Aumente suas vendas: 5 dicas infalíveis para usar na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade para aumentar as vendas e conquistar mais clientes. Saiba como criar ofertas que funcionam de verdade!

A Black Friday é uma ótima oportunidade para fazer o seu negócio bombar. Conheço alguns empreendedores, clientes aqui da Zênite, que aumentaram as vendas em mais de 80%. Tem também alguns casos em que o faturamento desse único dia foi maior do que o mês inteiro!

Contudo, para aumentar as vendas na Black Friday é preciso se programar com antecedência, além de tomar precauções para evitar o efeito contrário.

como aumentar vendas na black friday

Da mesma forma que muitos empreendedores aumentam as vendas, há casos em que esse evento torna-se um grande prejuízo. Quando bem feita, uma promoção de vendas pode alcançar bons resultados. E, para que a sua Black Friday seja bem feita, confira essas dicas que separei para você:

1 – Descontos e ofertas que valem a pena

A princípio, vamos pensar como consumidor. Quando você vê a oferta de um produto que chame sua atenção, você avalia se a oferta vale a pena, não é mesmo?

Os seus clientes fazem exatamente a mesma coisa: vão avaliar se realmente vale a pena aproveitar essa promoção agora ou vão deixar para depois. Essa promoção acontece em todo o país, portanto é natural que os consumidores avaliam qual será a melhor oferta para aproveitarem na Black Friday.

Para conseguir ter um bom resultado, pense em ofertas e descontos que realmente valem a pena. Pense em algo que seja único e exclusivo para essa data, afinal, só acontece uma vez por ano.

Uma boa oferta, além de aumentar as vendas em um único dia, também traz novos consumidores para o seu negócio. Neste caso, você terá a chance de fidelizar cada vez mais clientes, o que influenciará no sucesso do seu negócio ao longo dos meses.

Não tenha medo de diminuir o seu lucro com a venda de um produto. A ideia é que você tenha um volume de vendas maior. O que valerá muito a pena, não é mesmo?

como aumentar vendas na black friday

Analise sua margem de lucro e o preço de custo do seu produto. Veja qual o valor que você pode chegar para oferecer um bom desconto e ainda lucrar. Lembre-se que esse evento não é apenas sobre lucro, mas é sobre atração e ganhar novos clientes.

Outro ponto que merece atenção é o que pode conter nessa oferta. Talvez o desconto em dinheiro não seja o único ponto interessante. Há outras possibilidades como ganhar um brinde ou um bônus (bem interessante, ok?), participar de uma promoção (que realmente dê chances do cliente ganhar) ou até mesmo o famoso compre 1 e leve 2.

Use a imaginação e crie uma situação onde o seu produto chame mais a atenção na hora das vendas.

2 – Divulgue

A divulgação é a melhor maneira de ser visto. E, em um momento onde praticamente todas as lojas querem vender, será o combustível para tornar a sua Black Friday mais atrativa que a do seu concorrente.

A Black Friday existe já há algum tempo e, os consumidores já se preparam para esse momento. Alguns, inclusive, adiantam as compras de natal para aproveitar as melhores promoções e ofertas. 

como aumentar vendas na black friday

Para sair na frente, comece a divulgar com antecedência. E, antes de começar a divulgar, é bom ter em mente exatamente o que será a sua oferta e seu desconto. Há várias formas de fazer isso:

  • Use redes sociais;
  • Trabalhe com a base de clientes cadastrados;
  • Divulgue na loja;
  • Divulgue externamente (em espaços dentro da sua cidade, como páginas de notícias, jornal, rádio e impressos (se for viável para o seu negócio)).

Redes sociais

Há várias, como o Facebook e Instagram. Procure fugir do senso comum, como, por exemplo: “ofertas incríveis”, “ofertas imperdíveis”, “preços avassaladores”, “deu a louca na loja” ou outras frases do tipo. Essas expressões são bastante comuns durante esse período, por isso muita gente nem dá bola.

Procure inovar, use a criatividade. Você pode já contar qual será a promoção ou manter suspense.

Outra possibilidade é fazer com que seus próprios clientes divulguem a promoção. Você pode oferecer algo a mais para quem o cliente faça um check-in na loja ou publique um story marcando a loja.

Esse “algo a mais” pode ser um desconto maior, um brinde ou um bônus.

Trabalhe com clientes cadastrados

Clientes que já conhecem os seus produtos e já são fidelizados, são os mais fáceis (e mais baratos) de atingir nas promoções como Black Friday. Eles já confiam em você, portanto você dará uma oportunidade a mais para eles comprarem os seus produtos e ainda divulguem por você.

Mande e-mail ou mensagem pelo WhatsApp para informá-los em primeira mão das ofertas. Pense em uma maneira de fazer com que eles a divulguem para você, como publicando em suas redes sociais, por exemplo.

como aumentar vendas na Black Friday

O mais interessante, é que com os clientes já cadastrados você pode personalizar ainda mais a oferta. Essa estratégia pode levar um pouco mais de tempo, mas se você se planejar é possível executá-la muito bem. 

