A Black Friday é uma ótima oportunidade para fazer o seu negócio bombar. Conheço alguns empreendedores, clientes aqui da Zênite, que aumentaram as vendas em mais de 80%. Tem também alguns casos em que o faturamento desse único dia foi maior do que o mês inteiro!

Contudo, para aumentar as vendas na Black Friday é preciso se programar com antecedência, além de tomar precauções para evitar o efeito contrário.

como aumentar vendas na black friday

Da mesma forma que muitos empreendedores aumentam as vendas, há casos em que esse evento torna-se um grande prejuízo. Quando bem feita, uma promoção de vendas pode alcançar bons resultados. E, para que a sua Black Friday seja bem feita, confira essas dicas que separei para você:

1 – Descontos e ofertas que valem a pena

A princípio, vamos pensar como consumidor. Quando você vê a oferta de um produto que chame sua atenção, você avalia se a oferta vale a pena, não é mesmo?

Os seus clientes fazem exatamente a mesma coisa: vão avaliar se realmente vale a pena aproveitar essa promoção agora ou vão deixar para depois. Essa promoção acontece em todo o país, portanto é natural que os consumidores avaliam qual será a melhor oferta para aproveitarem na Black Friday.

Para conseguir ter um bom resultado, pense em ofertas e descontos que realmente valem a pena. Pense em algo que seja único e exclusivo para essa data, afinal, só acontece uma vez por ano.

Uma boa oferta, além de aumentar as vendas em um único dia, também traz novos consumidores para o seu negócio. Neste caso, você terá a chance de fidelizar cada vez mais clientes, o que influenciará no sucesso do seu negócio ao longo dos meses.

Não tenha medo de diminuir o seu lucro com a venda de um produto. A ideia é que você tenha um volume de vendas maior. O que valerá muito a pena, não é mesmo?

como aumentar vendas na black friday

Analise sua margem de lucro e o preço de custo do seu produto. Veja qual o valor que você pode chegar para oferecer um bom desconto e ainda lucrar. Lembre-se que esse evento não é apenas sobre lucro, mas é sobre atração e ganhar novos clientes.

Outro ponto que merece atenção é o que pode conter nessa oferta. Talvez o desconto em dinheiro não seja o único ponto interessante. Há outras possibilidades como ganhar um brinde ou um bônus (bem interessante, ok?), participar de uma promoção (que realmente dê chances do cliente ganhar) ou até mesmo o famoso compre 1 e leve 2.

Use a imaginação e crie uma situação onde o seu produto chame mais a atenção na hora das vendas.

2 – Divulgue

A divulgação é a melhor maneira de ser visto. E, em um momento onde praticamente todas as lojas querem vender, será o combustível para tornar a sua Black Friday mais atrativa que a do seu concorrente.

A Black Friday existe já há algum tempo e, os consumidores já se preparam para esse momento. Alguns, inclusive, adiantam as compras de natal para aproveitar as melhores promoções e ofertas. 

como aumentar vendas na black friday

Para sair na frente, comece a divulgar com antecedência. E, antes de começar a divulgar, é bom ter em mente exatamente o que será a sua oferta e seu desconto. Há várias formas de fazer isso:

  • Use redes sociais;
  • Trabalhe com a base de clientes cadastrados;
  • Divulgue na loja;
  • Divulgue externamente (em espaços dentro da sua cidade, como páginas de notícias, jornal, rádio e impressos (se for viável para o seu negócio)).

Redes sociais

Há várias, como o Facebook e Instagram. Procure fugir do senso comum, como, por exemplo: “ofertas incríveis”, “ofertas imperdíveis”, “preços avassaladores”, “deu a louca na loja” ou outras frases do tipo. Essas expressões são bastante comuns durante esse período, por isso muita gente nem dá bola.

Procure inovar, use a criatividade. Você pode já contar qual será a promoção ou manter suspense.

Outra possibilidade é fazer com que seus próprios clientes divulguem a promoção. Você pode oferecer algo a mais para quem o cliente faça um check-in na loja ou publique um story marcando a loja.

Esse “algo a mais” pode ser um desconto maior, um brinde ou um bônus.

Trabalhe com clientes cadastrados

Clientes que já conhecem os seus produtos e já são fidelizados, são os mais fáceis (e mais baratos) de atingir nas promoções como Black Friday. Eles já confiam em você, portanto você dará uma oportunidade a mais para eles comprarem os seus produtos e ainda divulguem por você.

Mande e-mail ou mensagem pelo WhatsApp para informá-los em primeira mão das ofertas. Pense em uma maneira de fazer com que eles a divulguem para você, como publicando em suas redes sociais, por exemplo.

como aumentar vendas na Black Friday

O mais interessante, é que com os clientes já cadastrados você pode personalizar ainda mais a oferta. Essa estratégia pode levar um pouco mais de tempo, mas se você se planejar é possível executá-la muito bem. 

