Registro de marca para lanchonete: aumente o valor do seu negócio

O registro de marca fará com que sua marca seja única e exclusiva. Isso aumentará o valor do seu negócio e também do seu produto final.

O registro de marca para lanchonete pode ser a chave para o crescimento do seu negócio. Mesmo que você atenda apenas por delivery. O registro serve, a princípio, para proteger sua marca, mas vai muito além disso. Permite que a sua lanchonete cresça em segurança. 

registro de marca para lanchonete

Há vários benefícios em registrar a marca de lanchonete, restaurante ou de um delivery (de qualquer tipo de comida). Vou listar esses benefícios, além de explicar como você pode fazer o registro da sua marca. Preparado?

Benefícios do registro de marca para lanchonete

Primeiramente saiba que quando uma marca é registrada no INPI, não poderá existir outra igual ou semelhante no mesmo segmento. Isso significa, que se uma lanchonete tem sua marca registrada, não poderá existir nenhuma outra igual ou parecida no Brasil. 

Um dos maiores benefícios é a garantia de exclusividade da sua marca em todo território nacional. Caso surja uma marca igual ou parecida com a sua no mesmo segmento, você pode notificar essa pessoa. Impedindo que ela continue usando sua marca. Inclusive, você pode cobrar e receber uma indenização dessa pessoa por uso indevido de marca registrada.

Consequentemente, uma marca exclusiva é também única. Aquilo que é único possível um valor maior. E muita gente enxerga isso como algo de grande qualidade. Por isso é bastante comum que o produto final dessa marca custe mais caro. 

Inclusive, há quem escolha o produto pela marca que carrega. 

registro de marca para lanchonete

De um modo geral, os benefícios para registrar marca de lanchonete são:

  • Ter uma marca única e exclusiva no segmento;
  • Impedir que terceiros usem sua marca indevidamente;
  • Garantir o crescimento seguro, sem que ninguém copie;
  • Aumentar o valor do produto.

O que é o registro de marca para lanchonete

O registro de marca para lanchonete é a forma de proteger o negócio, impedindo que qualquer pessoa copie a marca. 

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o órgão responsável pelo registro de marca no Brasil. Uma vez que a marca é devidamente registrada no INPI, ela estará protegida durante 10 anos em todo território nacional. 

Para uma lanchonete, o registro de marca irá permitir que a empresa cresça em segurança, garantindo que o nome da marca e seus frutos sejam apenas de seus titulares. 

registro de marca para lanchonete

Contudo, é preciso se atentar há alguns detalhes. 

Para o INPI, a marca é registrada de acordo com sua classificação, chamada NCL

A lanchonete, o local em que é servido o lanche ou o delivery, precisa de um registro de marca para essa atividade: o comércio de lanche. 

Agora, se os seus produtos também possuem uma marca própria, estes também precisarão de registro de marca para o produto. 

Por exemplo, Mcdonald’s possui o registro para a loja. Mas seus lanches, como o BigMac, são marcas individuais e também registradas. 

Cada caso é único e você pode fazer uma consulta detalhado, conversando com um consultor da Zênite aqui

Como registrar marca de lanchonete

Como você viu nesse artigo, o registro de marca para lanchonete precisa ser feito na NCL correta, caso contrário, sua marca continuará desprotegida. 

O processo todo, desde o depósito da marca no INPI até o deferimento final e emissão do certificado, pode levar cerca de 12 meses para ser concluído. Durante esse período, é necessário acompanhar o processo para ter certeza de que está tudo bem com o processo.

registro de marca para lanchonete

É possível realizar o registro da marca sozinho, sem ajuda de assessorias ou advogado. Mas em alguns casos ter esse auxílio vale bastante a pena. 

Ao contratar alguém especializado, você diminui (bastante!) os riscos de algo dar errado, como perder um prazo, por exemplo. Além disso, não há necessidade de se preocupar em fazer o acompanhamento semanal. Afinal, você tem alguém que faça isso para você.

Conheça os maiores erros ao registrar sua marca.

Para conhecer o trabalho da Zênite e saber mais sobre o registro da sua marca de lanchonete, clique aqui.

Paulo Rebello Marinho

Paulo Rebello Marinho

Advogado, pós graduado em Direito Empresarial e especialista em proteção de marcas.

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Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

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