Depois de um bom tempo vivendo uma pandemia, as pessoas acostumaram a comprar pela internet. Consequentemente, o número de lojas virtuais aumentou consideravelmente. Isso mostra o esforço dos lojistas de tentar alcançar seu público. Também mostra como os hábitos dos consumidores mudaram nos últimos meses.

registro de marca para loja virtual

Há várias plataformas para hospedagem de e-commerce e até mesmo lojas virtuais prontas, que você pode personalizar. Além de muitas opções de envio e inúmeras formas de divulgar. Contudo, existe uma coisa que muita gente esquece: o registro de marca para loja virtual.

Aqui nesse texto você entenderá os verdadeiros motivos para registrar a marca da sua loja virtual:

Marca para loja virtual: você precisa registrá-la!

Seja qual for o seu negócio, você é reconhecido por uma marca. É ela quem irá identificar sua loja no meio de tantas outras. Inclusive, quando alguém recomenda sua loja para outra pessoa, usará a sua marca para isso. 

Basicamente, sua marca é a cara do seu negócio. Da mesma forma que as pessoas te reconhecem pelo seu nome, vão reconhecer sua loja pela marca. Clientes podem elogiar a sua marca, fazendo com que ela fique conhecida.

Por outro lado, se houver uma loja com uma marca semelhante ou igual, isso poderá te causar sérios problemas.

Imagine se a sua marca for copiada por outra loja virtual. Porém, essa outra loja é picareta e gera várias reclamações na internet. Seus clientes em potencial podem confundir as marcas e deixar de comprar seus produtos achando que sua marca é ruim. 

Seria péssimo perder vendas por isso, né?

registro de marca para loja virtual

Mas se a marca da sua loja for registrada, isso não poderá acontecer. E, caso você descubra uma marca semelhante à sua no mercado, poderá notificá-la para cessar o uso da mesma. E só você poderá usar essa marca, protegendo sua reputação e todo seu patrimônio. 

Veja mais detalhes sobre como notificar uma marca aqui.

“Ah, mas eu já registrei o domínio da minha loja virtual, já tô protegido.”

Não, você não está protegido. Registro de domínio é uma coisa e o registro de marca é outra. Mas esse assunto merece um tópico todinho.

Diferença entre registro de marca e o registro de domínio

Ambos os registros são importantíssimos. Mas, cada um serve para uma coisa diferente.

O registro de domínio é o endereço eletrônico que sua loja virtual terá. Por exemplo, o nosso domínio é https://zenitemarcas.com.br/. Esse registro custa em média R$ 40,00 por ano e você pode fazer sozinho em sites como o GoDaddy ou o Registro.br. 

É através desse domínio que seus clientes poderão acessar a sua loja. Se você tem uma loja física, você precisa de um endereço físico. Se você tem uma loja virtual, deve ter um endereço virtual (domínio).

registro de marca para loja virtual

Já o registro da marca, refere-se a marca que a sua loja possui. Ou seja, o nome dela. Quando sua loja possui esse registro, ninguém poderá usar uma marca igual ou semelhante. Inclusive, se isso acontecer, você poderá notificar a pessoa que está usando sua marca indevidamente.

É necessário fazer os dois registros (domínio e de marca) para garantir a proteção da sua loja virtual.

Se você fizer apenas do domínio, sua marca estará desprotegida. Neste caso, se alguém registrá-la antes de você, essa pessoa poderá exigir de você os direitos sobre o domínio. Afinal, a marca é dessa pessoa e você não terá o direito de usá-la.

Mas, se você registrar a marca e o domínio, ninguém poderá tomá-la de você.

Como fazer o registro de marca para loja virtual

A autarquia federal responsável pelo registro de marca no Brasil é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Dessa forma, para uma registrar uma marca em território nacional, é necessário iniciar um processo no INPI.

O processo de registro de inicia com o depósito da marca no INPI. E, após esse ato, pode levar até 12 meses para ser concluído. Durante esse tempo, o registro passará por algumas fases que necessitam de acompanhamento para aumentar as chances de sucesso.

Veja todas as fases do registro de marca.

registro de marca para loja virtual

O registro de marca para loja virtual o processo é mesmo. Porém, é necessário tomar um cuidado extra na hora de selecionar a NCL que a sua marca pertence. 

O INPI divide as marcas em classes, chamadas NCLs. Em cada processo, só é possível registrar a marca em uma dessas categorias e, portanto, a marca só estará protegida nessa categoria. Se selecionar a opção errada, sua marca continuará desprotegida para aquilo que você realmente precisa. 

É possível fazer todo o processo de registro de marca sozinho. Temos um artigo aqui no blog explicando isso, só clicar aqui para ver como é. Outra opção é contratar um especialista para cuidar de todo o processo para você. Neste caso, você não terá preocupação nenhuma, do início ao fim do processo. E poderá cuidar da sua loja virtual, enquanto sua marca estará aos cuidados de quem entende do assunto.

Aqui na Zênite toda a equipe possui certificação, desde os consultores até os advogados. E cuidamos de absolutamente tudo. Faça uma consulta gratuita (e sem compromisso!) com um membro de nossa equipe aqui.

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