Entre as datas comemorativas de maior sucesso, o dia das mães está em um dos primeiros lugares em vendas de presente. É uma época em que o mercado está bastante aquecido e quem quer aumentar as vendas, é uma grande oportunidade. 

aumentar vendas no dia das mães

Independente do seu tipo de negócio, você pode se aproveitar desse momento e faturar um bom dinheiro a mais. Mas, para isso acontecer você precisa de um bom planejamento de marketing. Aqui neste artigo vou mostrar algumas táticas de venda que vão contribuir em seus resultados. 

Então sente-se confortavelmente e boa leitura!

Conheça seu público (e suas mães!)

Se você já acompanha blog da Zênite, já deve saber que reforço sempre a importância de conhecer o seu público alvo para conseguir mais vendas e até atrair clientes. Faço isso porque realmente é uma etapa importantíssima de qualquer negócio, mas ainda há pessoas que não levam tão a sério.

Conhecendo o seu público, seus hábitos de consumo, valor médio que costuma gastar, você conseguirá delinear melhor suas estratégias de marketing para o dia das mães. Também conseguirá criar produtos que façam sentido para seu público. 

Sobre o seu cliente, você deve saber de duas coisas:

  1. O que o seu cliente quer que sua mãe sinta ao ser presenteada. 
  2. O que o seu cliente procura?

Pense em você: o que você quer que sua mãe sinta ao ganhar um presente seu? Imagino que você quer que ela se sinta feliz, seja ganhando um mimo para ela mesma (como peças de vestuário, calçados, acessórios ou maquiagens), ganhando algo que ela já estava buscando, algo que ofereça mais praticidade em seu dia a dia entre outros. Ou seja, considere o sentimento que a mãe terá ao ganhar aquele presente.

Para encontrar o presente ideal, seu cliente possui alguns critérios que você deve considerar. São várias possibilidades, como o preço baixo, facilidade no pagamento, brindes, custo benefício, facilidade para comprar e receber o produto etc.

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Fuja dos estereótipos: não faça mais do mesmo

O que você mais vê nas lojas no dia das mães? Uma decoração cheia de corações, a cor rosa e vermelha predominam e imagens de mulheres com bebês ou crianças pequenas. 

Esse é o cenário mais clichê e até mesmo esperado nessa época do ano. Mas nada disso chama a atenção do público. Afinal, se é algo esperado e que as pessoas já estão habituadas, não irá causar um impacto tão grande na vida delas.

Antes de sair decorando o seu PDV (ponto de venda) da mesma forma que todos os anos, pense no seu público, sobre o sentimento que possui em relação à data. Use isso para criar algo diferente de seus concorrentes e que realmente faça sentido para seus consumidores. 

A forma como você oferece seus produtos também deve considerar todas as informações coletadas sobre seu público. Muitas vezes você oferece algo que para você parece incrível, mas não é o que seus clientes precisam ou procuram. 

Crie formas de se diferenciar de seus concorrentes. Não seja apenas mais uma loja com promoções para o dia das mães. 

Prepare seu ponto de venda

No tópico acima falei um pouco sobre preparar o seu ponto de venda de uma forma que te diferencie dos concorrentes. Mas ainda existe um detalhe bem importante que você deve considerar. 

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A comunicação da sua loja precisa ser bem planejada e conectado em todos os meios que você utiliza. Por exemplo, suas redes sociais devem se comunicar da mesma forma que você se posiciona no PDV. Para isso use as mesmas cores, tipografias e elementos. Isso será sua identidade visual e contribui para seu público te identificar também. 

Não deixe para divulgar seus produtos de dia das mães apenas nos dias que antecedem a data. Comece a divulgar e instigar seu público desde cedo. Isso ajuda a criar uma antecipação e já começa a colocar o desejo de compra nas pessoas. 

Em suas redes sociais isso também deve acontecer. É preciso ser presente para não ser esquecido. Basicamente, quanto mais você dá as caras por lá, melhor o Instagram entregará seus conteúdos para as pessoas. 

Se você faz vendas online, é importante sempre ficar atento aos pedidos e conversas iniciadas virtualmente. Se o movimento da loja for intenso, recomendo ter alguém apenas para atender online. 

Cuide do seu estoque

De nada adiantará conseguir atrair vários clientes se você não tiver produtos suficientes para vender.

O estoque merece atenção especial em datas comemorativas, como o dia das mães. Você precisa fazer uma boa gestão para não faltar nada, mas também para não ficar com itens parados. 

Veja como fazer um bom controle de estoque.

Uma boa maneira de se organizar melhor é observar os pedidos dos últimos anos. Veja os itens que tiveram mais saída e os que acabaram ficando parados. Análise também qual foi o aumento de vendas de um ano para o outro. 

Pense em estratégias para vender esses produtos que estarão em seu estoque. Faça propaganda deles nas redes sociais e também diretamente com seus clientes. Lembre-se: o destaque deve ser seus itens de maior quantidade em estoque. 

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Entre em contato com sua lista de clientes

A venda 1 a 1 é uma excelente maneira de conseguir aumentar seus resultados. Isso porque você conversa diretamente com um cliente em potencial, é possível fazer um atendimento personalizado e aumenta as chances de concretizar a venda.

Basicamente, a venda 1 a 1 é aquela em que o vendedor conversa diretamente com um cliente. Pode acontecer no ponto de venda ou através de mensagens WhastApp ou pelo direct nas redes sociais. 

Nesse tipo de venda, o bom atendimento do vendedor é que fará a diferença no resultado. É bem provável que você tenha um cadastro com os dados de seus clientes: nome, telefone e histórico de compras. Use isso para conseguir vendas mais certeiras. 

Com o histórico de compras você saberá os produtos e o ticket médio que esse cliente costuma gastar. Com isso você consegue enviar para ele produtos que possam satisfazê-lo com o preço que costumam investir. 

O dia das mães é uma excelente data para conseguir vender mais. Use sua criatividade e conhecimento para isso. Aqui no nosso blog tem muito conteúdo que pode ajudar nessa missão. 

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