Criar uma marca é ver o seu negócio ganhando forma. Crescendo e se desenvolvendo. Quem realmente vê o empreendedorismo como uma forma de realizar sonhos e ganhar dinheiro, precisa saber sobre como tornar sua marca forte.
O branding é um conjunto de estratégias que permitem criar uma marca que se destaque no mercado. Aumentando as chances de sucesso e de reconhecimento do público. E, consequentemente, uma maneira de aumentar os lucros e a sua própria renda.
Ter uma marca com personalidade é uma boa maneira de conseguir sucesso. Sugiro que você leia os próximos parágrafos com calma e total atenção, se você quer ver o seu negócio bombar. Pronto?
O que é a personalidade da marca?
Antes de falar da marca, vamos falar um pouco sobre você. Qual é a sua personalidade? Você é mais calmo ou ativo? Engraçado ou sério? Gosta de falar ou prefere ficar quieto? Essas características são que nos tornam o que realmente somos. São a base do nosso jeito de ser, de agir e de viver.
Agora coloque isso para a sua marca.
A marca precisa ter uma voz ativa no mundo. Ela precisa ter uma personalidade, pois é com ela que os seus consumidores irão se comunicar. E, principalmente, consumir. É sua marca que estará na mesa deles e não você. É sua marca que irá acompanhá-los no dia a dia e não você.
Por isso, você precisa trabalhar em uma personalidade para sua marca. E através disso gerar engajamento. Um clássico exemplo de personalidade de marca é a Netflix. Sempre brincalhona, a marca se posiciona de uma maneira divertida, interagindo e fazendo piadas com sua audiência. Esse tipo de ação combina muito bem com o tom de voz, com a imagem da empresa e principalmente com o público.
Para criar a personalidade da sua marca, se atente nessas 4 dicas de branding (afinal, isso faz parte do branding!).
1 – Defina sua visão, missão e essência
Na hora de criar a marca é preciso pensar longe. Isso significa criar a visão, missão e também a essência que você pretende carregar. Vamos por partes:
Visão
É o que você quer para a sua marca, o seu futuro. O que você quer transmitir, o ponto que você quer chegar. Para isso, reflita sobre os seguintes pontos:
- Quais produtos/serviços mais importantes no seu negócio?
- Há outros possíveis produtos para implementar no futuro? Que tipo?
- Que tipo de produto você nunca vai oferecer?
- Como você espera que os consumidores descrevam a sua marca?
- Onde você quer chegar com a marca no futuro?
É importante colocar isso no papel e ser bastante sincero. As respostas precisam ser concretas para que você possa ter um ângulo de observação apurado.
Missão
Todos os dias levantamos da cama com uma missão: enfrentar o dia de trabalho. Ou seja, a missão é o que você está fazendo hoje, agora. São os planos atuais da sua marca e o que está focada neste momento.
Para defini-los, reflita:
- Quais são as necessidades do seu público que sua marca atende?
- Como você supre essas necessidades?
- Que tipo de abordagem o seu público espera? Como sua empresa está fazendo essa abordagem?
- Porque as pessoas devem comprar a sua marca e não o concorrente?
- Quais as fraquezas e fortalezas sua marca possui neste momento?
Descreva respostas mais concretas e diretas possíveis. Há ainda possibilidade de outros questionamentos, que descrevem o atual momento da sua marca.
Essência
Todo mundo tem uma essência. Algo que só ela possui e não abre mão por nada. Com a marca, não é diferente. Entenda que sua marca deve ser como uma pessoa. E, as características que você der a ela, são as características que farão sua marca ser amada por muitos.
Para entender e criar a essência da sua marca, reflita sobre esses pontos:
- Quais emoções os consumidores encontram em sua marca? (amor, alegria, felicidade etc).
- Se sua marca fosse uma pessoa, como ela agiria no dia a dia? (seria tranquila, calma ou agitada, extrovertida?).
- Sua marca será séria? Divertida? Ou com outra característica marcante?
- Qual é o estilo que sua marca usa para se expressar?
Agora com tudo isso no papel, você começa a ter uma ideia da personalidade da sua marca. Ela começa a ganhar uma carinha e um jeito especial.
2 – Planeje um bom posicionamento
Certamente você tem um posicionamento sobre determinados assuntos. Sua marca também deverá ter. Para que isso seja bem definido é necessário analisar o seu público afundo. Afinal, é preciso saber com que você está falando para definir um posicionamento.
Se o seu público é mais jovem, dinâmico, sua marca terá um posicionamento. Agora, se o seu público já uma galera com mais idade, o posicionamento será outro.
Outros pontos importantes para considerar na hora de se posicionar é definir o segmento do mercado que a sua marca atende, além de traçar um plano de negócios para a região.
Ligado a tudo isso, sua marca terá uma promessa, algo que será único para ela. O ideal é que não seja um benefício. E sim uma solução. Pessoas não compram os benefícios, compram a solução de algum problema.
3 – Tenha uma boa identidade visual
Não adianta, a única maneira de ter uma boa identidade visual é contratando um profissional capacitado para isso. Mas, preciso dizer algumas coisas sobre isso. Um logo memorável não é o que você quer. Ele é o que define sua marca, ele precisa ser o que identifica sua marca para o consumidor.
Pare de inventar moda com o logo, ele precisa ser prático, bonito e transmitir a mensagem. Por isso que eu digo que a contratação de um profissional é muito importante. Ele saberá como analisar o seu público, o seu mercado e colocar tudo isso em algumas linhas, transformando em um logo incrível.
Um bom logo não é só um desenho bonito. Ele conta uma história. Traduz sentimentos. E poderá fazer parte da vida das pessoas.
Além dessa parte artística, é preciso considerar outros pontos, como a reprodução desse logo. É preciso ter o colorido e a versão em preto e branco. Veja também os diferentes tipos de aplicações, como em redes sociais, outdoor, canetas, uniforme etc.
4 – Case todos os seus conteúdos
Por “conteúdos”, entenda todo o material de divulgação da sua marca. De nada adianta ser todo engraçadinho das redes sociais se na loja a cara está amarrada. A comunicação precisa ser integrada em todos os ambientes que envolvem a sua marca.
A personalidade dela deve ser a mesma em qualquer ambiente, seja no Instagram, no catálogo de produtos, no panfleto que foi distribuído, no comercial que tá rolando e também dentro do seu PDV (ponto de venda).
Procure fazer com que sua equipe transmita exatamente o que sua marca (todos os pontos que você leu acima!). Se é feliz, a equipe precisa passar isso para os consumidores. Somente assim você conseguirá ter uma comunicação totalmente integrada.
Utilizando essas 4 dicas de branding você consegue criar uma marca com personalidade forte. Outro ponto importante é que você sempre precisará adquirir conhecimento. Vou listar aqui embaixo uma lista de outros posts sobre o tema para você aprender mais.
- Como criar uma marca de impacto? Veja o que é e como usar o branding
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