Vendo através de um delivery: Preciso registrar minha marca?

O mercado de delivery cresceu consideravelmente nas últimas semanas. E, para quem pretende fazer o negócio crescer, registrar a marca é muito importante.

Sim, você precisa registrar marca de delivery. E vou te explicar os motivos dessa ação tão importante para proteger seu negócio. Prossiga com a leitura!

registrar marca de delivery

Imagine só você começar a vender seus produtos, seja por aplicativo ou com venda direta, e, conquistar cada vez mais clientes. Todos os dias, os pedidos não param de chegar. E você tem toda a certeza de que sua marca é um sucesso. E aí vem um ponto importante: e se alguém te copiar?

Se alguém copiar sua marca e começar a utilizá-la indevidamente, você poderá ter sérias consequências. Como perder seus clientes para uma cópia do seu produto. Ou pior: perder o direito de utilizar sua marca e ainda ter que pagar uma gorda indenização. 

Porque é importante registrar marca

Se você quer garantir que sua marca seja somente sua, sem correr o risco de alguém roubá-la, deverá registrá-la o quanto antes. Porque somente o registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) poderá garantir que ela é sua.

Com o registro, se uma empresa tentar usar o mesmo nome que o seu ou ainda um nome que cause confusão com seus clientes, você poderá impedi-lo de continuar usando indevidamente sua marca através de uma notificação. E, caso essa pessoa não pare, você poderá entrar com uma ação, na qual essa pessoa poderá ser condenada a pagar uma indenização para você, o verdadeiro dono da marca.

Agora, se você ficar sem o registro da sua marca, essa outra pessoa poderá fazê-lo. E aí, é você quem será notificado a parar de usar. Mesmo que você tenha criado essa marca, ela será de outra pessoa. Afinal, o que vale é quem registrou primeiro.

O mercado do delivery cresceu rapidamente nas últimas semanas. Seja qual for o tipo de produto que você oferece, proteger-se é fundamental. Os deliverys mais tradicionais são as hamburguerias, docerias, pizzarias e outros restaurantes que trabalham com entrega de comida em casa.

Milhares de empreendedores começaram a trabalhar unicamente dessa forma. O que vem aumentando a concorrência. Portanto, quem quer destacar sua marca, precisa protegê-la primeiro.

Como é feito o registro de marca de delivery

Todo registro de marca é feito no INPI, a autarquia federal responsável. Somente esse registro protegerá sua marca em nível nacional. O registro realizado na Junta Comercial não protege sua marca. Você pode entender melhor essa diferença aqui.

registro de marca de delivery

O primeiro passo é realizar uma pesquisa no banco de dados do INPI, para saber se a sua marca está disponível e/ou se há alguma parecida com a sua. Para fazer essa busca considere todas as possibilidades e também a NCL que ela se encaixa. 

NCL é a classificação utilizada pelo INPI para as marcas. Cada registro é feito em uma classificação e deve ser único na base de dados. Veja com detalhes como funciona a classificação das marcas aqui

Se ela estiver disponível, é só registrar! Para isso é preciso fazer um cadastro no site do INPI e pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União) e só depois efetuar o registro da marca. É muito importante seguir essa ordem: primeiro pagar, depois depositar o pedido. 

Feito o depósito, deverá aguardar até que o pedido seja publicado na RPI (Revista da Propriedade Industrial). Essa revista é publicada toda terça-feira e precisará ser acompanhada semanalmente para saber as movimentações do seu pedido.

O INPI não envia nenhum tipo de comunicação e/ou boleto para os depositantes de marcas. Se receber algo afirmando ser do INPI, saiba que é fraude!

O pedido demora cerca de um ano para ser julgado pelo INPI. Durante esse período, é preciso fazer o acompanhamento semanal para não perder nenhum prazo. Caso contrário, poderá perder o registro da sua marca e ter que começar do zero.

O registro de marca para delivery não é difícil, mas precisa ser feito com muita atenção. Pois, ao registrar em uma NCL errada, não adiantará nada para o seu negócio. Além disso, o acompanhado é uma etapa importante para não perder os prazos.

A Zênite Marcas cuida de todas as etapas: desde a pesquisa na base de dados do INPI até a finalização do processo. A pesquisa feita por nossa equipe é totalmente gratuita. É só clicar aqui e preencher o formulário.

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Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

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