Já pensou em ter sua própria loja online sem precisar investir um grande capital montando um estoque? O dropshipping é perfeito para você. Essa é uma modalidade de negócio em que o vendedor (no caso você), não precisa produzir ou estocar produtos. Muito menos se preocupar com a logística de entrega ao cliente final.

como começar no dropshipping

Nessa modalidade, você será responsável por anunciar e efetuar as vendas dos produtos. Mas quem enviará ao seu cliente, é o seu fornecedor. Se você quer começar dropshipping do zero e ter sucesso, continue a leitura desse texto para conhecer mais sobre essa técnica.

O que é o dropshipping

Dropshipping é uma forma de venda que não precisa de um estoque físico para armazenamento de produtos. Ou seja, ele terceiriza o processo de produção, armazenamento, transporte e entrega através do seu fornecedor.

Quem trabalha com essa modalidade não precisa produzir ou estocar. Mas anunciar e fazer a venda do produto. Atua como uma ponte entre o comprador e o produto final. O cliente efetua a compra no seu site, mas quem irá enviar o produto para ele é seu fornecedor. Você será apenas o intermediário durante a compra.

É necessário ter um fornecedor de segurança que trabalhe com esse modelo de negócio. Esse fornecedor é o responsável por produzir e enviar os produtos direto para seus clientes.

Existem duas modalidades de dropshipping, o nacional e o internacional.

como começar no dropshipping

No dropshipping nacional os fornecedores são brasileiros, agilizando a entrega ao consumidor final. Contudo, o valor final do produto é maior, o que acaba diminuindo o lucro de quem vende os produtos.

No dropshipping internacional, os fornecedores são de fora do Brasil, como na China e nos Estados Unidos. Neste caso, o preço dos produtos comparado aos nacionais, é bem mais barato, aumentando o seu lucro. Em contrapartida, o prazo de entrega é bem maior.

Seja o dropshipping nacional ou internacional, é preciso ter alguns conhecimentos básicos para começar e ter sucesso.

Marketing para dropshipping

Assim como qualquer outro modelo de negócio, o dropshipping necessita de estratégias de marketing para ser realmente eficiente. Vou listar aqui alguns pontos importantes para isso.

Veja como começar um planejamento de marketing.

Criar um site

Apesar de lucrativo, o dropshipping ainda gera muita dúvida. Principalmente na hora de criar a sua própria loja virtual. Essa loja precisa estar diretamente ligada aos seus fornecedores, para que quando uma pessoa comprar, o produto chegue diretamente até ela.

como começar no dropshipping

Uma das melhores plataformas para criar o dropshipping no Brasil é usar a loja virtual Shopify, para pode ter acesso essa plataforma tem que pagar uma taxa mensalmente.

Contudo, o investimento vale a pena, pois a ferramenta tem fácil usabilidade e oferece várias ferramentas e temas fácil de instalar, ou seja, você pode ficar tranquilo em relação a qualidade do seu site na versão para computadores, como para dispositivos móveis e smartphones (mobiles).

Para quem trabalha sozinho e não tem praticidade, a Shopify tem um desing exclusivo e a facilidade na gestão de vendas na sua loja virtual.

Landing Pages

Você já deve ter ouvido falar no termo “landig pages”. Basicamente, é um site, uma página de vendas com um único objetivo. A pessoa que acessa essa página encontrará somente uma possível ação: comprar o seu produto.

Essa página tem total foco no seu produto. Evitando distrações e aumentando as chances de conversão em vendas do produto.

As páginas de vendas são criadas para deixar de lado elementos que possuem em um site comum. Como o menu e o excesso de textos que tira a concentração do cliente. Na landing Page, todo o seu conteúdo é construído para que o cliente realize uma única ação: a compra do produto.

Fazer tráfego

Basicamente, existem duas formas de seus futuros clientes chegarem até você. A primeira delas é da maneira orgânica. Nesse caso não é preciso investir dinheiro, mas requer muito tempo e um excelente trabalho de conteúdo para atrair mais pessoas para seu site.

A outra forma é através do tráfego pago. Isso significa que você irá pagar para gerar “tráfego” para seu site, ou seja, fará anúncios pagos para as pessoas acessarem seu site. Dessa forma, ele terá visitantes que poderão comprar os produtos.

Esses anúncios podem ser veiculados em várias plataformas, como o Facebook, Instagram, TikTok ou na própria rede de pesquisas do Google. Para conseguir atingir o público que você realmente deseja e que vai comprar os produtos, você precisa conhecer o seu público alvo para criar um anúncio realmente eficiente.

Trabalhar a sua marca

No dropshipping você não tem um produto com a sua marca, mas você terá um site com a sua marca pela qual as pessoas vão comprar. Isso significa que é muito importante criar uma marca forte e que transmita confiança para as pessoas.

como começar no dropshipping

Afinal, é através dessa marca que as pessoas vão te reconhecer na internet, não é mesmo? Ela será sua identidade, a forma pela qual conseguirá novos clientes e até fidelizá-los. Investir na sua marca é investir no futuro do seu negócio.

E falando em marca, a única forma de proteger a sua é através do registro de marca. Com o registro sua marca estará protegida em todo território nacional e ninguém poderá criar uma igual ou parecida para fazer dropshipping. Ou seja, sua marca será única.

Existem algumas particularidades para fazer o registro da sua marca de dropshipping no INPI. Você ver como funciona o processo todo aqui. Um dos detalhes, por exemplo, é a NCL (classificação) para a marca do seu negócio. Existe uma lista de classificações e, se você registrar na errada, sua marca continuará desprotegida. No caso de dropshipping, é a NCL 35.

Dropshipping Shopee

Existe outras formas de fazer dropshipping sem precisar criar um site. Uma delas é através de plataformas como a Shopee. É muito simples criar uma loja com essa ferramenta, você pode fazer isso através do seu próprio smartphone, basta fazer o download do aplicativo da Shopee.

Neste caso, é preciso que você faça o seu cadastro por lá. Em seguida, liste seus fornecedores e cadastre os produtos que você irá vender. Contudo, é preciso que você tenha um cuidado extra na Shopee.

Essa ferramenta não foi feita para dropshipping. Portanto, todas as vezes que um cliente comprar o produto, você deverá repassar manualmente os dados da compra para o seu parceiro. Somente assim o produto irá chegar ao seu cliente.

Dropshipping Mercado Livre

O Dropshipping no Mercado Livre funciona de maneira semelhante ao Shopee. Você irá fazer seu cadastro como vendedor na plataforma e cadastrar os produtos dos seus fornecedores. A cada compra que seus clientes realizarem nos seus anúncios, você irá passar os dados para seus fornecedores e os mesmos irão enviar os produtos direto para seu cliente.

Esse é um modelo de negócio que pode funcionar, desde que você conheça as estratégias de marketing e saiba como aplicá-las. No blog da Zênite tem bastante conteúdo sobre marketing e vendas que podem ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here