Planejamento de marketing: por onde começar?

Criar um planejamento de marketing é o ponto inicial para começar a correr atrás (de verdade) de seus objetivos.

A maioria das pessoas fica entre um dos dois extremos do planejamento. Ou a pessoa não faz um planejamento. Ou ela não coloca em prática o que planejou. Contudo, o planejamento de marketing é o grande responsável por fazer pequenos negócios se tornarem grandes. Logo, faz toda a diferença ter um e principalmente, utilizá-lo para o seu sucesso.

planejamento de marketing por onde começar

Planejar parece algo complicado, mas na realidade é simples. Tudo começa com um objetivo tangível. E aí, você traça um caminho para alcançá-lo durante determinado período. Pode parecer complicado para quem nunca criou um planejamento. Por isso, aqui estou eu escrevendo esse artigo para abrir sua mente e te ajudar.

Durante a leitura desse texto você aprenderá sobre como criar um objetivo e como transformá-lo em metas alcançáveis. Afinal, você sabia que o maior inimigo de alguns empreendedores são os altos objetivos? Não por eles serem grandes demais, mas pela expectativa que causam. Vamos falar mais sobre isso?

Defina objetivos tangíveis

O planejamento de marketing deve ser feito em qualquer época. Mas, parece que o início do ano proporciona mais gás para isso. Então, vamos aproveitar esse momento?

Todos possuem um objetivo na vida pessoal e também profissional. Nesse momento, pense no seu. Não há nenhum problema em sonhar alto. Mas você precisa saber: quanto mais alto o sonho, maior será o trabalho e o tempo para conquistá-lo. 

Não é que o sonho seja impossível. Você só precisa de mais garra e persistência. 

Agora, vamos para a parte prática. Vamos supor que o seu objetivo é triplicar o seu faturamento mensal. Neste caso, você precisa ter em mente em quanto tempo conseguirá isso. Calcule nos meses anteriores quanto você conseguiu faturar e quanto trabalhou. Analise qual foi o seu crescimento de um mês para outro. 

Isso permitirá observar um padrão de acordo com o que você fez em cada mês. Essa é a informação inicial para você ter uma ideia do quanto está crescendo e quais estratégias tem funcionado. 

Vamos imaginar o seguinte cenário. Você vende brigadeiros diariamente em um determinado ponto. Seu objetivo é vender 5.000 brigadeiros na semana. Atualmente, você vende apenas 100 na semana. É um objetivo bem alto, não é mesmo?

Mas você já percebeu que a cada semana, está vendendo cerca de 10 brigadeiros a mais divulgando seu produto apenas no seu ponto comercial. 

Ou seja, já é possível identificar um pequeno aumento de vendas com pequenas estratégias. Para alcançar o objetivo inicial de 5.000 produtos vendidos, é necessário criar uma estratégia maior de vendas e calcular o prazo para alcançá-la. A melhor alternativa é desmembrar esse objetivo em metas menores. Ao invés de buscar os 5.000 de uma única vez, estipule um número alcançável, como 250 nessa semana. E 350 na semana seguinte.

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Todo grande objetivo precisa ser dividido em pequenas metas alcançáveis. Afinal, é mais fácil alcançar uma meta menor mais rápido do que uma grande. Isso permite que você tenha um crescimento gradual e eficiente. Além disso, você terá mais motivos para comemorar a cada pequena meta alcançada. Pois, isso será um passo mais perto do seu objetivo real.

Confira: 5 dicas valiosas para empreendedores.

Conheça todas suas particularidades

É impossível em um artigo de blog lhe indicar o caminho exato para seguir. Cada negócio tem suas particularidades, portanto tem suas próprias estratégias. Existem vários pontos que precisam ser analisados para traçar a rota, como, por exemplo:

  • O seu ramo de atuação;
  • O tipo de negócio (online ou presencial);
  • A sua forma de trabalho;
  • O produto/serviço que será comercializado;
  • O mercado em que seu negócio funcionará;
  • O seu público alvo.

Esses são alguns dos pontos importantes para começar a pensar. As estratégias mudam de acordo com suas particularidades. Vou continuar seguindo o exemplo da venda de brigadeiros. 

Se o seu ponto fica próximo a uma universidade, você terá bastante fluxo de estudantes em determinados horários. É bem provável que seu produto seja vendido para que a pessoa consuma enquanto anda para a sala de aula ou para casa. Mas, o seu PDV (ponto de venda) também pode ser próximo a um supermercado ou centro da cidade. Se você tiver um lugar para as pessoas sentarem, terá outro tipo de possibilidade para explorar.

Um estudante que está chegando para a aula, dificilmente irá comprar mais de um ou dois doces. Mas alguém que está indo para casa após as compras poderá comprar uma quantidade maior para levar para casa. 

