Depois de um bom tempo vivendo uma pandemia, as pessoas acostumaram a comprar pela internet. Consequentemente, o número de lojas virtuais aumentou consideravelmente. Isso mostra o esforço dos lojistas de tentar alcançar seu público. Também mostra como os hábitos dos consumidores mudaram nos últimos meses.
Há várias plataformas para hospedagem de e-commerce e até mesmo lojas virtuais prontas, que você pode personalizar. Além de muitas opções de envio e inúmeras formas de divulgar. Contudo, existe uma coisa que muita gente esquece: o registro de marca para loja virtual.
Aqui nesse texto você entenderá os verdadeiros motivos para registrar a marca da sua loja virtual:
Marca para loja virtual: você precisa registrá-la!
Seja qual for o seu negócio, você é reconhecido por uma marca. É ela quem irá identificar sua loja no meio de tantas outras. Inclusive, quando alguém recomenda sua loja para outra pessoa, usará a sua marca para isso.
Basicamente, sua marca é a cara do seu negócio. Da mesma forma que as pessoas te reconhecem pelo seu nome, vão reconhecer sua loja pela marca. Clientes podem elogiar a sua marca, fazendo com que ela fique conhecida.
Por outro lado, se houver uma loja com uma marca semelhante ou igual, isso poderá te causar sérios problemas.
Imagine se a sua marca for copiada por outra loja virtual. Porém, essa outra loja é picareta e gera várias reclamações na internet. Seus clientes em potencial podem confundir as marcas e deixar de comprar seus produtos achando que sua marca é ruim.
Seria péssimo perder vendas por isso, né?
Mas se a marca da sua loja for registrada, isso não poderá acontecer. E, caso você descubra uma marca semelhante à sua no mercado, poderá notificá-la para cessar o uso da mesma. E só você poderá usar essa marca, protegendo sua reputação e todo seu patrimônio.
Veja mais detalhes sobre como notificar uma marca aqui.
“Ah, mas eu já registrei o domínio da minha loja virtual, já tô protegido.”
Não, você não está protegido. Registro de domínio é uma coisa e o registro de marca é outra. Mas esse assunto merece um tópico todinho.
Diferença entre registro de marca e o registro de domínio
Ambos os registros são importantíssimos. Mas, cada um serve para uma coisa diferente.
O registro de domínio é o endereço eletrônico que sua loja virtual terá. Por exemplo, o nosso domínio é https://zenitemarcas.com.br/. Esse registro custa em média R$ 40,00 por ano e você pode fazer sozinho em sites como o GoDaddy ou o Registro.br.
É através desse domínio que seus clientes poderão acessar a sua loja. Se você tem uma loja física, você precisa de um endereço físico. Se você tem uma loja virtual, deve ter um endereço virtual (domínio).
Já o registro da marca, refere-se a marca que a sua loja possui. Ou seja, o nome dela. Quando sua loja possui esse registro, ninguém poderá usar uma marca igual ou semelhante. Inclusive, se isso acontecer, você poderá notificar a pessoa que está usando sua marca indevidamente.
É necessário fazer os dois registros (domínio e de marca) para garantir a proteção da sua loja virtual.
Se você fizer apenas do domínio, sua marca estará desprotegida. Neste caso, se alguém registrá-la antes de você, essa pessoa poderá exigir de você os direitos sobre o domínio. Afinal, a marca é dessa pessoa e você não terá o direito de usá-la.
Mas, se você registrar a marca e o domínio, ninguém poderá tomá-la de você.
Como fazer o registro de marca para loja virtual
A autarquia federal responsável pelo registro de marca no Brasil é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Dessa forma, para uma registrar uma marca em território nacional, é necessário iniciar um processo no INPI.
O processo de registro de inicia com o depósito da marca no INPI. E, após esse ato, pode levar até 12 meses para ser concluído. Durante esse tempo, o registro passará por algumas fases que necessitam de acompanhamento para aumentar as chances de sucesso.
Veja todas as fases do registro de marca.
O registro de marca para loja virtual o processo é mesmo. Porém, é necessário tomar um cuidado extra na hora de selecionar a NCL que a sua marca pertence.
O INPI divide as marcas em classes, chamadas NCLs. Em cada processo, só é possível registrar a marca em uma dessas categorias e, portanto, a marca só estará protegida nessa categoria. Se selecionar a opção errada, sua marca continuará desprotegida para aquilo que você realmente precisa.
É possível fazer todo o processo de registro de marca sozinho. Temos um artigo aqui no blog explicando isso, só clicar aqui para ver como é. Outra opção é contratar um especialista para cuidar de todo o processo para você. Neste caso, você não terá preocupação nenhuma, do início ao fim do processo. E poderá cuidar da sua loja virtual, enquanto sua marca estará aos cuidados de quem entende do assunto.
Aqui na Zênite toda a equipe possui certificação, desde os consultores até os advogados. E cuidamos de absolutamente tudo. Faça uma consulta gratuita (e sem compromisso!) com um membro de nossa equipe aqui.