Registro de marca em Curitiba: Tem em negócio em Curitiba? Proteja-se!

O registro de marca em Curitiba protege o seu negócio contra o surgimento de cópias e proporciona um crescimento seguro e rentável.

Há quem diga que é uma das melhores cidades brasileiras para se morar. Principalmente quem gosta de frio! Mas, além disso, empreender pode ser uma maravilha na capital do Paraná, desde que você faça o registro de marca em Curitiba. Não sabe a importância disso? Vou te explicar. 

O registro de marca é a segurança de que ninguém irá roubar o seu negócio e muito menos usar sua marca indevidamente. Sem ele, qualquer pessoa em Curitiba ou em outra cidade brasileira, poderá usar sua marca e até roubá-la de você. Para o empreendedor curitibano, registrar sua marca é algo fundamental no crescimento do seu negócio. 

registro de marca em Curitiba

Universo empresarial de Curitiba, PR 

Curitiba possui cerca de 1 milhão e 800 habitantes*. Além disso, recebe turistas frequentemente. A cidade possui uma boa média salarial e o fluxo econômico é bom. Com esse cenário, abrir um negócio próprio (seja MEI ou informal) pode ser bastante rentável. 

A grande questão é que existem mais de 370 mil empresas abertas** em Curitiba. Além de muitos outros empreendedores que atuam na informalidade, ou seja, sem empresa (nem MEI) abertos. Logo, a cidade é boa para empreender, mas existe uma grande concorrência.

Para melhorar os resultados e conseguir aproveitar todo o potencial que a cidade proporciona, fazer o registro de marca em Curitiba torna-se uma etapa importante para qualquer tipo de negócio. Seja no ramo de turismo, alimentação, comércio ou outro. 

Se você não sabe ainda a importância do registro de marca, muita atenção no tópico a seguir. 

registro de marca em Curitiba

 Registro de Marca em Curitiba 

A maior de todas as vantagens em fazer o registro de marca em Curitiba, é que sua marca estará protegida em todo o Brasil. Isso mesmo! A autarquia federal responsável pelo registro de marcas no Brasil é o INPI. 

Todas as marcas registradas no INPI estão protegidas em todo solo brasileiro por 10 anos. Isso quer dizer que ninguém poderá usar uma marca igual ou semelhante à sua no mesmo segmento. 

Vou explicar um pouco melhor.

De acordo com a lei 9.279/1996, o intuito de registrar as marcas é para proteger o próprio consumidor contra cópias. Ou seja, duas marcas não podem ser semelhantes a ponto de causar confusão na hora da compra. 

Consequentemente, isso é ótimo para o empreendedor! Pois se sua marca for registrada, ela será única e exclusiva. Afinal, conforme a lei, não pode existir outra parecida. 

Contudo, atenção! A marca é de quem registra primeiro. Então se você tem um negócio em Curitiba, precisa registrar sua marca em Curitiba quanto antes.

Registre sua marca de forma rápida e sem complicações aqui. 

registro de marca em Curitiba

Benefícios extras do registro de marca em Curitiba, PR

Se eu ainda não te convenci a fazer o registro da sua marca em Curitiba, aqui vou listar alguns benefícios que te farão mudar de ideia. Você já sabe que o registro vale em todo o Brasil e tem validade por 10 anos. Ao final desse prazo é possível renovar por mais 10 anos, quantas vezes forem necessárias. 

Mas, além disso, existem outros benefícios:

  • Sua marca será única e exclusiva;
  • Você terá em mãos uma marca original;
  • Proporciona o crescimento seguro da marca;
  • Combate à pirataria e o surgimento de cópias;
  • Impede que terceiros usem sua marca indevidamente;
  • É possível notificar uma pessoa que esteja usando sua marca indevidamente;
  • Uso indevido de marca é crime, você pode processar quem usar sua marca;
  • É possível franquia, licenciar ou vender sua marca. 

Como registrar uma marca

O registro de marca em Curitiba é feito online, sem a necessidade de sair de casa. Você pode fazê-lo agora mesmo. Tudo é feito no site do INPI, desde a pesquisa inicial até a emissão do certificado final.

O processo todo pode levar cerca de 12 meses para ser concluído. E, durante esse tempo o titular o procurador devem estar atentos e fazer o acompanhamento do registro. Isso é fundamental para o sucesso do registro, pois o INPI não envia nenhum tipo de informação por e-mail. É preciso verificar constantemente como está o seu processo.

Caso haja manifestação ou algum prazo para cumprir, o tempo deve ser respeitado. Perder um prazo é o mesmo que perder o processo todo. 

registro de marca em curitiba

Basicamente, o registro de marca se resume em:

  • Fazer uma boa pesquisa de anterioridade;
  • Fazer o depósito do pedido de registro;
  • Acompanhar semanalmente;
  • Cumprir todos os prazos e pagamento de taxas;
  • Resultado final do registro (deferimento ou indeferimento);
  • Emissão do certificado final. 

Essas são as etapas básicas do processo de registro de marca. Ainda poderá existir outras entre elas. Você pode conhecer todas as fases e possibilidades aqui

É possível registrar sua marca em Curitiba sozinho, pagando apenas as taxas do INPI. Porém a instrução e acompanhamento de um profissional pode fazer a diferença no deferimento do processo. 

Clique aqui e converse com um dos consultores da Zênite. 

*IBGE.
**EmpresAqui.

Zênite Marcas

Zênite Marcas

Empresa especializada em registro de marcas de forma simplificada.

Deixe um comentário

Zênite Marcas

Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

Artigos recentes

Caso real de perda da marca

Todos os direitos são reservados à Zênite Registro de Marcas Ltda.

Baixe nosso Plano de Ação 2024 gratuitamente.

Use nossa estratégia já validada para alavancar seus negócios!

Faça uma consulta de marca!