Registrar marca no INPI ainda parece um tabu pra muita gente, mas saiba que é mais comum e necessário do que você imagina.

Registrar marca no INPI pode salvar seu negócio

O registro de marca ainda é a única forma de garantir a proteção e exclusividade do seu negócio. Afinal, é pela sua marca que seu consumidor identifica a qualidade do seu produto ou de seus serviços.

O que é o registro de marca no INPI

O INPI é a autarquia federal responsável por registrar obras da propriedade industrial no Brasil. Propriedade Industrial, por definição legal, é a obra intelectualmente projetada que tenha escalabilidade e aplicação na indústria. As marcas são um bom exemplo de propriedade industrial.

Sabemos que a marca é utilizada para distinguir produtos ou serviços de outros idênticos ou semelhantes. Quando compramos um carro, por exemplo, distinguimos a qualidade, tecnologia e design dele pela marca fabricante do veículo, certo? O mesmo acontece com qualquer outro produto. E a forma de garantir que seu concorrente não utilize indevidamente sua marca é registrando-a no INPI.

Registro de Marca no INPI

O registro da marca no INPI confere ao titular a proteção e exclusividade dela por 10 anos, e pode ser prorrogada quantas vezes forem necessários por outros períodos de 10 anos, ou seja, tem validade eterna.

Como registrar marca no INPI

Para registrar uma marca no INPI é necessário, antes de qualquer coisa, consultá-la para saber a disponibilidade de registro. Isso porque algumas marcas não são registráveis, tais como as que ferem a moral e os bons costumes e também as que já são registradas por outras pessoas. A única forma de saber se a marca é registrável é com a pesquisa de anterioridade.

Essa pesquisa pode ser feita sem a ajuda de um profissional utilizando o sistema do próprio INPI, clicando aqui. Mas, como todo e qualquer trabalho técnico, é aconselhável procurar o auxílio de um profissional. A Zênite não cobra para fazer a pesquisa de marca, e também não tem nenhum compromisso de contratação posterior.

Para fazer a consulta de marca no INPI com a Zênite, clique aqui.

Depois da pesquisa, como registrar minha marca?

Feita a pesquisa e constatado que sua marca está disponível para registro, o próximo passo é fazer o depósito da marca e aguardar o exame do INPI. Esse procedimento todo leva cerca de 12 meses.

Nesses 12 meses de processo parar registrar marca serão necessárias algumas manifestações e pagamento de algumas taxas. Por isso é necessário ficar atento ao processo. Nós temos um manual do passo-a-passo para registrar sua marca, acesse clicando aqui.

Registrar Marca no INPI

Obviamente que, como já dito acima, é aconselhável contratar um profissional para que corra tudo bem com o processo e ele termine com a expedição do certificado. O custo para isso é bem menor do que você imagina.

Como registrar uma marca pode salvar meu negócio?

Já imaginou trabalhar sua marca por 2, 5 ou até mesmo 10 anos e ser notificado para trocar tudo em 24 horas? Seria horrível, não é mesmo? Certamente isso faria você perder vários clientes e causaria um transtorno financeiro muito grande.

E não quero te assustar, mas isso acontece com uma frequência maior do que você imagina. Quase todos os dias recebemos pessoas ou ligações em nosso escritório de empresas que passam por isso.

Registrar sua marca evita que isso aconteça com você. Registrar a marca garante que você seja exclusivo e que ninguém possa roubar a marca da sua empresa.

Além disso, há estimativas de que uma marca registrada tem um aumento em seu valor de 20 a 30%. Incrível, não é mesmo?

Então está esperando o que para registrar sua marca?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here