domingo, março 24, 2019
Início Registro de Marca Qual a diferença entre o registro na junta e no INPI?

Qual a diferença entre o registro na junta e no INPI?

Estabelecer sua marca com exclusividade e garantir que toda a receita nela vinculada seja remetida para seu negócio é uma segurança que somente o INPI pode lhe oferecer. Por esse motivo, o registro na junta e no INPI, que pode parecera mesma coisa, não são nada parecidos! É preciso estar atento e garantir a proteção da sua marca.

registro na junta e no INPI

Confira nesse post, as vantagens em ter sua marca protegida e principalmente regularizada através do registro no INPI.

Registro na junta e no INPI: é a mesma coisa?

Não! O registro na junta e no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) não são a mesma coisa! Porém, os dois registros são importantes e ajudam no crescimento de sua empresa.

Cada um possui sua função específica. Continue a leitura e conheça melhor a diferença entre o registro na junta e no INPI:

Registro na Junta Comercial garante a exclusividade da minha marca?

Não! O registro na junta comercial garante apenas a exclusividade do nome empresarial, também chamado de razão social, e apenas em caráter estadual.

Entretanto, o nome relacionado à marca (também chamado de nome fantasia) é somente seu, a partir do real registro nacional do INPI.

Além disso, o nome da marca pode ser segmentado em outros tipos de serviços. Exemplo: uma empresa com o nome social de: Amor Cosméticos. Outras empresas podem utilizar esse nome para outros fins, como Amor Calçados, Amor Buffet Infantil e assim por diante.

Com o registro na Junta Comercial do seu estado, somente sua empresa no ramo de cosméticos pode utilizar esse nome empresarial ou razão social, mas outra pessoa poderá usar a marca, como nome fantasia, idêntico ao seu caso ele não seja registrado no INPI.

Por que o registro no INPI é tão importante?

O INPI é o órgão que regulariza marcas, registros e patentes nacionais, por isso, para que nenhuma outra empresa use indevidamente sua marca ou imagem para obter faturamento indevido, o registro no INPI se faz importante. E tão importante quanto criar e registrar a sua marca, que tem a validade de dez anos no INPI. A pós esse período, é necessário fazer sua renovação. Afinal, depois de dez anos o púbico de consumidores relacionou sua empresa a marca que ela representa.

Caso a marca não seja renovada após esse período, outra empresa pode fazer uso dela. Já que para o INPI ela está inativa sem a devida renovação.

O investimento ao registrar e cuidar devidamente de sua marca faz diferença na questão de visibilidade e preferência do consumidor.

Escolher o nome e imagem certa para vincular a sua marca

registro na junto e no INPI

Mesmo sendo legal, um erro muito comum é colocar o sobrenome do proprietário como marca. Porém você só estará protegido se a sua empresa tiver registro no INPI, caso contrário pessoas com mesmo sobrenome que o seu podem registrar a marca como sua. Muitas vezes no mesmo segmento.

É importante que a escolha do nome da marca seja feito com cautela e muita sabedoria. Pois a forma como se registra irá acompanhar a sua marca na divulgação e na questão legal, por isso, a escolha do nome se faz tão importante quanto o registro de sua marca.

O processo de naming é uma excelente maneira de encontrar o nome perfeito para sua marca.

Proteger seu patrimônio está vinculado a sua marca, entender que isso é importante faz com sua empresa esteja segura de possíveis desagrados como outras empresas tomarem sua marca, já que ela não possui registros na Junta Comercial de seu estado e também em registro nacional no INPI. Não perca tempo deixando a sua marca desprotegida, registre já!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here