A Páscoa é um dos períodos mais doces do ano. É o momento perfeito para quem trabalha com chocolates e outras gostosuras. As vendas estão a todo vapor e as redes sociais estão recheadas de ovos de páscoa e outros doces presenteáveis para a época. 

páscoa 2022 como aumentar vendas

Tudo parece lindo, mas vender ovos de páscoa não é assim tão simples quanto parece. Embora saber fazer o produto seja importante, conseguir vendê-lo é uma etapa fundamental, não é mesmo? Aqui listei algumas estratégias para você poder vender bem nessa páscoa. Preparado?

Primeiramente, você precisa saber disso aqui

Quanto antes começar a sua divulgação, melhor. Mas se a páscoa já está chegando e você não recebeu tantos pedidos quanto esperava, não adianta entrar em pânico. Agora você precisa respirar fundo e tomar algumas atitudes bem importantes.

Se você já vende ovos de páscoa, certamente tem uma lista dos sabores mais vendidos. Então, foque neles. Pense em criar estratégias e mostrar mais os itens mais procurados pelos seus clientes. 

Outro ponto importante é que muitas pessoas focam apenas nos ovos recheados, de colher e outros produtos de encher os olhos. Mas há também clientes que procuram coisas mais simples, práticas e até mais em conta. Além dos ovos diferentes, o tradicional também vende. 

Há ainda outros produtos que podem ser incluídos no cardápio para presentear. Lembranças de páscoa simples, mas gostosas. Como barras recheadas, cestas ou caixas de trufas, brigadeiros e outros itens que você já trabalhe.

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O ideal é sempre pensar no seu público. Veja o que mais as pessoas costumam pedir e foque nesses itens. Veja também o que seus concorrentes estão fazendo e procure criar algo diferente, que se destaque no meio de tantas opções e concorrência.

Considerando esses pontos, agora vamos para umas dicas mais práticas?

Boas fotos e vídeos dos produtos

Antes de consumir um produto você admira a beleza, não é mesmo? Sabe quando você está olhando as redes sociais e um lanche salta na tela e você já sente vontade de comer aquele lanche? É essa a sensação que você tem que transmitir com seus produtos para seus clientes.

Para isso, faça boas fotos e bons vídeos dos seus produtos. As redes sociais são ótimas para divulgação, mas uma boa imagem faz muita diferença. Se você já conferiu outros materiais aqui no nosso blog, já ouviu falarmos muito disso. Mas é porque é algo realmente importante.

Procure usar coisas e itens que estão em alta, como os próprios áudios do reels do Instagram. Isso ajudará a mostrar ainda mais seus produtos. 

Veja aqui nesse vídeo algumas dicas para fazer fotos dos seus produtos:

Aumente os meios de divulgação

Quanto mais a páscoa se aproxima, mais aumenta a agilidade de querer vender, não é mesmo? Você precisa aumentar seus meios de divulgação, mas não adianta fazer isso sem um plano ou uma estratégia bem definida, ok? 

Planejamento é muito importante. Recomendo que após a leitura desse texto, você já comece a fazer o seu. 

Planejamento de marketing: por onde começar?

Para aumentar os meios de comunicação você precisa aparecer em mais locais. Preferencialmente, onde o seu público está. As redes sociais são excelentes para isso. Mas há outras formas de conseguir ganhar espaço.

Redes sociais

Facebook e Instagram são as mais utilizadas. Contudo, é preciso lembrar que são formas diferentes de anunciar. Você pode até usar as mesmas imagens, mas cada uma delas tem suas particularidades para conseguir suas vendas.

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No Facebook, por exemplo, você pode (e deve!) anunciar no marketplace. Lá é um local específico para vendas e as pessoas buscam produtos por lá. Outra possibilidade são os grupos de compra e venda da sua cidade. Anunciar seus produtos por lá pode aumentar a visilibidade da sua marca.

Além disso, uma página no Facebook também se torna um canal de comunicação para que seus clientes façam pedidos por lá. Clientes satisfeitos também deixam seus comentários sobre o que achou dos produtos. Essa avaliação é muito importante para incentivar outros clientes.

O Instagram já possui outras ferramentas e você deve usar e abusar delas. Cada uma delas exige um material diferente, mas usando a criatividade e o planejamento você consegue dar conta delas.

No feed, você deve postar sempre as melhores imagens dos produtos. Se possível, já com o valor para simplificar a vida do cliente. Dessa forma, o cliente que vem até você já vem para sabendo o preço.

Os stories são bons para mostrar os bastidores, nos quais devem despertar o desejo. Como, por exemplo, o chocolate sempre produzido, os ovos sendo recheados entre outros. Inclusive, clientes satisfeitos também podem marcar o seu @. Você pode compartilhar essas avaliações e até criar um destaque. Isso também funcionará como uma prova social para novos clientes.

O reels são vídeos que estão em alta. O Instagram sempre mostra aqueles que são mais relevantes. Então capriche! Use as músicas e os áudios que estão em alta, isso ajuda a melhorar a entrega desse conteúdo. Além dos vídeos que despertam o desejo em consumir, você também pode optar por fazer os engraçadinhos para gerar mais interação com a sua marca.

O Instagram também é um canal de comunicação muito bom. Pedidos podem ser feitos por lá também. É muito importante que você tenha um perfil completo e que faça postagens frequentes. Isso tudo irá influenciar na entrega do conteúdo, melhorando sua visualização e consequentemente suas vendas.

