Saiba como aumentar as vendas no dia das crianças

O dia das crianças é uma ótima época para atrair clientes para sua loja de brinquedos. Veja aqui algumas maneiras para otimizar as vendas.

Comemora-se no dia 12 de outubro o dia das crianças. É uma data bem interessante para movimentar o comércio em vários sentidos, principalmente no segmento de brinquedos e roupas infantis. Há quem saiba aproveitar muito bem essa época para aumentas as vendas, e você também pode conseguir bons resultados, se colocar em prática o que aprenderá aqui.

como aumentar vendas no dia das crianças

Como sempre, existem alguns desafios. As festividades de fim de ano se aproximam, além da esperada black friday. Esse cenário coloca as vendas de outubro em risco, podendo ser prejudicial para seu negócio, caso você não se programe com antecedência e não use os gatilhos adequados.

Você precisa saber disso para vender no dia das crianças

Antes de começar a pensar em estratégias de venda, é preciso ter alguns conhecimentos básicos para traçar o plano ideal para sua loja.

Primeiramente, e preciso compreender quem é seu público alvo. Se você pensou “crianças”, está certo (em partes). Quem vende brinquedos ou roupas infantis, tem como público os pequenos. Mas as crianças não são decisoras do momento da compra. Quem faz isso são os pais (ou avós, tios etc).

Portanto, o primeiro desafio é justante esse: encantar tanto as crianças como os pais. 

como aumentar vendas no dia das crianças

Procure saber quais as preferências de brinquedos e roupas infantis das crianças. Elas podem não decidir a compra, mas elas podem pedir ou até escolher qual o presente deseja. Se você tiver os objetivos de desejo das crianças, já tem meio caminho andado.

Feito isso, é preciso compreender quais os gatilhos dos decisores de compras, no caso, os pais. Pode ser o preço, a facilidade na entrega, a qualidade do atendimento entre outros. É provável que você conheça seu público, então será fácil saber como conquistá-los.

Outro ponto importante para se ter em mente é: estamos entrando na reta final do ano. Isso significa que as pessoas esperam o momento certo para comprar. No próximo mês tem a black friday, data que muita gente espera para comprar produtos. Logo em seguida, o natal.

O ideal é que você já tenha em mente ou pelo menos uma breve ideia do que fará nessas datas. Dessa forma, você evita conflitos e consegue aproveitar todas elas. Por exemplo, se for oferecer desconto, as melhores ofertas devem ser aplicadas na black friday. Pois é justamente nessa época em que as pessoas esperam pagar menos.

Dia das crianças e natal são períodos automaticamente atrativos para vendas. Contudo, você precisa tomar cuidados para usar os gatilhos certos.

Gatilhos mentais para vender mais

Não existe um botão que faz as pessoas comprarem de você. Mas, esses gatilhos existem para ajudar as pessoas a escolherem a sua loja e/ou seus produtos.

Como, por exemplo, o mais usual no dia das crianças, o gatilho da escassez. Esse funciona muito bem com itens queridinhos e mais procurados. O medo de ficar sem o presente desejado faz com que as pessoas comprem mais rapidamente, melhorando suas vendas.

como aumentar as vendas no dia das crianças

Na hora de anunciar os produtos que estão a venda, use o gatilho da escassez mostrando que o estoque é limitado (mas que realmente seja, ok?). Evite mentir o número de unidades apenas para atrair mais vendas, pois isso pode acabar prejudicando seus resultados.

Em resumo, desperte o senso de urgência em comprar o presente das crianças. Ofereça opções de entrega para estimular ainda mais e quebrar mais objeções. Afinal, dessa forma o pai não precisa se preocupar em arrumar um tempinho para ir resolver isso, já que ele pode pedir o item desejado via WhatsApp e receber em casa.

Mantenha o estoque abastecido

Se você tiver um estoque vazio, não terá itens para vender. Portanto, se prepare para ter uma boa quantidade de opções de acordo com o seu público. Esse item pode ser trabalhado juntamente com a escassez.

Você pode comunicar aos seus clientes que os itens não terão reposição antes do dia das crianças. E que para garantir o presente tão desejado, as compras devem ser feitas rapidamente.

Saiba como controlar seu estoque.

Outro ponto importante é tomar cuidado para não lotar o seu estoque de itens que não vendem. É necessário analisar e medir o que possui realmente saída em sua loja. Muitas lojas de brinquedos possuem linhas de produtos que costumam atuar, como os produtos de marcas famosas que geralmente investem muito em publicidade ou até mesmo os brinquedos educativos, de madeira que atendem outro tipo de público.

