Uma das datas mais aguardadas pelos amantes de chocolate está chegando! Esse também é um dos períodos mais amados por quem trabalha com doces. Aliás, vender doces se tornou uma alternativa para muita gente durante a pandemia. O que significa que tem muita gente vendendo chocolate e pretende aproveitar a páscoa.

estratégia de marketing para aumentar as vendas na páscoa

Isso também indica que a concorrência aumentou consideravelmente, não é mesmo? Seja em qual for sua cidade, deve ter percebido que grande parte dos posts nas redes sociais são de encomendas para a páscoa ou vendendo algum tipo de doce.

Para te ajudar a driblar essa concorrência e atrair clientela, se liga aqui nessas dicas para vender mais nessa páscoa.

1 – Saiba para quem vender

“Ahh, mas todo mundo compra chocolate nessa época do ano…”

Mas é exatamente aí que mora o perigo! O número de pessoas vendendo ovos de páscoa aumentou consideravelmente. Há ainda o fator preço e tamanho do chocolate. 

estratégias de marketing para aumentar as vendas na páscoa

Você precisa definir para quem irá vender. A partir disso você saberá quais produtos produzir, como anunciar e como vendê-los. Portanto, saber quem é o seu público-alvo é o primeiro ponto para conseguir fazer dessa páscoa uma data rentável. 

Alguns pontos que você precisa considerar para conhecer o seu público:

  • Sexo (quem compra mais, homens ou mulheres?);
  • Para quem os chocolates são comprados (geralmente é para presente, mas é para pais, filhos, namorado(a), esposa, marido…?);
  • Renda (renda média das pessoas que moram na sua região, para definir o tipo e preço do produto);
  • Mercado de atuação (o perfil do público da região onde você irá atender);
  • Concorrentes (o que seus concorrentes estão vendendo? Como estão vendendo?)
  • Redes sociais utilizadas (canais de comunicação para interagir e ofertar seus produtos).

Há ainda outros pontos que vão ajudar a filtrar ainda mais o público que você venderá seus produtos. Como por exemplo o tamanho dos ovos, os sabores disponíveis etc.

Uma boa alternativa para alcançar mais pessoas é trabalhar com pelo menos 2 linhas de produtos: uma mais em conta, com chocolates mais básicos e outra gourmet, com recheios diferentes. Nos dois casos, caprichar na embalagem é crucial!

Na linha básica, você pode ofertar a casquinha de chocolate recheada com trufas. Ou ainda um ovo de páscoa tradicional (daqueles fechados mesmo). Outra opção é montar cestinhas com alguns itens, como ovos de páscoa menores, trufas, barras de chocolate recheadas etc.

Já para a linha gourmet, capriche nos recheios mais pedidos, como brigadeiro, creme de avelã e outros. Se você já trabalha com chocolates, é só observar quais são os sabores mais pedidos e transformá-los em ovos de páscoa.

Já falei sobre outras dicas de produtos para páscoa aqui.

2 – Invista em boas imagens

Se você acompanha nossas dicas, já deve ter percebido que estamos falando bastante nisso, não é mesmo? É porque isso se tornou um apelo fortíssimo nos últimos meses em qualquer segmento, seja alimentício ou não.

Foram meses com as portas fechadas, então redes sociais e WhatsApp tornaram-se a vitrine para muitos negócios. E francamente, quem não fica com vontade de dar uma boa colherada em um ovo de páscoa bem recheado? (eu fiquei só de pensar!)

A melhor maneira de despertar esse desejo nas pessoas é através de boas imagens. Para isso, anote o que você precisará:

  • Um celular com câmera (se tiver uma câmera fotográfica melhor ainda);
  • Um prato, uma bandeja, uma tábua bonita ou uma travessa de servir (para colocar os produtos);
  • Ingredientes do seu produto (como chocolate em pó, lascas de chocolate, morangos e outros itens para compor o cenário);
  • Uma toalha branca (ou outra cor que se diferencie dos produtos e itens escolhidos);
  • Pequenos itens decorativos (como coelho de pelúcia, flores, plantas, madeira ou outra coisa que combine com seus produtos).

Agora com tudo isso em mãos, você precisa pensar em um lugar. Dê preferência para ambientes bem iluminados. Pode ser na sua cozinha ou qualquer outro ambiente, desde que seja claro.

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Monte um cenário bonito usando o seu produto e os itens de apoio (como os morangos, flores etc). Mas tenha cuidado para não criar um ambiente poluído. O foco deve ser o seu produto, e não o cenário. Esses itens “extras” servem apenas para deixar o local mais agradável. Tire fotos boas com o produto inteiro, cortado ao meio (para mostrar o recheio), tirando uma “colherada” etc. O ideal é mostrar todos os ângulos.

3 – Tenha frequência nas postagens

Eu sei que após esse ensaio fotográfico sua vontade é de postar todas as fotos de uma só vez. Mas tenha calma, ok? Você tem um grande acervo de imagens, que devem ser publicadas até a data da páscoa. 

Crie um cronograma de postagens e vá publicando aos poucos. Você terá bastante foto bonita, então vá publicando uma por dia no feed. Na legenda, você pode descrever o seu produto, mostrando o quanto ele é gostoso e ótimo para se deliciar nesta páscoa. 

Nos stories, como no Instagram, Facebook e WhatsApp, você pode postar várias fotos por dia em vários horários diferentes. Use Gifs, localização e abra espaço para interação. Por exemplo, uma imagem atrativa de um ovo com a frase “se ainda não encomendou o seu, melhor pedir um agora mesmo, antes que acabe!”. Abra uma caixinha incentivando a pessoa a pedir ou ainda pedindo para chamar no direct.

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4 – Venda 1 a 1 

Não, não estou dizendo para você sair de porta em porta (ou de direct em direct), mas para aproveitar as oportunidades que aparecem para você. Essa dica vale ouro e tenho certeza que vai te ajudar a vender mais na páscoa ou em qualquer época do ano.

Faça um post com uma foto bem atrativa do seu produto. Na legenda, coloque essa chamada para ação (ou outra semelhante, mas com esse sentido): “marque aqui aquela pessoa que vai te dar essa delícia”.

Se você caprichou na foto, postou com regularidade, logo as marcações vão começar. E é aí que entra a venda 1 a 1. Curta os comentários e comente, mencione as pessoas. Isso é interação. Agora, para aumentar as chances de venda, chame essas pessoas no direct, incentive-as a encomendar um de seus chocolates, envie o cardápio. Ou ainda, convide a pessoa para te seguir nas redes sociais e conhecer seu trabalho.

Pronto. Você já andou mais da metade do caminho. Mas não deixe essa comunicação acabar! Continue respondendo tantos os directs como também os comentários. Isso gera mais engajamento no seu perfil e o Instagram entende que você é uma pessoa que tem interesse em se relacionar, logo ele indica o seu perfil para mais gente.

Essa interação vai aumentar a visibilidade e também o desejo das pessoas de consumir os seus produtos.

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