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WhatsApp

O WhatsApp se tornou o canal de comunicação queridinho de muita gente. E não é por menos! É fácil, rápido e só precisa de conexão com a internet para funcionar. Mas você precisa ter em mente alguns pontos para usar essa ferramenta para melhorar suas vendas.

Se você já trabalha com doces, provavelmente já tem uma lista de clientes. Você pode enviar uma mensagem bem bacana falando sobre o cardápio especial de páscoa. É interessante dizer que tem prazo para fazer pedidos e/ou que será um número de limitado de ovos. Isso ajuda a criar escassez.

Outra forma mais eficiente e com mais resultado, é fazer isso individualmente. Eu sei que dá trabalho, mas se você se dedicar todos os dias por 1 hora apenas para mandar essas mensagens, você pode aumentar suas vendas e consequentemente seus lucros.

Essa mensagem individual precisa ter o nome do seu cliente. Você pode deixar ainda mais única, citando coisas que o seu cliente gosta. Por exemplo, vamos supor que a Maria sempre compra trufas de morango com você. Neste caso, a mensagem poderia ser:

Oi, Maria! Tudo bem?
Eu sei que você gosta de trufas de morango. No meu cardápio de páscoa tem um ovo de brigadeiro com morango que está sendo sucesso! Vou te mandar uma foto dele e o cardápio, ok?

Você irá gerar empatia com a Maria, começando um diálogo com ela. Diferente da lista de transmissão que você envia uma mensagem geral para todos os clientes. Além de enviar uma imagem de um produto do sabor que esse cliente gosta. Isso aumenta as chances da sua mensagem ser respondida e até de conseguir um pedido.

Outros pontos importantes para usar o WhatsApp para vendas:

  • Facilite para seu cliente: mande mensagens curtas e diretas;
  • Responda tudo o que o cliente perguntar;
  • Se o cliente envia texto, opte por mandar texto;
  • Se o cliente envia áudio, você pode enviar áudio;
  • Evite áudios extensos listando os sabores e preços, prefira enviar o cardápio;
  • Humanize o atendimento, evite parecer um robô;
  • Seja rápido para responder as mensagens e sempre dê retorno;
  • Tenha algumas mensagens comuns prontas, como a lista de sabores disponíveis e as formas de pagamento.

Como usar o WhatsApp Business para vender mais.

Faça tráfego pago

Outra forma de agilizar as vendas na páscoa e usando tráfego pago. Basicamente, você irá pagar para que o Facebook e o Instagram mostre seu anúncio para mais pessoas. Há várias possibilidades para isso.

É possível impulsionar um story, um reels ou até uma postagem no perfil. Qualquer pessoa pode fazer isso, mas eu recomendo que você estude um pouco sobre isso para conseguir anunciar para o seu público.

É possível filtrar alguns dados, como sexo, idade e região. Isso vai te ajudar a limitar as pessoas, aparecendo para quem tem chances de comprar o seu produto. Não adianta querer anunciar para todos. O ideal é focar na sua persona e no seu público alvo. Dessa forma, aumenta as chances de converter em vendas.

Veja aqui como usar o tráfego pago para atrair clientes:

Use mídias offline

Sim, o tradicional ainda funciona. Você só precisa saber o que fazer e onde. Uma boa alternativa é a panfletagem, mas com planejamento! Cria uma arte bem bonita com seus produtos e no verso o cardápio. Esse material deve ser entregue em locais que seu  público frequenta. 

Se você mora em condomínio, pode distribuir nas casas/apartamentos. Se você frequenta alguma faculdade ou escola, pode distribuir por lá também. Você também pode entregar esse material nos bairros que você faz entrega dos produtos, deixando na caixinha de correio das casas, nos carros no estacionamento do mercado ou até no semáforo.

O importante é esse material chegar nas mãos de possíveis clientes.

Veja mais estratégias para vender produtos físicos na internet.

Fique de olho na concorrência

Atente-se nas estratégias que seus concorrentes estão usando. Veja onde estão anunciando. Não é para copiar o que estão fazendo, mas para se inspirar e ser mais criativo. Procure fugir do mesmo e criar coisas novas e diferentes. 

Invista em novos sabores de produtos, embalagens diferentes, faça o que ninguém está fazendo na sua região. Há espaço para todos no mercado, desde que se criem coisas novas para atender todos os públicos.

Observar os concorrentes é um exercício que te faz querer ser melhor e buscar o melhor de você mesmo. Te ajuda a encontrar suas falhas, fraquezas, ameaças e até suas forças. Por isso é muito importante fazer isso com frequência.

Defina o cardápio de acordo com o seu público

Se o seu público prefere ovos de páscoa com valor mais baixo, não adianta criar produtos com ingredientes que elevem muito o preço final do produto. Ouvir o seu público é uma forma de criar itens que realmente vão ser vendidos. 

Um cardápio amplo demais dificulta a escolha dos clientes. Poucos itens, mas certeiros aumentam as vendas. 

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Uma boa alternativa é ter produtos de ticket baixo, médio e alto. Selecione os sabores que mais fazem sucesso, crie ofertas ou combos, de acordo com o que seu público gosta de consumir. 

A páscoa é um período que as pessoas gostam de presentear quem se ama com um bom chocolate. Ofereça um pequeno desconto para comprar mais itens, ofereça algo a mais por isso ou até mesmo faça a entrega grátis. Isso estimula seu público a comprar com você.

Mas isso tudo você só conseguirá planejar com eficiência se conhecer, de verdade, o seu público alvo.

Se você gostou dessas dicas, vou deixar aqui mais artigos sobre a páscoa com mais informações sobre marketing e vendas para essa época do ano.

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