O mercado de trabalho traz cada vez mais desafios e oportunidades para quem deseja empreender. Mas, nós sabemos que há uma série de fatores que precisam ser analisados para que o seu sonho saia do papel e se torne realidade.

dicas para novos empreendedores

Pensando nisso, listei aqui 5 dicas valiosas para quem deseja empreender, independente do ramo de atuação, e que vão ajudar novos empreendedores a traçar suas metas e concretizar os objetivos.

Vamos empreender?! Veja as dicas que separei:

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é uma excelente ferramenta para quem deseja começar um negócio do zero. É por meio dele que todas as etapas desse processo são organizadas.

Basicamente, aqui você fará uma análise de mercado para identificar seus concorrentes, um plano operacional para traçar as estratégias, uma análise financeira e de viabilidade e, claro, plano de marketing para divulgação do seu negócio.

Vale lembrar que esse é o momento de analisar as forças e as fraquezas, as oportunidades e as ameaças do seu projeto para que as decisões tomadas sejam racionais e coerentes.

Conheça seu público-alvo

Conhecer seus concorrentes é importante e, proporcionalmente a isso, conhecer o seu público-alvo é fundamental. Lembre-se de que é necessário “falar a língua” do seu público para que as suas dores sejam resolvidas.

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Hoje, a palavra de ordem no mundo dos negócios é humanização. Quanto mais humano e personalizado for a experiência do consumidor, melhor será o feedback da sua marca.

Por isso, lembre-se sempre de que seu cliente é alguém com sentimentos, desejos e emoções, e deseja ser atendido como tal, o sucesso do cliente é a chave para o sucesso do seu negócio também.

Veja aqui como fazer uma pesquisa de mercado e mapear seu público alvo.

Estabeleça os canais de comunicação

Em meio às inúmeras possibilidades de comunicação, estabelecer os canais corretos para esse contexto comunicativo é fundamental para evitar erros e problemas.

Além de encontrar o seu público-alvo, lembre-se de que ele precisa encontrar você também. Ser empreendedor é entender que há um problema que precisa ser resolvido e, em sua grande maioria, o quesito comunicação está no topo das reclamações.

Ofereça possibilidades de canais, seja por telefone, WhatsApp, chat no seu site, Facebook, Instagram, enfim, as possibilidades são variadas. Mas é necessário atender essa demanda com agilidade, afinal, uma mensagem não respondida pode ser uma venda perdida.

Estude sobre finanças

Não há como desvincular seu projeto do estudo de finanças, embora muitos empreendedores deixem essa parte do processo para empresas especializadas, a dica valiosa é: conheça o processo.

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Você não precisa necessariamente ficar responsável por todas as burocracias da sua empresa, mas entender como funciona pode ser uma boa oportunidade de evitar problemas e ainda aumentar seu faturamento.

Cada projeto precisa de uma atenção especial nas finanças, por isso, não deixe sempre a responsabilidade do seu negócio na mão dos outros e tenha o controle financeiro do seu empreendimento.

Faça uma análise da concorrência

Uma das etapas do plano de negócios é a análise da concorrência, mas é válido lembrar que essa análise precisa ser feita com cuidado, e quanto mais informações você tiver, será melhor.

Avalie o que seus concorrentes têm feito e que está dando certo e o que eles têm feito que está dando errado. O empreendedor é aquela pessoa capaz de analisar os problemas e trazer soluções inovadoras e valiosas.

Você pode aprender muito com os erros da concorrência e se basear nos acertos também para que seu projeto tenha sucesso. Por isso, observar e coletar dados é a melhor forma de saber o que precisa ser mudado e o que pode ser reproduzido.

Independente do seu ramo de atuação, ou mesmo se você quer empreender, mas não sabe por onde começar e qual nicho seguir, é fundamental ter estratégias para que seu projeto de fato aconteça.

O planejamento e a organização são dois itens que andam lado a lado e precisam sempre estar alinhados, por isso, pensar em fatores como demanda, atendimento, marketing, insumos e logística, por exemplo, é importante para que os novos empreendedores tenham sucesso nessa jornada do empreender.

BÔNUS: Registre sua marca

De nada adianta seguir essas dicas e criar uma marca forte, se você não registrá-la, não é mesmo? O registro de marca é a única garantia de que a marca que você criou é verdadeiramente sua.

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Sem o registro, qualquer pessoa pode usar a sua marca. Inclusive, registrá-la antes de você. Neste caso, você é obrigado a deixar de usar sua marca e corre até mesmo o risco de pagar uma grande indenização.

Todo empreendedor deve registrar sua marca no INPI e garantir a titularidade da mesma. Veja outros benefícios de registrar sua marca.

E aí, que tal tirar seu sonho do papel e ser um empreendedor de sucesso?! Os maiores problemas do mundo são também as maiores oportunidades de negócio. Foque em resolvê-los!

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