Registro de marca em São Paulo: Tem em negócio em São Paulo? Proteja-se!
Você já tentou se diferenciar no meio da multidão? Agora, imagine fazer isso com mais de 12 milhões* de pessoas ao seu redor. Essa é a realidade dos empreendedores na cidade de São Paulo.
São Paulo, a capital do estado paulista, é o centro financeiro do estado e é uma das cidades mais populosas do mundo. Isso significa que montar um negócio nessa cidade pode ser um sucesso, mas você precisa tomar alguns cuidados para que dê certo. E um deles é o registro de marca.
O registro de marca garante que você seja único no mercado. Dessa forma, protege o seu negócio e impede que outras pessoas copiem sua marca. Em uma cidade tão grande assim, parece óbvio manter-se seguro, não é mesmo?
Universo empresarial de São Paulo, SP
De acordo com um estudo criado pela Endeavor, feito pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), São Paulo é a melhor cidade brasileira para se empreender.
Segundo o ICE (Índice de Cidades Empreendedores) de 2022, São Paulo possui ótimos indicadores de sucesso para empreendedores, liderando 3 itens mais determinantes, sendo eles: boa infraestrutura, acesso a capital e inovação.
Para chegar até esse resultado, foi analisado o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil. Essa é mais uma prova irrefutável de que São Paulo é um ótimo local para se ter uma marca e criar um negócio de sucesso.
Além disso, também mostra que a concorrência para manter um negócio em São Paulo é muito maior do que em outras cidades. Isso significa que tudo o que puder fazer para se diferenciar, precisa ser feito.
O registro de marca é um desses pontos.
Se você tem um negócio em São Paulo, precisa criar estratégias para se diferenciar. E o registro de marca garante exatamente isso!
De acordo com a lei 9.279/1996, não é permitido que duas marcas iguais ou semelhantes existam no mesmo segmento em território nacional. Ou seja, a marca deve ser única para não causar confusão no consumidor.
Mas para isso acontecer, é necessário que a marca seja registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Sem o registro, qualquer pessoa pode copiar sua marca (e você não pode reclamar, afinal, ela não é sua, já que não registrou).
Veja as consequências em usar uma marca sem registrá-la.
Registro de Marca em São Paulo
O registro de marca é feito no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a autarquia federal responsável pelo registro de marca no Brasil. O processo é realizado totalmente online e pode ser feito pelo próprio empreendedor ou através de uma assessoria especializada em registro de marca.
Com isso, o empreendedor terá vários benefícios, entre eles:
- Será o único titular da marca;
- Terá os direitos da marca em todo o território nacional;
- O registro tem validade de 10 anos e pode ser renovado após esse período;
- Poderá impedir que terceiros usem sua marca indevidamente;
- Poderá processar quem continuar usando sua marca indevidamente;
- Poderá franquiar ou licenciar sua marca;
- Poderá vender sua marca;
- Aumentará o valor do seu produto/serviço;
- Entre outros.
O processo leva cerca de 12 meses para ser concluído. E, basicamente, começa com uma boa pesquisa de anterioridade para analisar as chances de sucesso. Feito isso, é feito o depósito do pedido no site do INPI.
Após o depósito da marca, é preciso acompanhar o pedido de registro de marca semanalmente para saber se há alguma movimentação, exigência ou prazos para cumprir.
Conheça todas as fases do registro de marca.
Todo esse processo pode ser simplificado contratando uma assessoria especializada, como a Zênite Marcas.
Nossa equipe cuida de absolutamente tudo. O seu trabalho é apenas acompanhar os e-mails que enviamos sobre o seu processo (ou se preferir, acessar o Sistema da Zênite, exclusivo para clientes). Para saber como funciona, entre em contato com nossa equipe clicando aqui.
*Dados de 2021, obtidos no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).