil** de empresas abertas. Além disso, há muitos empreendedores que trabalham na informalidade. Isso significa que o registro de marca no Rio de Janeiro é fundamental.

A cidade do Rio de Janeiro (além de maravilhosa!) é um excelente local para se empreender. Existem muitas oportunidades que podem ser aproveitadas, desde que você saiba o que está fazendo.

É possível fazer um negócio dar certo, mas é essencial que você cuide da sua marca. Por esse motivo, o registro de marca no Rio de Janeiro é extremamente importante para quem busca o sucesso. Vou te explicar mais sobre isso.

registro de marca no rio de janeiro

Conheça mais sobre o Rio de Janeiro, RJ

Existem milhares de empresas abertas no Rio de Janeiro, a grande maioria pertence ao setor de varejo, seguido de serviços de instalações e restaurantes. Por ser uma cidade turística, também há várias possibilidades nesse setor.

Por ser uma boa cidade para empreender, existe muita concorrência no Rio de Janeiro. Portanto, não basta abrir as portas de uma nova empresa. É preciso cuidar da sua marca.

Criar uma marca de sucesso é uma tarefa que exige muito trabalho. E o registro de marca é a proteção para todo esse trabalho. Quando a marca é registrada, nenhuma outra pessoa pode utilizá-la, afinal, ela será sua.

Registro de Marca no Rio de Janeiro

Registrar uma marca no Rio de Janeiro é bem simples. O processo todo acontece no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e é feito online.  

E o melhor de tudo: mesmo a sua empresa sendo na cidade do Rio de Janeiro, o registro de marca é válido em todo território nacional. Dessa forma, ninguém poderá utilizar sua marca em nenhuma cidade do Brasil.

De acordo com a lei 9.279/1996, não pode existir uma marca igual ou semelhante no mesmo segmento. O objetivo é não levar o consumidor ao erro, comprando uma marca pensando que é outra. Dessa forma, quem possui o registro de marca terá exclusividade dela.

Além disso, o registro tornará sua marca única. E você poderá expandir o seu negócio para além da cidade do Rio de Janeiro.

Se você tem o registro, poderá impedir que terceiros utilizem sua marca. Mas, sem o registro, o verdadeiro dono da marca pode te processar por uso indevido de marca.

registro de marca no rio de janeiro

Benefícios extras do registro de marca no Rio de Janeiro, RJ

Existem vários benefícios para registrar sua marca no Rio de Janeiro. Conheça alguns deles:

  • Você terá exclusividade da marca;
  • Sua marca será única;
  • Impede que outras pessoas utilizem sua marca;
  • É possível notificar extrajudicialmente quem estiver usando sua marca indevidamente;
  • É possível processar quem se aproveitar da sua marca sem autorização;
  • Permite franquiar o seu negócio;
  • Permite licenciar o seu negócio;
  • Aumenta o valor da marca;
  • É possível vender uma marca registrada;
  • Entre outras.

Todos esses benefícios podem ser aproveitados através do registro. Lembrando que sem ele, você poderá arcar com as consequências.

Como registrar uma marca

Como eu disse, o registro acontece no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). E todo o processo é feito online. Tudo começa com a pesquisa de anterioridade. Esse é o momento de verificar se a marca que você utiliza está disponível para registro e as chances que possui de sucesso no registro.

É preciso também identificar a NCL correta. O INPI possui uma classificação de segmentos e para garantir a proteção, é preciso fazer o depósito do pedido na NCL (classificação) correta. Ou seja, é necessário preencher quais atividades você exerce.

Veja todos os benefícios em registrar marca no RJ

Após o depósito do pedido no site do INPI, é preciso acompanhar todo o processo, que poderá levar até 12 meses. Como o órgão não envia nenhum tipo de informação para os depositantes, é imprescindível acompanhar semanalmente para verificar se há movimentações ou prazos para cumprir.

Perder um prazo do processo de registro de marca fará com que você perca o processo. Neste caso, terá que iniciar um novo processo. 

Você pode fazer o registro da sua marca sozinho, ensinamos como fazer isso aqui. Mas também pode contar com a tranquilidade de ter uma assessoria especializada e preparada para cada etapa do processo. Clique aqui e converse com a equipe da Zênite sobre o registro da sua marca.

*IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
**Econodata. 

Picture of Zênite Marcas

Zênite Marcas

Empresa especializada em registro de marcas de forma simplificada.

Deixe um comentário

Zênite Marcas

Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

Artigos recentes

Caso real de perda da marca

Todos os direitos são reservados à Zênite Registro de Marcas Ltda.

Baixe nosso Plano de Ação 2024 gratuitamente.

Use nossa estratégia já validada para alavancar seus negócios!