Nem é feriado, mas é uma data muito boa para vender mais. O dia dos namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho. E claro, muita gente deixa para comprar o presente da pessoa amada na véspera (ou até no dia!). Mas, para quem vende, deixar para última hora é um risco tremendo. 

como vender mais no dia dos namorados

Se você quer saber como vender mais no dia dos namorados, juntei as melhores dicas e estratégias aqui nesse artigo para te ajudar nesse desafio. Está pronto para isso?

Comece pelo planejamento (sempre!)

Se você já é um leitor aqui do blog, sabe que começo sempre da mesma forma: o planejamento! Essa é uma etapa muito importante para o sucesso de qualquer negócio e principalmente para vender mais (seja qual for a data).

O planejamento permite entender o seu volume atual de vendas e criar uma projeção do que e quanto poderá vender no dia dos namorados. Dessa forma seu estoque estará pronto para receber uma boa quantidade de itens para a data, sem maiores riscos de ficar com produto encalhado ou de faltar mercadoria.

Veja como controlar o seu estoque.

Se você já atua no mercado há um tempo, deve olhar como foram suas vendas durante esse mesmo período nos anos anteriores. Avalie se houve um aumento nas vendas, quais produtos foram mais vendidos e o ticket médio gasto por seus clientes.

Com essas informações você consegue decidir quais serão os melhores produtos para focar nessa data. Também consegue montar outras opções de presente de acordo com o ticket médio gasto por seus clientes.

Se você trabalha com itens perecíveis, como é o caso de doces ou até mesmo flores (que possuem uma validade), procure vender antecipadamente. Isso permitirá que você compre uma quantidade compatível com o volume de vendas, evitando perdas de insumos que sobraram ou ainda que não consiga concluir negociações por falta de mercadoria.

Outro ponto importante é saber, no mínimo, as informações básicas sobre seu público alvo. Como o perfil do consumidor, idade, onde mora, hábitos de consumo, redes sociais que usa entre outros. Veja aqui como mapear o seu público alvo.

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Use a internet ao seu favor

A internet é uma maravilha, não é mesmo? Você posta seus produtos lá e vende. Infelizmente, não é tão simples assim. 

A verdade é que a internet permite que você melhore suas vendas em qualquer época do ano, principalmente em datas como o dia dos namorados. A questão principal é: saber usar essa ferramenta.

Se sua loja tem perfil das redes sociais, você deverá usar essas plataformas para divulgação. Mas é importante frisar que cada uma delas possui suas particularidades e consequentemente estratégias específicas. 

Aqui vou falar um pouco sobre as redes mais usadas: Instagram e Facebook. Você deve focar naquela que seus clientes estão.

Vender mais no dia dos namorados no Instagram

O Instagram é uma rede social totalmente visual. Imagens boas são primordiais aqui nessa rede social. Existem várias técnicas que podem ser aplicadas dependendo do seu ramo de atuação. Mas, é possível tirar boas fotos mesmo sem equipamento profissional.

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Você precisa de um celular ou câmera fotográfica, uma boa iluminação e um lugar bonito. É possível usar até mesmo o jardim da sua casa para essas imagens. Se você trabalha com alimentos, monte um cenário criando uma mesa bonita.

Tome cuidado para que o cenário não roube a cena. O foco é o seu produto, portanto não exagere na decoração! 

Agora, na hora de postar considere alguns pontos:

O que postar no feed do Instagram

Sempre as melhores fotos. Tome cuidado para não virar um catálogo de vendas. O ideal é que as pessoas olhem e tenham vontade de comprar seus produtos.

É interessante fazer conteúdos que despertem o desejo de interação, pedindo para seus seguidores marcarem outras pessoas. Por exemplo, “marque alguém que te dará uma cesta dessas” (ou outro produto).

Na descrição, faça sempre legendas que incentivem a pessoa a ler até o final. Dessa forma ela passa mais tempo no seu post e o Instagram entende que é um conteúdo relevante, mostrando para mais pessoas. No final, é interessante colocar o preço dos itens para facilitar para seus potenciais clientes.