Muitas vezes você acha que um item será sucesso de vendas, mas acaba não sendo. Portanto, analise bem a procura e considere os desejos do seu público.

como aumentar vendas no dia das crianças

Faça eventos para os pequenos

Existe uma nova modalidade que está atraindo muitos pais no dia das crianças. Ao invés de apenas presentear com brinquedos caros, muitos procuram opções de lazer para comemorar a data com as crianças.

Para isso, promover eventos em seu espaço é uma ótima maneira de atrair novos clientes e até fidelizar os antigos. São várias as opções e você deve decidir quais usar de acordo com o seu público consumidor.

As mais clássicas e utilizadas são os brinquedos como pula pula, distribuição de algodão-doce, guloseimas e até a presença de personagens. Mas há outras maneiras diferentes de atrair novos olhares.

Como contação de histórias, teatros, apresentações com mágicos, oficinas para crianças com ou sem a presença dos pais, recreação, promover eventos de diversão em parques ou no próprio espaço da loja.

Parcerias com escolas

Outra forma de promover a venda de produtos no dia das crianças é procurar criar laços com as escolas da sua cidade. Você pode, por exemplo, oferecer cupons de desconto para alunos de determinadas escolas, promover eventos dentro da própria escola ou até mesmo patrocinar algum brinde, ou festinha para as crianças.

como aumentar as vendas no dia das crianças

Dependendo do seu segmento, você pode promover ações na porta da escola (com consentimento da mesma) ou até mesmo realizar apresentações internas na semana do dia da criança. 

Essa é uma ótima forma de atrair os olhares das crianças para sua marca, que com toda a certeza a levarão para as casas. 

Prepare sua equipe

Criança é explosão de alegria. Geralmente possuem muita energia para espalharem por aí. Sua equipe também deve ter uma boa dose de alegria e simpatia para criar conexão com o seu público. Ter jeitinho com as crianças é um diferencial e tanto na hora de atendimento, principalmente quando os baixinhos é que vão até a loja escolher o presente.

Além disso, a equipe também precisa estar pronta em outros aspectos. Como ter conhecimento básico do funcionamento da loja, formas de pagamento, controle de estoque, localizar os produtos entre outros. 

É comum que as lojas contratem funcionários temporários para datas comemorativas, como o dia das crianças. Se é seu caso, não esqueça de treinar essas pessoas adequadamente, mesmo que seja para trabalhar por pouco tempo.

Inclusive, o treinamento de equipe é uma excelente maneira de alinhar as expectativas da sua marca com a sua equipe.

Capriche no ponto de venda

Uma loja bonita é uma loja que atrai olhares. Ter uma fachada legal e chamativa é um ponto importante. Mas o interior do seu estabelecimento também conta (e conta bastante!).

como aumentar vendas no dia das crianças

É interessante dispor os brinquedos nas prateleiras de maneira planejada. Você pode separar os corredores por idade e gênero. Isso ajudará bastante a localizar os itens dentro da loja. Faça com que a organização dos produtos seja intuitiva tanto para os adultos como para as crianças. 

Se possível, crie ambientes para que as crianças possam brincar, pegar os brinquedos, vê-los funcionando etc. Isso servirá como um “teste drive” e também chamará a atenção tanto dos adultos como das crianças.

Outro ponto interessante são as vendas online. Ao utilizar as redes sociais como vitrine para sua loja, você acaba criando uma segunda opção de ponto de venda. Portanto, é importantíssimo planejar bem as postagens, tirar boas fotos, fazer vídeos, reels etc. Garanta que o link para compra esteja disponível e funcionando na bio para facilitar a vida dos clientes em potencial. Além disso, fique sempre atento as mensagens que chegam nas próprias redes sociais.

Promoções, preços e forma de pagamento

Ofereça formas de pagamento facilitadas, como o parcelamento no cartão de crédito ou até o pix. Quanto mais facilitado, melhor. O mundo atual está cheio de pessoas com pressa e que gostam de coisas simples, práticas e rápidas.

Facilitar o pagamento cria um motivo a mais para que as pessoas compre em sua loja e não na concorrência. Descontos são bons aliados, mas lembre-se que em breve você terá outras datas comemorativas para trabalhar o preço. Nesse momento, o ideal é focar em outros apelos, como o desejo da criança por determinado item e a vontade dos pais de ver seus filhos felizes.

Quer mais informações sobre como aumentar as vendas no dia das crianças? Veja aqui:

Ananda Morales

Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

Deixe um comentário

Zênite Marcas

Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

Artigos recentes

Caso real de perda da marca

Todos os direitos são reservados à Zênite Registro de Marcas Ltda.

Baixe nosso Plano de Ação 2024 gratuitamente.

Use nossa estratégia já validada para alavancar seus negócios!

Faça uma consulta de marca!