Razão social, nome fantasia e marca registrada, é a mesma coisa?

Uma dúvida bastante comum por aqui. Mas você sabia que razão social, nome fantasia e marca registrada são coisas diferentes? Clique aqui e descubra!

Não, razão social, nome fantasia e marca registrada não são a mesma coisa. No entanto, ambos são importantes na hora de criar uma empresa e uma marca. Para ficar mais claro a diferença dos três, continue a leitura deste artigo:

razão social, nome fantasia e marca registrada

Razão social e nome fantasia

Entre os questionamentos mais comuns é: “já tenho registro na junta comercial, ainda preciso registrar minha marca?“. A resposta é “sim, você precisa!“. Isso porque o registro na junta comercial é uma coisa e o registro de marca no INPI é outra.

Você pode compreender essa diferença clicando aqui

Ao fazer o registro da junta comercial, você está garantindo a exclusividade do seu nome empresarial. Por sua vez, o nome empresarial é o mesmo que a razão social.

Para resumir, a razão social é a forma representativa da sua empresa perante os assuntos formais e/ou jurídicos. Ou seja, é o nome que configura a pessoa jurídica da sua empresa. É ele que acompanhará o seu registro junto com o CNPJ.

Já o nome fantasia é a maneira como você identifica sua empresa diante de seus concorrentes e clientes. Pode ser por exemplo, a sua marca.

Para ficar mais simples de compreender, vamos dizer que a razão social da sua empresa é o seu nome completo. E o nome fantasia seja o seu apelido.

“Certo, então qual a diferença do nome fantasia para a marca?”

Nome fantasia e marca registrada

A sua marca pode ser o nome fantasia da sua empresa. Basicamente, o nome fantasia é a forma como seus consumidores vão conhecer o seu negócio e identificá-lo diante da concorrência. Ou seja, a sua marca. 

Entretanto, não é porque o nome fantasia consta no registro da Junta Comercial que está protegido. Sua marca só estará protegida de fato, após registrá-la no INPI. Essa é a única maneira de garantir que a marca é sua. Caso você não a registre, poderá problemas no futuro.

Marca de comércio é a mesma coisa que marca de produto?

Esse é um dos piores erros cometidos na hora de registrar marca. Muita gente confunde e acaba registrando sua marca como produto e não como estabelecimento comercial. Para ficar mais claro, entenda com o exemplo do McDonald’s. 

Você vai ao McDonald’s comer um Big Mac. Ou seja, McDonald’s é a marca do restaurante, enquanto Big Mac do produto.

Agora imagine que você tem fabrica camisetas para vender para outras lojas. Então você precisa registrar como marca de produto. Mas, se você tem uma loja de camisetas, precisa registrar como marca de comércio de vestuário (para o INPI este caso é classificado como “marca de serviço”). E por último, se você fabrica uma marca específica de camisetas e vende em sua própria loja, precisa registrar das duas maneiras: a marca da camiseta e a marca do seu comércio.

Marca sem registro: há riscos?

Sim, há muitos riscos em trabalhar com uma marca sem registrá-la no INPI. Afinal, a marca é de quem registra primeiro. Caso outra pessoa registre, você terá que trocar sua marca, toda sua identidade visual e ainda alterar o CNPJ, caso sua marca seja também o nome fantasia da empresa.

não registrar marca causa grandes prejuízos

Em termos financeiros, esses riscos somam um prejuízo enorme. Calcule quanto você gastou em:

  • Criação de logo;
  • Fachada da loja;
  • Identidade visual interna (dentro da loja);
  • Publicidade externa (panfletos, comerciais, patrocínios etc);
  • Uniforme de funcionários;
  • Embalagem dos seus produtos;
  • Site e redes sociais;
  • Anúncios pagos (como Ads).

Isso tudo sem contar a quantidade de noites sem dormir e o trabalho que se dedicou para criar sua marca. Tudo isso pode ser perdido caso você não registre sua marca agora mesmo. 

Lembre-se: ter o registro na Junta Comercial, não significa ter uma marca protegida. Sua marca só está protegida quando for registrada no INPI. E o melhor momento para fazer isso é o quanto antes. Se ainda não fez, clique aqui e faça uma pesquisa de viabilidade. Dê o primeiro passo para o sucesso!

Além da proteção, o registro de marca também proporciona ótimos benefícios para sua marca e seus negócios. Clique aqui e confira alguns.

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Ananda Morales

Publicitária, redatora e sócia da Zênite Marcas.

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Nossa especialidade é simplificar o processo de registro de marca e torná-lo acessível aos pequenos e médios empreendedores.

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