Registro de marca de café: entenda as particularidades desse processo

O registro de marca é um dos pilares para um negócio de sucesso. Veja sobre a importância de registrar sua marca de café para os negócios.

Café uma paixão mundial. É bom para tomar sozinho, acompanhado, para relaxar ou animar. Quem investe nesse ramo, tem grandes chances de alcançar o sucesso nos seus negócios. Mas, muita gente esquece de um detalhe bastante importante: o registro de marca de café.

registro de marca para café

Seja o produto (café) ou uma cafeteria, esse é um ramo bastante explorado no Brasil. Afinal, um cafezinho sempre vai bem. Mas, isso também significa que a concorrência para entrar nesse setor é gigantesca. O que exige muita dedicação, planejamento e estratégias. 

O posicionamento da marca é uma das prioridades para fazer o negócio dar certo. Mas poucos empreendedores fazem o registro da marca logo no início. Por isso eu quero te contar a verdadeira importância de registrar a marca do seu café e te explicar como fazer isso.

Diferença entre café (produto) e cafeteria

Existem algumas possibilidades desse segmento: trabalhar com o produto ou abrir um estabelecimento.

O produto pode ser o café em pó, café em grão ou cápsulas.

Já o estabelecimento, pode ser conhecido como cafeteria ou como café. A bebida e suas derivadas serão o carro chefe, mas é comum que nestes locais sejam servidos outras coisas que combinem. 

Percebeu a diferença?

Acontece que muitas vezes quem abre uma cafeteria, também possui o café da marca própria. Nesse caso, esse empreendedor se encaixa nesses dois pontos que citei acima. 

Essa informação é bastante importante na hora de efetuar o registro de marca de café.

3 motivos para registrar a marca de café

A proteção do seu negócio já devia ser motivo suficiente para fazer o registro da marca. Mas aqui ainda vou listar outros 3 bons motivos para isso:

Seja único

De acordo com a lei da propriedade industrial 9.279/1996, não pode existir duas marcas iguais ou semelhantes. Pois isso causaria confusão para o consumidor. Por esse motivo, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) não permite o registro de marca de duas marcas iguais ou semelhantes no mesmo segmento.

Vou explicar melhor, ok?

O INPI é a autarquia federal responsável pelo registro das marcas no Brasil. Para garantir a titularidade e comprovar que a marca é sua, é necessário depositar o pedido de registro nesse órgão. 

Feito o registro, a marca será sua e não poderá existir outra igual ou semelhante. Ou seja, você será único. Isso protege tanto o seu negócio como o seu cliente. 

O seu cliente saberá que está levando um produto original da sua marca e você terá a segurança de que ninguém poderá usá-la indevidamente.

Entenda sobre o uso indevido de marca aqui.

Evite cópias

Agora que você sabe que sua marca será única com o registro, já deve ter compreendido que não poderá existir cópias dela por aí. Nem mesmo algo semelhante. 

A lei da propriedade industrial irá proteger o seu negócio contra as cópias, desde que a sua marca seja devidamente registrada. Caso contrário, qualquer pessoa poderá utilizá-la e você não poderá tomar nenhuma atitude.

Na prática: se a sua marca tem registro, você pode notificar terceiros que estejam utilizando-a indevidamente. Ou seja, pode notificar as cópias para parar o uso. Caso isso não resolva, poderá tomar outras medidas judiciais.

Isso só é possível porque você tem o registro da marca de café. Ou seja, você pode comprovar que aquela marca é sua.

Sem o registro da marca de café, a marca não terá dono. Isso significa que qualquer pessoa poderá utilizá-la. Inclusive, qualquer pessoa pode registrar no INPI (antes mesmo que você).

registro de marca para café

Agregue valor ao negócio

O que é uma coisa única para você?

Coisas únicas são raras, preciosas. É algo que possui um valor maior do que aquilo que você encontra aos montes. 

Consequentemente, uma marca registrada é mais valiosa. Porque é única e ninguém pode copiar. Seus produtos serão originais e, se realmente caírem no gosto do público, seus consumidores não irão hesitar em comprar seus produtos, mesmo que custem um pouco mais do que outros cafés.

Quer um exemplo real de marca de café valiosa?

A Starbucks. Tomar um café dessa franquia é mais do que “apenas um café”. A marca tornou-se tão importante que para muitos é sinônimo de status. Não é só um café antes de ir para o trabalho. É um produto pensado, idealizado, com qualidade e único. É um Starbucks.

E adivinhem só? Um expresso da Starbucks custa mais do que o expresso da padaria da esquina.

Como registrar a marca para café

O registro de marca é 100% online e feito no INPI. Falando de uma forma bem resumida, o processo todo começa com uma boa pesquisa de anterioridade, definição da NCL correta e depósito da marca, acompanhamento e a decisão final do INPI (deferida ou indeferida).

Parece simples, né? Mas tudo isso pode levar até 12 meses para ser concluído. Além disso, dentro dessas etapas existem outros acontecimentos e possibilidades que também precisam de atenção. Aqui você aprende um pouco sobre cada uma das fases do registro de marca.

registro de marca para café

Existe a possibilidade de fazer o registro da marca de café sozinho. Contudo, preciso reforçar a importância de aprofundar os conhecimentos sobre o processo para garantir que todas as etapas sejam feitas adequadamente. Isso é fundamental para o sucesso do registro.

Ainda tem dúvidas sobre o processo? Clique aqui e converse com nossa equipe.

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Paulo Rebello Marinho

Advogado, pós graduado em Direito Empresarial e especialista em proteção de marcas.

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Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

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