“Ah, mas se o preço assustar?”. 

Esse é um assunto interessante e extenso. Mas o que você precisa compreender agora para aumentar suas vendas é: aumente o valor do seu produto. Mostre para suas pessoas que realmente são itens de muito valor. Se elas entenderem a mensagem, o seu produto se tornará barato para elas, já que valerá a pena comprar um item com mais valor. 

Por exemplo: o cliente pode achar um sorvete que custa R$ 10,00 caro, já que não conhece nada sobre a marca e não sabe se é bom. Mas ele pode achar que compensa pagar R$ 10,00 em um sorvete de uma marca conhecida, com vários elogios de outros clientes. 

O que postar no story do Instagram

O story é dinâmico. É sempre algo que “está rolando agora”. Como, por exemplo, os bastidores de tudo o que acontece em seu negócio: mercadoria nova chegando, abastecendo estoque com produtos novos, entregas do dia, produção em andamento etc. Também é um bom canal para mostrar outras pessoas consumindo seus produtos, avaliações etc. 

Aqui não é preciso muita produção para fazer as imagens. Mas é sempre bom procurar locais com boa iluminação e pouco ruído externo.

Existe uma variedade gigantesca de possibilidades de conteúdo: como imagens produzidas (você pode fazer no Canva), fotos dos produtos, fotos suas e vídeos. Mas considere o seguinte: o Instagram entende que os conteúdos mais relevantes são aqueles que geram engajamento. O engajamento são as curtidas, comentários e reações. Ou seja, se os stories com vídeos tem mais engajamento, procure fazer mais vídeos. 

É interessante mesclar os tipos de conteúdo, sempre com o intuito de gerar interações espontâneas com seus seguidores.

O que postar no reels do Instagram

O reels é uma forma de conteúdo que possui bastante entrega para os usuários do Instagram. Os que possuem melhores resultados são aqueles que as músicas do momento, imagens de pessoas (ou seja, sua!) e alguns dos produtos. 

Observe os áudios do momento, as músicas que estão fazendo sucesso na rede social e use-as para criar alguns reels. Neste caso, o objetivo não será necessariamente a venda, mas aumentar o alcance de suas postagens no Instagram e atrair mais pessoas interessadas em sua marca ou produtos.

Vender mais no dia dos namorados no Facebook

O Facebook é uma rede social que possui bastante interação entre as pessoas através de curtidas, comentários e compartilhamento. 

Mas há outra possibilidade: os grupos de vendas. Use os grupos de vendas de sua cidade para divulgar seus produtos. Mas é preciso que você fique atento as mensagens que poderá receber com pedidos. 

Use sempre boas fotos e pense em uma descrição boa, que seja chamativa e dê todas as informações necessárias para que as pessoas que chegarem até você, cheguem para comprar os produtos. 

O Facebook é uma excelente plataforma de divulgação principalmente para negócios locais. Se você atende uma região limitada, essa será uma ferramenta bastante eficiente. Inclusive, é possível impulsionar as postagens e criar anúncios apenas para pessoas que morem nas cidades que você atua.

Vender mais no dia dos namorados no Mercado Livre

Essa é uma possibilidade para quem vende para todo o Brasil, enviando as mercadorias pelo Correio ou transportadora. 

É bem simples anunciar no Mercado Livre. Você cria o seu perfil e os anúncios dos seus produtos gratuitamente. Mas o que é realmente importante aqui é manter a sua reputação no site, além de responder as perguntas de clientes em potencial e mandar os produtos em ordem e dentro do prazo para os compradores.

Com uma boa reputação, fica mais fácil vender mais no dia dos namorados no Mercado Livre.

