Registro de Marca para Barbeiros: qual o momento certo?

Já imaginou ganhar 30 a 40% a mais trabalhando as mesmas horas em sua barbearia? Isso é possível e vou te contar como aqui neste artigo.

Entre os benefícios de registrar marca de produto ou de serviço, é que isso transmite credibilidade e segurança para os clientes. Como consequência, isso também aumenta o valor da oferta e,  é possível faturar bem mais. O registro de marca para barbeiros também funciona dessa mesma forma. Afinal, os clientes não vão se importar de pagar mais caro para frequentar uma barbearia de excelência, não é mesmo?

Se você é barbeiro, deve trabalhar bastante. Mas, já pensou trabalhar a mesma quantidade de horas e faturar 30 ou 40% a mais? Isso é possível com o registro de marca. Além de te proteger de “espertinhos” que podem querer te copiar, claro.

Para provar tudo isso que te falei, vou te mostrar alguns outros bons motivos para registrar a marca da sua barbearia agora mesmo.

Por que registrar a marca da barbearia?

Olha, antes de qualquer coisa vou te contar uma história real. Aconteceu com um cliente meu e eu vejo acontecer com outras pessoas todos os dias.

Registrar Marca de Barbearia

Em meados de 2017 eu fui procurado, como advogado especialista em marcas, para registrar a marca de uma barbearia nova em minha cidade (Botucatu, SP). Nessa época o empresário, dono da barbearia, já sabia o que queria: crescer e abrir mais unidades.

Iniciamos então o processo de registro da marca da barbearia dele e, durante o processo, como era de se imaginar, surgiram outras barbearias com o mesmo nome. E por mais doido que possa parecer, surgiram barbearias IDÊNTICAS, até com o mesmo logo. Nessa hora o desespero bateu na porta do barbeiro meu cliente. Afinal, as outras barbearias não entregavam a mesma qualidade que a dele e por isso acabavam manchando a marca dele para os consumidores.

Foi então que eu disse à ele: “fique calmo, você iniciou o processo de registro da sua marca, então você já tem preferência ao registro e vamos resolver isso.” Foi necessário que eu expedisse apenas 3 cartas, uma pra cada barbearia “copiona” e tudo se resolveu. Eles mudaram o nome de suas barbearias e meu cliente ficou mais feliz e satisfeito do que nunca. Mas isso poderia ter sido bem diferente caso ele não tivesse registrado antes.

Legalmente, se qualquer uma dessas 3 barbearias que copiaram meu cliente tivessem iniciado o registro, ele teria um problema gigantesco. Isso porque ai quem receberia a “carta” seria ele, e portanto teria que trocar tudo às pressas. Mas felizmente não foi isso que aconteceu.

Bom, acredito que com esse relato (que é real, eu juro) você já entendeu a importância do registro. Mas vou resumir pra você na listinha abaixo:

Importância do registro de marca para barbeiro

  • Quem primeiro registra é dono da marca;
  • A marca da barbearia terá exclusividade Nacional;
  • Poderá usar o ® na sua marca;
  • A marca da sua barbearia terá um certificado;
  • Você poderá FRANQUEAR SUA BARBEARIA!

Mas esses são só os benefícios do registro. Existem, ainda, os riscos de não registrar.

Riscos de NÃO registrar marca de barbearia

  • Você pode perder sua marca;
  • Terá que recomeçar tudo do ZERO;
  • Precisará trocar todo material publicitário e fachada;
  • Poderá ser processado! E ter que pagar indenização!

Acho que isso já é o suficiente pra você entender que precisa registrar, não é mesmo?

E qual o procedimento para registro?

O registro é feito no INPI, que é a Autarquia Federal responsável por esse tipo de proteção no Brasil.

O processo de registro leva cerca de 12 meses. Já tivemos processos mais rápidos aqui na Zênite, alguns em apenas 5 meses e 13 dias. Mas a média é a de 1 ano mesmo.

como registar marca de barbearia

O primeiro passo de tudo, antes mesmo de iniciar o processo, é consultar a disponibilidade da sua marca. Essa consulta pode ser feita no portal do INPI diretamente. Mas, se preferir, nós podemos fazer isso pra você sem nenhum custo. Isso mesmo, a consulta de marca com a Zênite é gratuita, basta clicar aqui.

Feita a pesquisa o próximo passo é depositar seu pedido de registro, e então ele passará por várias fases. Exame formal, fase de oposição, de defesa de oposição, exame de mérito, recurso etc. São várias as fases e você pode conhecer mais acessando nosso artigo com o guia básico, prático e completo para registrar sua marca.

Durante o processo, que leva em média 12 meses, é necessário fazer o acompanhamento semanal para verificar se não há necessidade de alguma manifestação ou pagamento de alguma taxa. É por isso, inclusive, que recomenda-se sempre contratar uma assessoria especializada para o registro. Existe uma estatística do próprio INPI de que mais de 90% dos processos feitos sem um procurador especialistas são arquivados ou extintos por fala de acompanhamento.

E quanto custa registrar uma marca?

Se você optar por fazer o registro sem o auxílio de uma assessoria, e se der tudo certo, gastará aproximadamente R$ 1.000,00 em taxas. Mas isso se der tudo certo e o cadastro for feito corretamente para poder usufruir do desconto de 60% oferecido pelo INPI. Caso o cadastro não seja feito de forma correta o valor será bem maior.

Agora, caso contrate um assessoria especializada como a Zênite, você terá um custo total (entre honorários, taxas e tudo mais) de aproximadamente R$ 2.000,00. E ainda pode pagar isso em até 12x sem juros.

Quer saber mais e fazer uma consulta gratuita da sua barbearia? Entre em contato com a Zênite clicando aqui.

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Paulo Rebello Marinho

Advogado, pós graduado em Direito Empresarial e especialista em proteção de marcas.

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Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

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