Analise o histórico de compra de seus clientes e envie promoções e ofertas relacionadas aos itens que ele costuma comprar. Isso aumentará as chances de realizar uma venda para essa pessoa por dois motivos: você estreita o vínculo com cada cliente, mostrando que você realmente o conhece como pessoa; você enviará algo que o cliente gosta de verdade, não apenas mais uma promoção.

Divulgue na loja

Muitos empreendedores têm medo de divulgar as ofertas antes e perder clientes até chegar a data. Dependendo do seu segmento e do seu produto, isso dificilmente acontecerá. O que você pode fazer é criar um ambiente atrativo para o seu público e já informá-lo sobre o que acontecerá em breve. 

O “esquenta Black Friday” é uma alternativa, oferecendo alguns descontos durante o mês de novembro. Contudo, há um porém: se optar por fazer um esquenta, certifique-se que a oferta no dia da Black Friday seja melhor ainda.

Por exemplo, se você irá oferecer 50% de desconto no dia do evento, durante o esquenta ofereça 25%.

Divulgue externamente

Para atrair novos clientes, procure divulgar externamente como em rádios locais, páginas e blogs de notícias, outdoors, panfletos e outros locais que possam atingir seu público. 

Escolha sabiamente quais serão os melhores meios para o seu negócio. Opte por aqueles que o seu público-alvo tem relação e consomem. De nada adiantará investir em um anúncio do rádio se o seu público não escuta a emissora selecionada. Antes de qualquer investimento desse tipo, analise se vale a pena para o seu negócio.

A mensagem precisa ser única

A mensagem precisa ser única em dois sentidos.

Ela precisa sair fora do senso comum para realmente chamar a atenção do público. E, ela também precisa ser a mesma usada em meios de comunicação diferentes. Ou seja, o post do Facebook precisa seguir a mesma linha do Instagram. Que precisam casar com a mensagem enviada para a base de clientes. Essa mesma mensagem precisa ser adaptada para os outros meios de comunicação que por ventura vier a usar.

Veja mais dicas para lucrar com a Black Friday aqui!

3 – Bom atendimento é metade do caminho

O atendimento é o pulmão de qualquer negócio, seja online ou físico. Um bom atendimento demonstra cuidado, preocupação e aproximação entre marca e consumidor. E é isso que o público precisa: de aproximação e empatia.

como aumentar vendas na Black Friday

Se você já tem uma equipe de vendas ativa, procure oferecer um treinamento para melhora-la e principalmente: motivá-la. Muitos vendedores estacionam em seus empregos, principalmente quando já estão bem estabelecidos. E, muitas empresas pecam por só pensar em seus clientes e não pensar em sua equipe.

Cuidar de seus funcionários é o ponto de partida para cuidar de seus clientes. Se for preciso, contrate mais pessoas para trabalhar como freelancer nesta data. E, treine-os antes. Essa é uma oportunidade para você encontrar novos vendedores, principalmente se você já estiver pensando em contratar mais gente para o natal.

4 – Trabalhe em horário alternativo ou faça entregas

Que tal oferecer uma chance a mais para seus clientes te encontrem e aproveitem suas ofertas? Durante a Black Friday, você pode abrir sua loja em um horário diferenciado: abrindo mais cedo e/ou fechando mais tarde. Se optar por esse método, certifique-se de ter pessoas atendendo bem durante os horários de pico. 

Outra possibilidade é ampliar o seu atendimento fazendo entregas. Nesse caso, também é necessário aumentar o número de pessoas que farão essas entregas. O volume de vendas tende a ser bem maior em Black Friday, portanto é interessante contratar freelancers para fazer essas entregas também.

5 – Não divulgou a Black Friday? Pense em ações de última hora

É bem comum que empreendedores, principalmente quem está começando, não se planeje para a Black Friday ou qualquer outra promoção. Se esse é o seu caso, você pode criar algumas ações para tentar dar um pulo e ainda aproveitar o evento.

Neste caso, uma das alternativas é impulsionar as ofertas. Crie post atrativos e faça o impulsionamento nas redes sociais. Se você já deixou para última hora, talvez seja interessante já contar qual será a oferta. 

Use outras ferramentas para atrair o público, como os stories do Instagram, Lives e as mensagens por WhatsApp para os clientes já cadastrados. Se deixou para última hora, opte pelos meios de comunicação rápida e direta.

A Black Friday original é apenas um dia de oferta, a última sexta-feira do mês de novembro. Mas há outras possibilidades de aproveitar o momento, como a Black Weekend (ofertas durante o último final de semana) ou Black November (ofertas em todo o mês). 

Aproveite esse momento e comece a se planejar. Anote as ideias e pense na estratégia. Isso ajudará a otimizar a oferta, a divulgação e atingir novos clientes. Lembre-se: essa também é uma ótima oportunidade para fidelizar clientes em sua loja.

Dúvidas ou sugestões para Black Friday? Deixe aqui nos comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here