Registro de marca em Manaus: Tem em negócio em Manaus? Proteja-se!

Ao fazer o registro de marca em Manaus, sua marca estará protegida no Brasil. Garantindo o seu crescimento em segurança, livre de cópias.

Existem mais de 160 mil empresas* abertas somente na cidade de Manaus. Além desse número alto, existem inúmeros empreendedores que atuam na informalidade, como é o caso de confeiteiras, salgadeiras e outros autônomos. Sabe o que isso significa? Que o registro de marca em Manaus é uma etapa importante para qualquer negócio, seja MEI, empresas pequenas ou grandes.

Se você tem um negócio em Manaus e ainda não fez o registro da sua marca, saiba que está correndo um grande risco. Além disso, está perdendo muitas oportunidades que registrar sua marca pode lhe proporcionar. Vou te explicar melhor sobre isso nos próximos parágrafos.

registro de marca em manaus

Universo empresarial de Manaus, AM

Entre os negócios mais comuns em Manaus, estão o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios. Como são as lojas de roupas e marcas de roupas. Há também um número significativo de empresas no setor alimentício como hamburguerias, food trucks entre outros.

O mais interessante é que em Manaus, a maior parte das empresas são microempresas. Ou seja, são negócios pequenos, mas que possuem grandes chances de crescimento e de sucesso. E esse é o momento ideal para fazer o registro de marca. Dessa forma, protege o negócio logo no início e garante um crescimento seguro.

Outra vantagem, é que microempresa, MEI ou até mesmo autônomos (que não possuem CNPJ) possuem desconto das taxas do INPI na hora de efetuar o registro da marca.

registro de marca em manaus

Registro de Marca em Manaus

Registrar sua marca em Manaus tem uma grande vantagem: o registro será válido em todo território nacional. Isso significa que mesmo o seu negócio sendo em Manaus, ninguém em todo o Brasil poderá usar uma marca igual ou semelhante à sua no mesmo segmento.

A autarquia federal responsável pelo registro de marca no Brasil é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e, a lei 9.279/1996 possui todas as informações e detalhes importantes sobre o registro. 

Basicamente, a lei diz que duas marcas não podem ser semelhantes a ponto de causar confusão no consumidor. Dessa forma, ao registrá-la no INPI, você possui os direitos sobre ela e pode impedir que outras pessoas utilizem uma marca igual ou semelhante no mesmo segmento. 

Com isso sua marca se tornará única e exclusiva em todo o território nacional. E não adianta pensar que o seu negócio é pequeno, não precisa disso. Você conhece a história de como a maior rede de fast foods do mundo começou?

Conheça a história do McDonald’s.

Benefícios extras do registro de marca em Manaus, AM

Veja alguns benefícios de registrar sua marca:

  • Sua marca será única e exclusiva;
  • O registro é válido em todo território nacional;
  • O registro tem validade de 10 anos renováveis;
  • A marca torna-se um bem vendável (é possível vendê-la);
  • É possível franquear a marca;
  • É possível licenciar a marca;
  • Aumenta o valor da marca.

registro de marca em Manaus

Como registrar uma marca

O registro de marca é feito no INPI e é totalmente online. O primeiro passo para registrar a marca é realizar a pesquisa de anterioridade. Essa pesquisa mostrará se já existe alguma marca igual ou semelhante registrada. Nessa etapa, também é preciso identificar a classificação (NCL) correta da marca.

Entenda sobre a NCL aqui.

Essa pesquisa inicial é imprescindível antes de iniciar o processo. Além disso, precisa ser bem feita, pois é a base para o sucesso do registro. Através dela é possível verificar as chances do registro ser deferido (dar certo) ou indeferido (dar errado).

Feito isso, é hora de depositar a marca. Nesse depósito você precisará preencher todas as informações corretamente, incluindo o logo, se houver. Não é possível fazer alterações durante o processo. Portanto, é necessário saber o que está fazendo.

Após, é necessário fazer o acompanhamento semanal do processo. Isso porque o INPI não envia nenhuma atualização ou boletos de taxas para os depositantes. Para saber como está o seu processo de registro de marca ou cumprir algum prazo ou exigência, é preciso acompanhar.

Todo o processo, desde o depósito até a decisão final, leva cerca de 12 meses para ser concluído. Durante esse tempo, muita coisa pode acontecer, veja todas as fases do registro aqui.

Para simplificar, você pode contratar uma assessoria especializada, que fará todo esse trabalho e dará o suporte necessário para o seu processo ser um sucesso. Para falar com um consultor da Zênite e tirar suas dúvidas, clique aqui.

*EmpresAqui.

Zênite Marcas

Zênite Marcas

Empresa especializada em registro de marcas de forma simplificada.

Deixe um comentário

Zênite Marcas

Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

Artigos recentes

Caso real de perda da marca

Todos os direitos são reservados à Zênite Registro de Marcas Ltda.

Baixe nosso Plano de Ação 2024 gratuitamente.

Use nossa estratégia já validada para alavancar seus negócios!

Faça uma consulta de marca!