Registrar marca sem dúvida é um dos passos mais importantes para o sucesso da sua empresa. Afinal, essa é a única forma de garantir legalmente que sua marca estará protegida e não poderá ser copiada por um concorrente.

registrar marca é um passo importante para o sucesso de sua empresa

Por que o processo de registro é tão burocrático?

O processo de registro de marca no Brasil é feito perante o INPI, que é a Autarquia Federal responsável por esse tipo de registro. Como toda autarquia, ela é burocrática.

Para você ter ideia o processo passa por pelo menos 5 fases até seu deferimento. E é absolutamente importante acompanhar ele em todas essas etapas para cumprir eventuais exigências.

Registrar marca é importante para sua empresa

A parte complicada desse acompanhamento é a forma de publicação. Todos os atos referentes às marcas são publicados em uma revista oficial denominada “Revista da Propriedade Industrial – RPI”. Ela sai toda terça-feira e é disponibilizada em .PDF no portal do próprio INPI.

Como a única forma de publicação é essa, você precisará obrigatoriamente acompanhar toda terça-feira para saber se há publicações em seu processo. E para dificultar ainda mais, essa revista na maioria das vezes tem mais de 5 mil páginas, e cada página tem pelo menos 4 publicações.

É preciso pagar alguma taxa ao INPI?

Sim, existem algumas taxas que devem ser pagas à União por uma GRU – Guia de Recolhimento à União. Essas taxas possuem prazos específicos, inclusive, que se perdidos encerram o processo sem êxito.

Daí a maior importância de acompanhar o processo semanalmente: para não perder prazos!

Mas existe alguma forma de simplificar esse processo?

Sim, existe uma forma de facilitar isso e registrar sua marca com segurança. Essa forma é contratando um profissional especializado em registro de marcas, como a Zênite.

Um profissional especializado em registro de marcas conhece todo o procedimento, os prazos e custos, reduzindo a taxa de insucesso para praticamente ZERO!

Mas tome muito cuidado na hora de escolher o profissional que cuidará desse processo tão importante para sua empresa. Há várias formas de trabalho, mas na maioria dos casos as taxas processuais não estão inclusas. O fato de não incluir as taxas no valor cobrado dificulta o processo e transfere ao titular da marca (você, no caso) a responsabilidade por pagá-las. E o que qualquer pessoa que contrata um profissional especializado espera é justamente a facilidade.

registrar marca é um importante passo para o sucesso da sua empresa

Por que escolher a Zênite?

A Zênite se diferencia da maioria das assessorias por várias formas. Nós temos um ideal de melhorar o mundo para quem empreende. Empreender por si só não é fácil, pois várias são as dificuldades impostas aos empresários diariamente. Impostos, exigências contábeis, trabalhistas etc. Pra que mais uma? Por isso a Zênite visa facilitar algo que seria mais uma burocracia.

Nós não cobramos anuidade, não cobramos mensalidade e não enviamos nenhuma taxa do INPI. Trabalhamos com um valor único que inclui todas as despesas para o processo.

E a melhor parte é que temos um valor diferenciado para MEIs, MEs e EPPs. Se você está no início da sua empresa a Zênite certamente consegue te auxiliar a proteger sua marca.

Em resumo, a Zênite facilita a parte que normalmente é a mais burocrática no início de um negócio: o registro de marca.

É preciso nos mandar apenas um e-mail e nós fazemos tudo por aqui.

Como sei se minha marca é registrável?

O INPI disponibiliza em seu portal um sistema de busca de anterioridade. O grande problema é que esse sistema não é simples de usar e muitas vezes é falho.

A melhor coisa a se fazer é novamente consultar um profissional. A maioria das assessorias realiza essa consulta de forma gratuita e sem nenhum compromisso de contratação, e a Zênite não é diferente.

Quer fazer uma consulta de registrabilidade da sua marca agora mesmo de forma gratuita? Clique aqui e preencha o formulário disponível em nosso site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here