Com tantos benefícios possíveis, é quase inacreditável que um empreendedor decida não fazer o registro de marca do seu negócio. Esse procedimento é muito positivo para qualquer tipo de empresa e, não há motivos para deixar para depois.

4 motivos para fazer o registro de marca

Aqui vou listar 4 (bons) motivos para fazer o registro de marca o quanto antes. E, se mesmo após conhecer esses motivos, você decidir por não registrar sua marca, eu quero que você conte aqui nos comentários o motivo dessa decisão. Porque realmente, eu gostaria muito de entender o real motivo disso. 

Temos um combinado? Então vamos ao que interessa. 

1 – Sua marca será exclusiva

Você já se deparou com marcas iguais por aí? Ou semelhantes? Quando isso acontece, pode causar confusão no consumidor, que poderá levar um produto de outra marca enganado. Uma marca recém-criada pode até mesmo aproveitar o sucesso de outra para entrar no mercado. 

Agora, imagine só: você cria uma marca e ganha o mercado com seus produtos de qualidade. Se torna famoso. Aí uma marca paralela, mas com um produto de pior qualidade resolve copiar sua marca.

4 motivos para registrar sua marca

Se isso acontecer, seus clientes podem adquirir o produto dessa marca paralela achando que é o seu produto. E se decepcionar com a qualidade. O grande problema é que isso pode gerar avaliações negativas com o seu produto e prejudicar a imagem da sua marca! 

Se a sua marca for registrada, isso não poderá acontecer. Porque o registro garante a exclusividade da sua marca dentro do seu segmento. Se uma cópia surgir, você pode enviar uma notificação extrajudicial para impedir que essa cópia te atrapalhe. E, se ela continuar no mercado é possível tomar medidas judiciais para impedi-la. 

Você pode entender mais sobre isso com esse outro artigo sobre uso indevido de marca.

2 – Garante que todo lucro com a marca seja seu

Todo empreendedor que cria um negócio próprio, quer lucrar com ele, não é mesmo? Isso não é diferente para ninguém. O que acontece, é que se a sua marca não for registrada, outra pessoa pode acabar colhendo os seus frutos e consequentemente, os seus lucros também.

Vou te explicar melhor.

Só existe uma maneira de comprovar que a marca é sua. Através do registro de marca feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Em resumo, ter um site, perfil nas redes sociais, ponto comercial com fachada na frente, não prova que a marca é sua. Prova apenas, que você a utiliza. 

Ela só passa a ser sua mesmo quando o registro de marca é feito no INPI. Sem isso, a marca não é de ninguém. 

4 motivos para registrar sua marca

Isso significa que qualquer um pode usá-la. Mas, a partir do momento que alguém inicia um processo para registrar uma marca no INPI, a marca passa a ser dessa pessoa e de mais ninguém. 

Portanto, se alguém registrar antes de você, você está cometendo um crime: uso indevido de marca. 

Isso quer dizer que o verdadeiro dono pode enviar uma notificação extrajudicial para você. Além de impedir que você use essa marca, também pode cobrar uma gorda indenização.

Nesse caso, além da troca da marca (incluindo site, redes sociais, fachada etc), você terá que pagar uma indenização para outra pessoa. Parece bem ruim, não é mesmo?

Mas o registro de marca te protege contra tudo isso. Porque a marca será sua. Portanto, cada centavo que você ganhar com ela, será definitivamente seu. E sabe o que é mais legal? O registro custa menos que um cafezinho por dia. E vale por 10 anos. 

Conheça mais benefícios para registrar sua marca agora mesmo!

3 – Registro de marca protege seu negócio contra cópias

Acredito que esse benefício já tenha ficado claro nos tópicos anteriores. Mas vou reforçar porque ele é muito importante. 

A marca é de quem a registra primeiro. Portanto, qualquer outra semelhante que virá depois, é uma cópia barata. E não pode existir. A lei de registro de marca te protege contra isso. 

Caso surjam cópias, você pode notificar a pessoa que está usando sua marca indevidamente para impedir de roubar seus frutos. Mas isso só é possível se você obter o registro de marca no INPI.

4 – Agrega valor aos seus produtos e serviços

O que é uma coisa de grande valor para você?

É algo que seja único, exclusivo e original. O valor de um produto está atrelado a várias coisas. Se você for ao mercado agora, perceberá que itens de marcas famosas que estão há anos no mercado são mais caras. Sabe por quê? 

4 motivos para registrar marca

Porque são marcas únicas e exclusivas. Não pode existir outro sabão em pó igual aquele famoso. Inclusive, muitas pessoas na hora de fazer a lista de compras, não escrevem “sabão em pó”. Mas colocam aquela marca de três letras para se referir ao produto. (que eu nem preciso dizer qual é, não é mesmo?).

Isso acontece porque a marca se tornou tão conhecida, tão usada, que se tornou até sinônimo do produto. Consequentemente, isso agregou mais valor a ela, fazendo com que o preço seja superior aos outros.

O registro de marca abre caminho para que o seu produto também seja assim. Afinal, ele será único e exclusivo no mercado. Livre de cópias baratas. 

Esses são os 4 motivos para fazer o registro da sua marca. Eu sei que eles são realmente ótimos, então eu gostaria, de verdade, de saber o que te impede de fazer o registro agora mesmo. Se esse for o seu caso, comenta aqui, por favor.

Se você acha que o registro de marca é caro, veja aqui quais são os custos. Mas saiba, que você pode fazer o registro de marca sozinho. Aqui nesse outro texto você aprende como e conhece os desafios do processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here