Registro de marca em Brasília: Tem em negócio em Brasília? Proteja-se!

Seja qual for o seu negócio, o registro de marca em Brasília irá protegê-lo. Veja aqui a importância do registro e como fazer o seu.

Para quem tem um negócio no Distrito Federal, saiba que o registro de marca em Brasília fara o seu negócio decolar (de verdade!). Existem muitos bons motivos para proteger a sua marca, principalmente se você é um empreendedor que pretende alcançar o sucesso.

O registro de marca pode ser feito tanto por quem já tem a empresa formada (CNPJ), sendo MEI ou não, ou por quem está trabalhando na informalidade. Proteger a sua marca em Brasília é cuidado com sua marca e com o seu patrimônio. Vou te contar mais sobre isso.

registro de marca em Brasília

Universo empresarial de Brasília, DF

Brasília é uma cidade que foi planejada e, de acordo com estimativas do último censo (em 2010), conta com cerca de 3 milhões* de habitantes. Em toda a cidade, existem mais de 350 mil** empresas abertas. Além desse número, há ainda muita gente trabalhando na informalidade. Como confeiteiros, músicos e outros. 

Diante desse cenário, a maioria das empresas são de serviço. Mas há também diversas no segmento de comércio varejista e alimentícia.

A concorrência para quem tem um negócio em Brasília é grande. Isso faz com que o empreendedor crie formas de se destacar no mercado e conseguir crescer. 

Além de utilizar o branding na construção da marca e muito trabalho, o registro de marca em Brasília torna-se um dos pilares para quem quer sucesso.

Isso acontece porque o registro protege sua marca, consequentemente garante que todos os frutos que você conquiste com sua marca sejam apenas seus. Impedem que terceiros usem sua marca indevidamente e faz com que seu negócio seja construído com uma base sólida.

registrar marca em brasília

Registro de Marca em Brasília

Registrar sua marca em Brasília proporciona muitos benefícios para o empreendedor. Porém, deixar de fazê-lo pode acarretar vários riscos para o negócio (e para o seu bolso).

Os benefícios em registrar sua marca em Brasília são:

  • Garante a exclusividade da marca (ninguém poderá usá-la);
  • Impede que terceiros usem uma marca igual ou semelhante no mesmo segmento;
  • Permite ao titular enviar notificação extrajudicial para cessar o uso indevido de marca;
  • Permite ao titular entrar com processo judicial e receber indenização de quem usa sua marca indevidamente;
  • Aumenta o valor da sua marca (contribuindo para o crescimento do negócio);
  • Permite abrir franquias do seu negócio com sua marca;
  • Permite o licenciamento de marca;
  • É possível vender uma marca registrada;
  • Terá proteção em todo o território nacional;
  • O registro de marca tem validade de 10 anos e pode ser renovado;
  • A marca torna-se um verdadeiro bem.

Tudo isso pode ser obtido através do registro de marca. Em resumo, é a comprovação de que você criou aquela marca e a utiliza para trabalhar e lucrar. Mas, caso você opte por não registrá-la, fique ciente que poderá enfrentar alguns problemas:

  • Receber uma notificação de uso indevido de marca;
  • Ser processado e pagar indenização;
  • Ter que trocar sua marca rapidamente;
  • Gastar dinheiro mudando toda sua marca, fachada, embalagens e tudo o que fez usando a marca de outra pessoa;
  • Perder tempo para refazer uma nova marca;
  • Investir dinheiro refazendo a marca e o negócio.

Ao colocar na balança os benefícios do registro e os malefícios em não fazê-lo, é perceptível a importância de proteger seu negócio morando em Brasília.

Como registrar uma marca

Registrar marca em Brasília é fácil. O processo de registro é feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a autarquia federal responsável pelo registro de marca no Brasil. E é feito totalmente online. Ou seja, você pode fazer o seu agora mesmo.

registro de marca em brasília

O processo todo leva cerca de 12 meses para ser concluído e passa por várias etapas até sua finalização. Durante todo esse período, o titular da marca ou seu procurador devem realizar o acompanhamento semanal na RPI (Revista da Propriedade Industrial), onde são publicadas todas as movimentações referentes a todos os processos de marca no Brasil.

Esse acompanhamento é uma etapa importante, pois o INPI não envia nada por email ou por telefone. Só é possível saber se há exigência ou prazo para cumprir se realizar o acompanhamento. E, perder algum prazo é o mesmo que perder todo o processo de marca. Neste caso, é preciso recomeçar o pedido.

O primeiro passo antes mesmo do iniciar o processo é realizar a pesquisa de anterioridade e definir a NCL correta para sua marca. A NCL é a categoria a qual ela pertence, já que o INPI divide as marcas em classificações e o registro deve ser feito na classe correta, caso contrário, sua marca continuará desprotegida na NCL correta.

Entenda mais sobre NCL aqui.

A pesquisa de anterioridade verificará se a marca está disponível para registro ou se há alguma marca já registrada ou em processo muito semelhante. No caso de marcas semelhantes já registradas, as chances de um deferimento diminuem. Por isso é importante analisar antes de iniciar o processo.

Faça uma pesquisa completa aqui.

Existem várias particularidades do processo de registro de marca que você pode conferir aqui. Como poderá ver, é algo que exige conhecimento e cautela para ter sucesso. Afinal, cada processo é única e podem existir pedras durante o caminho que uma assessoria especializada pode resolver.

Para uma consulta gratuita e entender mais sobre como registrar marca em Brasília, clique aqui.

* IBGE.
** Econodata.

Picture of Zênite Marcas

Zênite Marcas

Empresa especializada em registro de marcas de forma simplificada.

Deixe um comentário

Zênite Marcas

Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

Artigos recentes

Caso real de perda da marca

Todos os direitos são reservados à Zênite Registro de Marcas Ltda.

Baixe nosso Plano de Ação 2024 gratuitamente.

Use nossa estratégia já validada para alavancar seus negócios!