Acompanhar o avanço das ferramentas digitais é um dos grandes – e prazerosos – desafios de quem é empreendedor. Afinal, tudo muda com muita velocidade hoje em dia.

Estar atento a essas mudanças é essencial para oferecer aos seus clientes possibilidades de aquisição do seu produto ou serviço de maneira descomplicada.

tipos de pagamentos digitais

Lembre-se de que na era da velocidade, quem proporciona experiências boas, rápidas e fáceis conquistam o coração – e o bolso –  da clientela.

Por isso, separei aqui alguns dos principais meios de pagamento digital que vão ajudar a aumentar o seu faturamento e fidelizar seus consumidores tornando-os clientes.

Carteira digital

Como o próprio nome sugere, a carteira digital é uma das formas de pagamentos via internet mais usadas atualmente. Trata-se de um app em que você deixa seu dinheiro e realiza operações com o valor disponível. É possível também cadastrar o cartão e fazer compras no crédito.

Se antes o armazenamento das cédulas de dinheiro era nas carteiras de couro, hoje pode ser simplesmente em um app no seu celular sem nenhuma dificuldade de utilização. Um bom exemplo de carteira digital é o PicPay.

Existem várias opções de carteiras digitais, várias lojas e bancos que oferecem essa opção. O lado bom é que as transações são seguras e rápidas e não há necessidade de usar um cartão físico para pagamentos, por exemplo.

Pix

O pix revolucionou as formas de pagamentos nos últimos tempos e se você ainda não cadastrou a sua chave pix, corra! Pois pode estar perdendo muitas vendas.

Afinal, quem nunca ouviu a pergunta “aceita pix?”?

tipos de pagamentos digitais

Basicamente, você deve cadastrar uma chave (celular, e-mail, CPF, CNPJ ou chave aleatória) para poder realizar transações, seja de transferir/pagar ou receber dinheiro.

Como vendedor, você também pode gerar um código QR Code na hora da venda. O cliente faz a leitura do código e efetua o pagamento.

Lembrando que o pix possui limite diário de pagamentos. Então se o seu produto ou serviço ultrapassar esse valor será necessário indicar a ele outras opções de meios de pagamento, preferencialmente digital também.

Link de pagamento

Outra forma de pagamento digital é o link de pagamento. Uma ferramenta bem útil para quem realiza vendas pela internet, mas não tem um site/e-commerce.

Nesse link a pessoa consegue escolher a forma que deseja pagar (seja via Pix, cartão de crédito ou boleto). Você envia o link pelas redes sociais, como Instagram ou mesmo pelo WhatsApp.

Essa opção é ótima para empreendedores e pequenos comerciantes que fazem vendas pela internet ou até mesmo presenciais. Facilita para o consumidor e para quem vende também.

QR Code

O QR code é um código de resposta rápida, nele é possível colocar várias informações como endereços, documentos em um drive, um vídeo explicativo e, também, uma forma de pagamento.

meios de pagamento digitais

Basta apontar a câmera do celular no QR code para ser redirecionado a um meio de pagamento digital que pode ser abrir direto no app do banco ou qualquer outra forma cadastrada ao elaborar o código. Como, por exemplo, o pix.

A facilidade do QR code contempla os demais meios de pagamentos também e traz ao comprador várias possibilidades de pagamento garantindo uma compra descomplicada e rápida, como o consumidor gosta.

Vantagens dos pagamentos digitais

É possível perceber que as vantagens desses pagamentos digitais são vários e podem ser percebidos dia após dia com o aumento significativo das vendas dos empreendedores.

Vale lembrar que quanto mais meios de pagamentos digitais você oferecer maior será as chances de converter suas vendas, afinal todo mundo quer realizar compras rapidamente.

Lembre-se de que o momento da compra muitas vezes é quando acontece a decisão baseada nas emoções daquilo que o consumidor vê e sente o desejo de posse, o que dura poucos segundos ou minutos.

Logo, se a forma de pagamento for complexa ele desistirá da compra ou vai procurar pelos concorrentes que ofereçam mais agilidade nesse processo de pagamento.

Embora as transações com dinheiro físico ainda sejam consideráveis em todo o mundo, é notório que as transações financeiras por meios digitais vêm crescendo todos os anos e conquistando cada vez mais a população mundial.

tipos de pagamentos digitais

Com o aumento das compras via internet, principalmente depois da pandemia, oferecer facilidade nos pagamentos é um dos critérios indispensáveis para o consumidor concluir sua compra.

Por isso, foque sempre na experiência do cliente e no sucesso da sua compra. Pense sempre como ele se sentiria ao realizar um contato com você ou sua marca e se essa experiência foi satisfatória, ágil e sem complicação.

O melhor marketing continua sendo o boca a boca. Por isso, utilize os meios de pagamentos digitais e aumente significativamente seu faturamento. Vamos nessa?!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here