Como aumentar as vendas no dia dos pais

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Agosto tem uma data muito importante no nosso calendário: o dia dos pais. É uma data interessante para quem quer aumentar as vendas de seu negócio. Porém, com tanta concorrência, é preciso saber o que fazer para alcançar bons resultados. 

como vender mais no dia dos pais

Diferente do dia das mães, o dia dos pais possui menos engajamento na compra de presentes. Mas, mesmo assim, faz uma boa diferença no saldo final de uma loja. Principalmente se você souber como atrair mais clientes para seu negócio. 

Para te ajudar, aqui vou listar algumas maneiras de aumentar suas vendas no dia dos pais. Está preparado?

Planeje-se! A base de tudo

Não somente agora, no dia dos pais, mas o planejamento deve ser a base das suas estratégias de negócio. É muito importante se programar com antecedência para conseguir bons resultados. Caso contrário, você pode não alcançar seus objetivos ou até mesmo ter prejuízos.

Veja como começar um planejamento de marketing.

O planejamento permite controlar melhor o seu estoque de produtos e consequentemente, pensar em uma promoção de vendas que funcione. 

Atenção! O termo “promoção de vendas” não está ligado apenas a um desconto. Mas sim o ato de promover uma venda. Ou seja, fazer com que seu produto seja visto por seus clientes e consequentemente comprado por eles.

Divulgar seus produtos e sua marca com antecedência faz toda a diferença no resultado. É comum que as pessoas deixem para comprar seus presentes de última hora, mas elas costumam ir direto em lojas que já conhecem. Por isso é tão importante estar na vida dessas pessoas.

Faça uma boa divulgação

Antes de continuar, preciso te contar uma coisa: o que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra. Divulgar a sua marca é algo totalmente pessoal e somente você poderá traçar o caminho mais adequado.

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Aqui vou explicar algumas formas de divulgar seu negócio, porém você precisará analisar quais ferramentas são mais úteis para você.

Se você possui um negócio local, faz mais sentido apostar em estratégias de divulgação em sua própria cidade. Como jornais locais, rádios, outdoors. Apesar dessas serem mídias consideradas “offline” ou até mesmo antigas, garantem bons resultados para determinadas estratégias.

Materiais impressos também podem ser úteis, se fizer sentido para o seu negócio e for algo bem distribuído. 

A internet também é uma excelente ferramenta e poderá te auxiliar bastante. Principalmente se você seguir algumas dicas específicas. Afinal, não adianta ficar apenas postando imagens. É preciso estratégia.

Use a internet para divulgar

As imagens usadas devem ser bem tiradas e pensadas. Não use qualquer imagem, pois isso poderá causar um efeito negativo. O ideal é sempre tirar fotos nítidas e boas. Para isso garanta que o ambiente seja bem iluminado, sem sombras. Você pode até criar um cenário legal, só tome cuidado para que os detalhes não tirem o foco do produto central. 

Existem várias redes sociais muito boas, mas a que trará mais resultado é aquela em que seus clientes estão. O Instagram, por exemplo, é ótimo para divulgar boas imagens e vídeos. Já o Facebook é perfeito para interação com as pessoas e participar de comunidades. 

Seja qual for a rede usada por você, é importante que:

  • Seja consistente nas postagens e aparições;
  • Seus clientes sejam respondidos, tanto em mensagens particulares como comentários;
  • O conteúdo visual (foto e vídeo) seja bem pensado e bem feito.

A internet permite alcançar muitos lugares. Mas, para negócios locais o importante é atingir clientes em potencial, não é mesmo? Através dos anúncios a sua marca pode aparecer mais vezes para as pessoas que moram dentro da sua cidade ou outra localidade que você inclua. 

O Google Meu Negócio também é uma ótima maneira de aparecer para mais clientes em potencial. Essa ferramenta é totalmente gratuita e possui muitas funções excelente para lojas e outras marcas. Veja mais sobre ela aqui.

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Crie combos e kits com condições melhores

Se você já conhece seus clientes, sabe qual o ticket médio que as pessoas gastam em sua loja. Crie combos e kits que se encaixam nesses valores. Inclusive, faça com que essa forma apareça mais atrativa.

Por exemplo, os mesmos itens dentro de uma caixa bonita ficam mais atrativos do que dentro de uma sacola, não é mesmo?

É importante que você mostre para seu cliente o custo benefício em adquirir um combo no lugar de um único produto. Pode ser, por exemplo, uma embalagem mais bonita, um brinde ou algo a mais. Inclusive, você pode oferecer melhores formas de pagamento nas compras dos combos.

Outra maneira de aumentar as vendas no dia dos pais é através de vale presente. Dessa forma, o próprio paizão vem conhecer a loja. Mas não faça apenas um cupom. Capriche! Crie um cartão personalizado e entregue com uma embalagem bonita.

O vale presente pode até mesmo ser entregue dentro de uma caixinha especial com um mimo.

Use o WhatsApp

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de comunicação. E, é através dela que você poderá fidelizar ainda mais seus clientes. 

Certamente você já tem uma cartela de clientes que construiu durante toda a vida do seu negócio. Mantenha contato com essas pessoas, crie uma rotina para enviar mensagens esporádicas, como em datas comemorativas ou contando sobre algum produto que chegou e essa pessoa iria gostar. 

Tome cuidado apenas para não ser considerado spam e acabar chateando as pessoas ao invés de conquistando-as.

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Para o dia dos pais, programe o envio das mensagens alguns dias antes. Você pode até usar o próprio status do WhatsApp para postar imagens dos produtos e/ou promoções disponíveis. 

Veja como usar o WhatsApp para o seu negócio aqui.

Agora é sua vez. Faça um bom planejamento e boas vendas! 

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Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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