Para criar o anúncio perfeito, você precisará:

  • Um bom título – use as palavras certas para que as pessoas achem o seu anúncio. O título precisa ser claro e preciso.
  • Categoria certa – para facilitar, as pessoas filtram por categorias. Coloque a sua na categoria adequada, ok?
  • Faça uma boa descrição e ficha técnica – aqui você precisa descrever exatamente o que é seu produto. O ideal é que a pessoa leia e não restem dúvidas sobre o seu produto.
  • Coloque as melhores fotos – sempre é importante que as fotos sejam suas mesmo e boas! 
  • Preencha o estoque – essa informação ajudará você a se organizar.
  • Preencha o código universal – sem ele, seu anúncio não aparece nas buscas.

O que vender no dia dos namorados

Existem infinitas possibilidades! Desde as opções mais clássicas como flores e bombons, até as mais inusitadas. Também há bastante variação de preço. O ideal é que você avalie alguns pontos, principalmente o seu público antes de tomar uma decisão. 

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O ideal é que a apresentação do seu produto seja bem bonita. Você pode criar combos e kits especiais para a data. Mas é extremamente importante que você use imagens reais de seus produtos para divulgação. Dessa forma, seus clientes criarão a expectativa certa em relação ao produto que ele receberá.

As cestas e kits tão bastantes tradicionais nessa época do ano. Sempre com produtos de qualidade e carregados com muito amor. Inclusive, é possível montar opções de cestas prontas ou personalizá-las como o cliente desejar. 

O atendimento também fará muita diferença. É preciso garantir que a conversa com todos os seus clientes flua da melhor forma. E nunca deixe um cliente em potencial sem resposta. Mesmo que uma pessoa diga que depois entra em contato, no dia seguinte dê um retorno para essa pessoa perguntando o que achou e se gostaria de fazer o pedido. 

Veja mais sobre como fazer um bom atendimento e fidelizar clientes aqui.

É importante que você crie opções que agreguem valor a sua marca. Você deve ter um produto “carro chefe” nas vendas, mas todos anos você deve agregar itens e opções que possam aumentar o valor da sua marca e consequentemente o ticket médio das vendas.

Seja qual for o seu produto, capriche na divulgação!

Faça pós-venda do dia dos namorados

Essa é a melhor maneira de fidelizar um cliente: manter um pós-venda adequado. Inclusive, sabia que é mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo?

Muitas lojas acabam não dando um retorno para seus clientes após uma compra. Isso faz com que a marca cai no esquecimento dessa pessoa. Existem algumas formas bem práticas de manter um cliente ativo, sem a necessidade de gastar muito tempo (ou dinheiro), e ainda converter em mais vendas. 

Vou te contar uma forma bem simples de fazer isso, tá?

É bem provável que você tenha o contato de todos os clientes que compraram com você no dia dos namorados. Portanto, no dia seguinte, você poderá enviar uma mensagem perguntando como foi a entrega do presente, se a pessoa que recebeu ganhou ou o que ela achou do presente.

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Você pode criar uma mensagem padrão para todos os clientes ou personaliza-la. Por exemplo:

“Olá, (nome do cliente), tudo bem? E o presente? Deu certo?”

ou

“Olá, (nome do cliente), tudo bem? Como foi o dia dos namorados? A/O (nome da pessoa que ganhou o presente) gostou do (falar qual foi o presente)?”.

Essa simples mensagem é valiosa demais. A resposta do seu cliente poderá: ser um elogio (que você pode usar como prova social em suas redes sociais); se for uma reclamação, te ajudará a melhorar para os próximos; ou ainda abrirá a porta para outras encomendas e pedidos. 

Feito isso, no mês seguinte você pode enviar outra mensagem dizendo que chegou produto novo, perguntando se precisa de algo, se deseja ver o catálogo do mês etc. Esse contato deve ser feito com frequência certa, com cuidado para não ser chato e enviar mensagem todos os dias. 

Você pode criar um cronograma para dar esses retornos para toda sua lista de clientes. Usar o WhatsApp Business será uma boa ferramenta para auxiliar nesse contato e fidelização de clientes.

Assim como em outra qualquer data comemorativa, é preciso conhecer bem seu público e seus hábitos de consumo. Com essas informações você poderá se planejar da melhor forma. Isso abrirá portas para manter um constante aumento em suas vendas. 

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