Analise o histórico de compra de seus clientes e envie promoções e ofertas relacionadas aos itens que ele costuma comprar. Isso aumentará as chances de realizar uma venda para essa pessoa por dois motivos: você estreita o vínculo com cada cliente, mostrando que você realmente o conhece como pessoa; você enviará algo que o cliente gosta de verdade, não apenas mais uma promoção.

Divulgue na loja

Muitos empreendedores têm medo de divulgar as ofertas antes e perder clientes até chegar a data. Dependendo do seu segmento e do seu produto, isso dificilmente acontecerá. O que você pode fazer é criar um ambiente atrativo para o seu público e já informá-lo sobre o que acontecerá em breve. 

O “esquenta Black Friday” é uma alternativa, oferecendo alguns descontos durante o mês de novembro. Contudo, há um porém: se optar por fazer um esquenta, certifique-se que a oferta no dia da Black Friday seja melhor ainda.

Por exemplo, se você irá oferecer 50% de desconto no dia do evento, durante o esquenta ofereça 25%.

Divulgue externamente

Para atrair novos clientes, procure divulgar externamente como em rádios locais, páginas e blogs de notícias, outdoors, panfletos e outros locais que possam atingir seu público. 

Escolha sabiamente quais serão os melhores meios para o seu negócio. Opte por aqueles que o seu público-alvo tem relação e consomem. De nada adiantará investir em um anúncio do rádio se o seu público não escuta a emissora selecionada. Antes de qualquer investimento desse tipo, analise se vale a pena para o seu negócio.

A mensagem precisa ser única

A mensagem precisa ser única em dois sentidos.

Ela precisa sair fora do senso comum para realmente chamar a atenção do público. E, ela também precisa ser a mesma usada em meios de comunicação diferentes. Ou seja, o post do Facebook precisa seguir a mesma linha do Instagram. Que precisam casar com a mensagem enviada para a base de clientes. Essa mesma mensagem precisa ser adaptada para os outros meios de comunicação que por ventura vier a usar.

Veja mais dicas para lucrar com a Black Friday aqui!

3 – Bom atendimento é metade do caminho

O atendimento é o pulmão de qualquer negócio, seja online ou físico. Um bom atendimento demonstra cuidado, preocupação e aproximação entre marca e consumidor. E é isso que o público precisa: de aproximação e empatia.

como aumentar vendas na Black Friday

Se você já tem uma equipe de vendas ativa, procure oferecer um treinamento para melhora-la e principalmente: motivá-la. Muitos vendedores estacionam em seus empregos, principalmente quando já estão bem estabelecidos. E, muitas empresas pecam por só pensar em seus clientes e não pensar em sua equipe.

Cuidar de seus funcionários é o ponto de partida para cuidar de seus clientes. Se for preciso, contrate mais pessoas para trabalhar como freelancer nesta data. E, treine-os antes. Essa é uma oportunidade para você encontrar novos vendedores, principalmente se você já estiver pensando em contratar mais gente para o natal.

4 – Trabalhe em horário alternativo ou faça entregas

Que tal oferecer uma chance a mais para seus clientes te encontrem e aproveitem suas ofertas? Durante a Black Friday, você pode abrir sua loja em um horário diferenciado: abrindo mais cedo e/ou fechando mais tarde. Se optar por esse método, certifique-se de ter pessoas atendendo bem durante os horários de pico. 

Outra possibilidade é ampliar o seu atendimento fazendo entregas. Nesse caso, também é necessário aumentar o número de pessoas que farão essas entregas. O volume de vendas tende a ser bem maior em Black Friday, portanto é interessante contratar freelancers para fazer essas entregas também.

5 – Não divulgou a Black Friday? Pense em ações de última hora

É bem comum que empreendedores, principalmente quem está começando, não se planeje para a Black Friday ou qualquer outra promoção. Se esse é o seu caso, você pode criar algumas ações para tentar dar um pulo e ainda aproveitar o evento.

Neste caso, uma das alternativas é impulsionar as ofertas. Crie post atrativos e faça o impulsionamento nas redes sociais. Se você já deixou para última hora, talvez seja interessante já contar qual será a oferta. 

Use outras ferramentas para atrair o público, como os stories do Instagram, Lives e as mensagens por WhatsApp para os clientes já cadastrados. Se deixou para última hora, opte pelos meios de comunicação rápida e direta.

A Black Friday original é apenas um dia de oferta, a última sexta-feira do mês de novembro. Mas há outras possibilidades de aproveitar o momento, como a Black Weekend (ofertas durante o último final de semana) ou Black November (ofertas em todo o mês). 

Aproveite esse momento e comece a se planejar. Anote as ideias e pense na estratégia. Isso ajudará a otimizar a oferta, a divulgação e atingir novos clientes. Lembre-se: essa também é uma ótima oportunidade para fidelizar clientes em sua loja.

Dúvidas ou sugestões para Black Friday? Deixe aqui nos comentários.

Picture of Ananda Morales

Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

Deixe um comentário

Zênite Marcas

Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

Artigos recentes

Caso real de perda da marca

Todos os direitos são reservados à Zênite Registro de Marcas Ltda.

Baixe nosso Plano de Ação 2024 gratuitamente.

Use nossa estratégia já validada para alavancar seus negócios!