Natiruts é uma banda de reggae que surgiu em 1996 e até hoje é um grande sucesso. Possui um vasto repertório que anima diversas cidades do Brasil. Mas o que poucos sabem é que o nome nem sempre foi esse e devido a uma ação judicial. O nome usado era Nativus, no entanto, já havia uma banda registrada com esse nome. Por esse motivo tiveram que alterar o nome para então poder seguir a carreira. Entenda mais sobre o assunto.

Natiruts sabia das complicações que tiveram com o nome da banda

De Nativus para Natiruts

Em 1987 uma banda Catarinense chamada “Os Nativus” registrou a sua marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O que garantiu total exclusividade em território brasileiro.

Na época o registro foi realizado pelo músico da banda Jair Luís Demarco. Como não pode existir duas bandas registradas com o mesmo nome, o órgão não aceitou o registro da banda Nativus — atual Natiruts.

A escrita é diferente, no entanto a pronuncia é praticamente igual. Isso interferiu consideravelmente no processo, obrigando a banda a mudar o nome. Continuar usar o nome se encaixaria no uso indevido da marca, gerando muitos problemas futuros.

Na época a gravadora até tentou comprar o direito de uso do nome. Porém o músico Jair Luís queria cobrar 2 milhões de reais pela marca. Essa venda não chegou a acontecer. Devido a isso, o primeiro disco que já estava quase sendo lançado, não trouxe o nome “Nativus” na capa, apenas o símbolo que o representava.

Por que registrar o nome da sua banda?

Ao efetuar o registro da sua marca da sua banda, você estará a protegendo de pessoas que queiram usá-la sem autorização. A exclusividade será totalmente sua e evitará casos judiciais como aconteceu com a banda Natiruts.

Natiruts: sabia das complicações que tiveram com o nome da banda?

É normal que quando o músico ou a banda está no início da carreira, raramente pense em fazer o registro junto ao órgão. Porém esse erro pode ser fatal. Por mais simples que pareça, isso faz com que não tenha dores de cabeça e sofra problemas posteriores. Caso perca a sua marca, terá perdido tudo que já fez até ali, como identidade visual, logos, sites e até mesmo sua fama.

Além disso, com o registro, sua banda poderá licenciar a marca para vender produtos originais como camisetas, bonés e outros objetos e assim aumentar o fluxo de caixa da mesma.

Como registrar o nome da banda

Para fazer isso é muito simples e o preço varia de acordo com cada necessidade de registro. A princípio você deve ir ao site oficial do INPI e fazer uma pesquisa para assegurar que ainda não há registro com o mesmo nome.

Há empresas como a Zênite Registro de Marcas que cuidam de todo o processo para evitar dores de cabeças e problemas. Afinal, por mais simples que pareça ser, é preciso fazer o registro correto, incluindo todos os dados e informações. As taxas também precisam ser pagas no período estipulado e é essencial fazer o acompanhamento. Nos casos de oposição, a defesa precisa ser bem elaborada e apresentada dentro do prazo. Tudo isso são fatores que prejudicam o registro da marca da sua banda, portanto, deixe quem entenda do assunto cuidar da sua marca.

Não queira que isso ocorra também com a sua banda! Por isso se já decidiram o nome, faça logo o registro de marca e evite problemas como a banda Natiruts! Aliás, você sabia que a banda Legião Urbana também teve problemas por não fazer o registro de sua marca?

[fusion_button link=”https://www.zenitemarcas.com.br/” title=”” target=”_self” link_attributes=”” alignment=”center” modal=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” color=”default” button_gradient_top_color=”” button_gradient_bottom_color=”” button_gradient_top_color_hover=”” button_gradient_bottom_color_hover=”” accent_color=”” accent_hover_color=”” type=”” bevel_color=”” border_width=”” size=”” stretch=”default” shape=”” icon=”” icon_position=”left” icon_divider=”no” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]FAÇA UMA PESQUISA GRATUITA[/fusion_button]

Veja outros casos reais:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here