O título, que até parece redundante, surgiu quando vimos um novo outdoor da gigante Coca-Cola. Se liga no que eles fizeram e em como isso pode te ajudar com a sua marca.
Garrafa invisível
Pouca gente sabe, mas a garrafa da Coca-Cola é uma marca tridimensional. Marcas tridimensionais são aquelas constituídas pela forma plástica de um produto ou embalagem. Você já deve ter notado, portanto, que o formato da garrafa da Coca é único. A Pepsi, por exemplo, não usa o mesmo formato.
E a marca tridimensional, como qualquer outro tipo de marca, tem a finalidade de distinguir um produto ou serviço de outro semelhante. Além disso ela deve ser marcante, de modo que o consumidor só de olhar reconheça do que se trata. E a nova campanha da Coca-Cola veio para provar que a garrafa não é SÓ UMA MARCA, mas sim uma GRANDE MARCA!
Eles simplesmente criaram um Outdoor onde não há uma garrafa, mas quem olha enxerga a garrafa. Estranho e confuso, não é? Então olhe a imagem abaixo.
Note que não há a garrafa na imagem, mas ainda assim conseguimos visualizá-la. Nosso cérebro está condicionado a ver a tal “garrafinha da Coca”. Nós vimos tanto ela que agora, “mesmo sem ver, estamos vendo”. Maluco, não é mesmo?
A grande lição que a Coca-Cola nos dá
Em matéria de branding a Coca-Cola sempre deu show. Todas as campanhas da marca são uma aula sobre o tema, mas dessa vez eles se superaram. Deixaram claro que a marca realmente deve ser algo marcante. Tão marcante que, mesmo que ela não esteja lá, ela deve estar na cabeça dos consumidores.
E eles são ótimos em fazer isso. Talvez sejam os melhores.
No fim das contas é isso que devemos fazer com nossas marcas. Devemos fazer com que os consumidores se identifiquem com ela. Que a reconheçam pela sua qualidade e diferenciação.
Mas agora me conta: o que achou dessa campanha da Coca-cola?