Você sabia que fazer marketing para lanchonete nem é tão difícil assim? Existem pessoas que sentem dificuldades em vender alimentos como lanches, salgados, doces e afins. Mas sabendo onde investir e com algum conhecimento sobre marketing, você consegue aumentar as vendas de qualquer lanchonete. 

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Aqui, vou listar algumas estratégias que você pode usar em seu negócio. Com isso, você conseguirá melhorar seus resultados, aumentar suas vendas e consequentemente, ganhar mais dinheiro. Para tudo isso dar certo, você precisará se dedicar para manter a qualidade do seu negócio e também a frequência das estratégias. 

Pronto para aumentar suas vendas?

Invista em mídias locais

Seja uma lanchonete, um café, restaurante ou outro estabelecimento desse tipo, as vendas serão sempre locais. Mesmo sendo delivery, as vendas acontecem dentro de um perímetro determinado. Portanto, é interessante você focar em estratégias de marketing locais.

Veja quais são os meios usados na sua cidade e invista neles. Como outdoor, rádio, placas, anúncios em canais locais, patrocínio em eventos da cidade etc. 

Isso faz com que a sua marca seja conhecida na cidade que você atua.

Você pode, por exemplo, investir em anúncios no rádio local em horários estratégicos. Se sua lanchonete abre no horário de almoço, você pode anunciar próximo a esse horário. Mas, se abre apenas a noite, pode anunciar no final do dia e/ou a noite.

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Outra sugestão bem eficiente é investir em placas ou outdoor em lugares frequentados pelo seu público. Como é o caso das quadras de beach tennis, futebol ou outro esporte que seja praticado na sua cidade. É válido também em clubes, avenidas ou outros lugares movimentados.

Você pode criar parcerias com empresas relacionadas com a sua marca, mas que não seja concorrente direto. Por exemplo, você pode oferecer um cupom de desconto seu para clientes de uma determinada confeitaria. Ou vice e versa.

Procure grupos de empreendedores na sua cidade. Isso ajuda a aumentar a sua visibilidade e o networking com outros empreendedores.

Aplicativos de delivery

São bem simples de usar e muita gente usa. O mais legal é que o próprio app oferece cupons de desconto para os usuários, o que aumenta as chances de você vender. 

Para participar, é necessário pagar uma taxa para o aplicativo escolhido, portanto veja as regras e valores quando for se cadastrar. Contudo, é bastante vantajoso principalmente porque o cliente pode pagar no cartão, usar cashback de outros aplicativos e também aproveitar os cupons.

Você terá concorrentes diretos nesses aplicativos, portanto capriche nas fotos dos produtos e também na descrição. Neste caso as avaliações são muito importantes, então procure oferecer um excelente atendimento, uma entrega sem atrasos e ofereça um bom produto.

Veja como se cadastrar em aplicativos de delivery.

Use as redes sociais

Publique sempre as melhores fotos dos seus lanches no feed. Sabe aquelas que dão vontade de comer? São exatamente essas. 

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Nos stories, poste detalhes dos bastidores, como a compra dos insumos, preparando os ingredientes para o lanche, montando o lanche, etc. Reposte as marcações de seus clientes, principalmente as que possuem elogios.

Sempre que for postar, não esqueça de marcar a localização da sua cidade. Nas hashtags, use também as tags da cidade e da região que você entrega. Isso ajuda a alcançar mais pessoas através do seu conteúdo. 

Estimule as pessoas a marcarem os amigos. Isso ajuda a aumentar o engajamento e o alcance da sua marca. É válido também realizar sorteios, como um combo de um dos seus principais produtos. Basicamente, você deverá criar uma imagem oficial, para participar as pessoas devem seguir o perfil, curtir a foto e marcar um ou mais amigos.

Através dessas marcações, novas pessoas vão chegar ao seu perfil. E, mesmo que não participem ou ganhem o sorteio, você tem a chance de conquistá-las (pela barriga). Seu perfil é sua vitrine. Ao manter boas fotos por lá, aumenta as chances das pessoas gostarem e tornarem seus clientes.

Saiba usar o WhatsApp Business

Tenha um atendimento personalizado e único pelo WhatsApp. Nada robotizado, ok? Você pode até ter algumas mensagens padrões salvas. Mas é interessante que a conversa flua com individualidade. 

O WhatsApp Business possui várias vantagens para o uso comercial. E é de graça. É possível criar mensagens padrões, dessa forma não há necessidade de sempre digitar ou encaminhar a mensagem de outra conversa. Como, por exemplo, o cardápio do dia, as promoções, o endereço do restaurante, as formas de pagamento, etc.

Também permite enviar mensagens automáticas quando você não estiver disponível. A lanchonete só abre às 18h? Quem enviar mensagem fora desse horário receberá uma mensagem automática avisando que em breve a pessoa será respondida. 

Veja outras dicas para usar o WhatsApp Business aqui e aqui.

Registro de marca para lanchonete

Ao colocar em prática tudo isso que citei e oferecendo um produto realmente muito bom, sua lanchonete vai decolar e isso acontecerá bem rápido. E não será apenas novos clientes que vão te encontrar, mas também pessoas que podem se aproveitar do seu sucesso.

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Sem o registro, sua marca fica disponível para que qualquer pessoa a utilize. Mesmo que você tenha trabalhado duro para torná-la famosa. Dessa forma, uma pessoa pode se aproveitar do seu sucesso e registrar sua marca antes. 

Se isso acontecer, você perde o direito de usar a marca que você construiu com tanto trabalho. 

Com o registro de marca para sua lanchonete, sua marca estará protegida, evitando cópias baratas. Consequentemente, ela aumenta o valor porque será única. E só haverá uma única lanchonete com esse nome. Isso é uma ótima forma de trazer novos clientes e fidelizar os antigos. 

Veja mais detalhes sobre o registro de marca para hamburgueria.

E aí? Está pronto para colocar essas dicas em prática e voar alto?

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