Beach tennis é o esporte do momento. Vários espaços estão sendo abertos e o mais legal, é que não estão sendo usados apenas para praticar o esporte. Mas também como um ponto de encontro entre os amigos.

E aí, para quem está investindo nesse tipo de empreendimento vem a dúvida: é preciso registrar a marca do espaço de beach tennis? Se você quer o sucesso do seu novo negócio, você precisa fazer o registro de marca.

registro de marca para espaço de beach tennis

Agora vou explicar os motivos de fazer isso o quanto antes:

Registro de marca para espaço de beach tennis

O registro de marca garante exclusividade para o seu negócio. Com ele, não poderá existir outra marca igual a sua em todo o território nacional. O seu espaço de beach tennis será o único com essa marca. Isso significa que você pode criar uma grande estratégia de marketing e fazer o seu negócio bombar, sem medo de cópias.

Imagine que o seu espaço seja a sensação da sua cidade. Logo a fama se espalha e você começa a receber pessoas de outras cidades e estados. Além das quadras de beach tennis, você também pode ter outros serviços dentro do local, como quiosque para comércio de comidas e bebidas. 

Você ainda pode vender acessórios com sua marca estampada, aumentando ainda mais os seus ganhos financeiros.

Isso parece um grande sucesso, não é mesmo? Mas você só garante que tudo será seu com o registro da marca do seu espaço de beach tennis. Sem o registro, outra pessoa poderá usar e até registrar a marca antes de você. 

Neste caso, você corre o risco de perder a marca. Afinal, se ela for registrada por outra pessoa, você está cometendo uso indevido de marca e isso é um crime, que pode resultar no pagamento de indenização para o verdadeiro dono (aquele que registrou antes).

registro de marca para espaço de beach tennis

Benefícios do registro de marca

Na prática, os principais benefícios do registro de marca para espaço de beach tennis são:

  • Garante exclusividade da marca para o seu negócio;
  • Aumenta o valor da sua marca;
  • Permite licenciar a marca para outros usos (e você ganha com isso);
  • Permite abrir franquias;
  • Pode aumentar o faturamento da marca em até 30%;
  • Impede que terceiros usem uma cópia igual ou semelhante da sua marca;
  • Protege todo o seu trabalho contra uso indevido de marca;
  • Evita trocas desnecessárias de marca (e custos extras também);
  • Garante que tudo o que você lucrar com a marca seja seu.

A marca é de quem registra primeiro. Portanto, se sua marca está disponível para registro, você precisa tomar a frente e protegê-la antes que outra pessoa o faça.

Veja se sua marca está disponível para registro preenchendo essa pesquisa aqui.

Um dos maiores erros dos empreendedores é achar que o registro é algo que pode esperar. E aí investe todo o dinheiro na marca, amplia o negócio, conquista clientes, mas outra pessoa vai lá e registra antes. 

Se isso acontecer, tudo o que você investiu na marca é jogado fora. Porque você construiu uma reputação usando a marca de outra pessoa. É o mesmo que construir uma casa no terreno de outra pessoa.

Como fazer o registro de marca para espaço de beach tennis

O registro de marca é feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e todo o processo é feito e acompanhado online. Qualquer pessoa pode solicitar o registro de marca, ou seja, você não precisa de ninguém para isso.

Veja aqui como registrar sua marca sozinho.

registro de marca para beach tennis

Mas antes de se aventurar e tentar registrar sua marca sozinho, atente-se em alguns pontos importantes:

A pesquisa de anterioridade precisa ser muito boa

Essa pesquisa é feita antes de qualquer coisa e é gratuita. Ela vai mostrar se existe alguma marca igual ou semelhante já registrada. Com essas informações, você consegue ter um panorama da viabilidade do seu registro ou não. 

Caso encontre uma marca igual ou semelhante, significa que as chances do seu registro dar errado são grandes. 

Faça uma pesquisa gratuita com a Zênite.

Acerte na NCL

Cada segmento de negócio é registrado em uma determinada NCL. Ou seja, cada marca deve ser registrada para um determinado tipo de negócio, de acordo com a classificação.

Veja as classificações aqui.

É preciso saber em qual NCL o seu negócio se encaixa, pois isso é fundamental para o sucesso do seu registro. Caso você faça o depósito com a NCL errada, não há como mudar e sua marca continuará desprotegida para sua real função.

Preencha tudo adequadamente

Como disse anteriormente, não há possibilidade de realizar alterações ao longo do processo. Salvo em situações em que o INPI solicita o cumprimento de alguma exigência. 

Muita gente comete erros nesse momento, preenchendo a NCL errada, escrevendo a marca de forma errada ou até mesmo se confundindo na hora de assinalar o porte da empresa. Inclusive, é importante lembrar que o INPI concede 60% de desconto para registros feitos no CPF, MEI, ME, EPP e Eireli (atual SLU). Caso você marque essa opção errada, pagará as taxas no valor cheio.

Faça o acompanhamento do início ao fim

O processo leva cerca de 12 meses para ser finalizado, embora muitos pedidos de registro de marca sejam finalizados entre 7 e 8 meses. Mas, é importante que você faça o acompanhamento semanal durante todo esse período. 

O INPI não envia informações e muito menos cobranças para os depositantes. É preciso que você acompanhe a RPI (Revista da Propriedade Industrial) toda terça-feira para saber o andamento do seu processo. Lá você saberá tudo o que está acontecendo com a sua marca e não perderá nenhum prazo.

Perder um prazo no processo de registro de marca significa perder todo o processo. É fundamental para o sucesso do pedido que você cumpra todas as exigências e faça todos os pagamentos em dia. Caso contrário, será preciso recomeçar tudo.

O processo é extenso e um pouco burocrático, mas você pode minimizar os riscos e evitar as dores de cabeça contratando uma assessoria especializada em registro de marca, como é o caso da Zênite Marcas. Você pode solicitar uma consulta de anterioridade sem custo nenhum clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here