Com origem americana, a Black Friday que significa “Sexta-Feira Negra” em tradução, é uma data comercial que surgiu nos Estados Unidos. Acontece um dia após o Dia de Ação de Graças (última quinta-feira de novembro), ou seja, na última sexta-feira do mês de novembro.

Esse dia que já é parte do calendário brasileiro e também de outros países. Faz com que diversas lojas, supermercados, agências de viagens e outras empresas, deem descontos para os seus clientes. É uma grande oportunidade, para o empresário, aumentar suas vendas, e para o consumidor aproveitar as ofertas!

como aumentar vendas na black friday

Muitos empreendedores encontrarem um jeitinho de aumentar esse período de ofertas. Já que o consumo tende a cair nos outros dias do mês.

A Black Weekend é um final de semana inteiro de promoções, enquanto Black November é o mês todo de ofertas. Escolha qual a melhor estratégia para seu negócio, monte o planejamento e coloque em prática.

Principais erros cometidos pelas lojas no Black Friday

Apesar de ser uma data comum, muitas empresas cometem alguns erros na hora de usar a Black Friday. Veja os principais erros cometidos pelas lojas:

Não preparar o estoque

O principal objetivo da Black Friday é aumentar o número de vendas, porém não preparar o estoque é um dos erros mais cometidos. Imagina acabar todo o seu estoque em um dia ou ainda em apenas algumas horas?

Controle de estoque para melhorar seus lucros: você sabe como fazer?

Isso parece bom, não é? Mas você ficará sem mercadorias nos dias seguintes ou até mesmo no próprio dia da promoção. Além de perder vendas, não ficará uma situação boa com o cliente, já que não terá sua necessidade atendida.

Além disso, assim que a Black Friday acaba, começam os preparativos para o natal. E você não vai querer ficar sem estoque, não é mesmo?

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Prepare o seu estoque, compare com os anos anteriores e negocie com seus fornecedores antecipadamente para conseguir bons preços. Disponha corretamente os produtos nas prateleiras e deixe seu estoque bem organizado e com fácil identificação. Dessa maneira não haverá problema em fazer os clientes esperarem por muito tempo para terem os produtos em mãos.

Não planejar o desconto

De nada adianta você lançar um monte de descontos e não planejar cada um deles. Acabará perdendo tempo e dinheiro. É importante ver a sua margem de lucro e analisar o que vale a pena.

O grande chamativo para essa data é o desconto, mas isso não quer dizer que seja o único atrativo da data. Você pode criar ofertas que incluam o desconto e um bônus. Ou outros tipos de ofertas como compre 1 e ganhe outro, ou desconto progressivo para levar mais itens.

Essa também é uma data para criar (ou começar) um relacionamento com o seu cliente. É uma grande oportunidade de fidelização. Com uma boa estratégia, muita gente vai conhecer sua loja e sua marca. É o momento ideal para começar sua conquista!

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Fazer a mesma promoção no Natal

Após a Black Friday, tem o Natal. Para o planejamento de suas vendas, é necessário levar em contas essas duas datas, porém não com as mesmas promoções. Se o seu cliente perceber que elas são iguais, poderá perder credibilidade e ele não terá a urgência de consumir os seus produtos.

Se a oferta for a mesma em duas datas próximas, você perde as vantagens do gatilho da escassez. Essa estratégia funciona, porque muita gente fica com medo de perder a chance de comprar esse produto com preço baixo. É bom para vender rápido, mas só funciona se você prometer o que cumprir.

A promoção é só na sexta? Então no dia seguinte o valor volta ao preço normal e ponto. Não repita a mesma dose no natal.

Está preparado para Natal? Veja como lucrar ainda mais no fim do ano!

Uma ótima dica é fazer as promoções com focos diferentes. Utilize a Black Friday para desconto e relacionamento. Já o Natal, foque na venda de valor, menos desconto que a data anterior.

Dicas de como se preparar para a Black Friday e aumentar suas vendas

Existem muitas dicas que podem ajudar no aumento das suas vendas nessa data. Dicas simples que fazem total diferença no faturamento da sua empresa.

Faça da internet a sua aliada

A internet já faz parte do dia a dia das pessoas. Seja para entretenimento, trabalho ou compras. Essa ferramenta pode ser bem preciosa para sua Black Friday (ou para qualquer tipo de divulgação do seu negócio).

Para a Black Friday, você pode usar as redes sociais para despertar a curiosidade dos consumidores. Seja frequente em suas aparições, mostre produtos, bastidores e os preparativos para a data.

Você pode deixar para divulgar a oferta somente no dia da promoção. Antes, você pode mostrar o preparo do estoque, fazer um esquenta e oferecer um desconto menor do que será no dia oficial.

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Cheque à disposição dos produtos nas prateleiras

Durante essa data a movimentação é enorme. Conferir os produtos que estão a mostra pode ser difícil, mas é importante se atentar a esse detalhe.

Certifique-se de que os principais produtos da oferta estão em destaque e bem posicionados. Durante o dia, tenha o cuidado de fazer as reposições sempre que necessário.

É interessante deixar esses itens a disposição dos clientes. Isso facilitará as vendas e também a organização quando for preciso.

Uma alternativa para ajudar manter a ordem é contratar mais pessoas para esse dia. Mas é importante treiná-los antecipadamente.

Organização e limpeza da loja

Se você soubesse o poder de um ambiente organizado e limpo, faria isso todos os dias! As pessoas se sentem bem em ambientes organizados e limpos. E é esse é um dos sentimentos que você precisa despertar em seus clientes.

Isso está conectado a decisão de compra. Se o ambiente é agradável, a pressa de ir embora some. Portanto, invista na limpeza, em deixar um cheirinho agradável, organize o espaço para deixar os itens a mostra e também para ter espaço de circulação.

A decoração também entra nesse quesito. Na Black Friday, use as cores e os demais detalhes para que as pessoas identifiquem tanto sua loja como a promoção.

A data está chegando e você precisa se preparar! Comece a organizar sua Black Friday com antecedência e aumente suas vendas.

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