No caso do estudante, é possível criar um produto um pouco maior. No segundo exemplo, você pode criar embalagens com doces menores, mas em maior quantidade. Você conseguirá entender melhor essas diferenças assim que entender quem é o seu público e saber o que desejam e necessitam de verdade.

Saiba definir seu público alvo aqui.

Para criar o seu planejamento você precisa analisar todos esses aspectos. Escreva em um papel todas as particularidades do seu negócio. Anote quando o seu produto é mais vendido, qual o formato, se é entrega ou consumo imediato, entre outras coisas. 

Com essas informações, você saberá o que te dá mais retorno. E aí precisa começar a planejar uma estratégia para divulgar exatamente esse produto.

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Comece a planejar

Sabendo o que mais vende e quando vende, você já tem um carro chefe do seu negócio. A partir disso, pode delinear melhor sua estratégia. Vou afunilar o nosso exemplo para ficar prático, ok?

Você vende brigadeiros e seu objetivo é alcançar 5.000 unidades na semana. Atualmente vende 100 brigadeiros na semana e para a próxima, pretende alcançar 250. Seu ponto de vendas é próximo a uma universidade com grande fluxo de estudantes.

Se analisarmos bem, é uma meta um tanto ousada, não é mesmo? É mais que o dobro. Mas, com a estratégia certa você pode conseguir.

Sabemos que suas vendas acontecem ali no ponto de venda. Não por encomenda. Sabendo o horário de fluxo de estudantes e conhecendo o perfil deles, você pode melhorar o visual do seu PDV. Crie uma imagem bonita e que chame atenção desses estudantes. Não se esqueça de repensar em sua embalagem. Considere se o produto é consumido de imediato ou para imagem.

Universitários geralmente possuem redes sociais ativas. Crie um perfil nas redes sociais e incentive aos estudantes a postarem fotos e marcarem o seu brigadeiro. Produtos e embalagens bonitas são instagramáveis e fazem isso automaticamente.

Isso dará mais visibilidade para sua marca. Consequentemente, chamando mais clientes em potencial. 

Outra possibilidade é criar combos. Se a maior parte de seus clientes levam 2 doces, você pode oferecer um desconto atrativo para levarem 3. 

Percebe quantas ideias tem acima? Mas, por hora, elas não passam de ideias. É preciso que você trace um plano para cada uma delas.

Ou seja, você precisa definir as ideias que irá colocar em prática. Em seguida, escreva tudo o que precisa fazer para isso. E você já estará planejando. 

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Redefina sua estratégia na prática

Se você decidiu reformular a identidade da sua marca, já sabe que precisará de um designer ou publicitário para isso. Esse profissional vai ajudar a trabalhar em uma marca memorável, que atraia exatamente o público que você vende seus produtos.

Consequentemente, isso ajudará a criar uma nova linha de impressos e identidade da sua marca. Essas características e cores deverá estar presente em tudo, desde o ponto de vendas, embalagem e até os posts das redes sociais.

Isso ajuda a criar identificação por parte do consumidor. Sabe aquela cor de embalagem inconfundível? Que você vê de longe e já sabe o que é? É isso que você precisa fazer. E para isso, precisará alinhar toda a identidade

Tudo o que você fará, precisa ser listado. Ainda seguindo o exemplo dos brigadeiros, no nosso caso seria:

  • Criar nova identidade visual;
  • Trocar embalagens e ponto de venda;
  • Criar redes sociais;
  • Alimentar as redes sociais com conteúdo (que inclui planejar o que será publicado através de um calendário editorial);
  • Acompanhar as redes sociais;
  • Definir o combo que será vendido, juntamente com preço e embalagem própria;
  • Analisar os resultados e ajustar o que for preciso.

Não há necessidade de fazer tudo de uma vez. Mas é importante que defina prazos para isso. Você pode usar uma agenda ou um planner para auxiliar.

Sempre que colocar um plano em prática, você precisa acompanhar e analisar os resultados. Ouça seus clientes. Veja o que estão achando, pegue as sugestões e reformule para melhor sempre.

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Checklist do planejamento de marketing

Eu sei que esse texto deve ter ficado grande demais. Mas espero que possa ter iluminado o seu caminho para iniciar um planejamento de marketing. Para finalizar, vou deixar um checklist do que você precisa fazer para poder começar:

  1. Defina uma grande meta e divida em metas menores, mas reais, com prazo para ser cumpridas;
  2. Conheça todas as particularidades do seu produto, público e das suas vendas;
  3. Defina as ideias que colocará em prática;
  4. Liste tudo o que precisa fazer para cada ideia ser concluída;
  5. Defina prazos para cada etapa da sua lista;
  6. Coloque em prática.

O mais importante do planejamento não é que ele seja lindo e maravilhoso. Mas que seja eficiente e traga resultados. Não faça listas que não cumprirá. Seja realista e coloque em prática. Sabe aquele objetivo gigante que você sonhou? Ele só será concluído com trabalho e determinação. Você está pronto para correr atrás dele?

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Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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