Marketing personalizado e o verdadeiro motivo para se investir nele

O marketing personalizado permite criar uma experiência única com cada cliente. Fidelizando e aumentado a visibilidade da sua marca.

O marketing personalizado é uma estratégia usada por várias empresas que buscam entender como o seu cliente se comporta durante o processo de compra.

Conhecer o cliente vai além de saber as características do seu público alvo, é saber como ele gosta de ser atendido, quais são as suas preferências, sua localização, e como esse atendimento personalizado proporciona uma experiência de qualidade.

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Quando falamos no sucesso do cliente estamos nos referindo a todas as etapas que ele passa até chegar à sua compra. Além da experiência do pós-compra também, afinal, o bom atendimento em todas as etapas do processo é o que fará toda a diferença.

Vamos agora entender como o marketing personalizado é importante e o verdadeiro motivo para investir nele?! Vem comigo.

Experiência do cliente

Sempre que falamos na experiência do cliente é importante ressaltar que essa atividade começa antes da compra. Na verdade a compra é apenas a conversão de todo o processo que houve antes.

O marketing personalizado usa técnicas para entender esse cliente e proporcionar a ele a melhor experiência, oferecendo os melhores produtos, serviços e vantagens descontos, enfim, tudo o que ele procura em um só lugar.

Por exemplo, um pacote de viagens personalizadas de acordo com os gostos do cliente será muito mais proveitoso do que um pacote fechado para qualquer pessoa. O marketing personalizado entende como são as preferências gastronômicas, culturais e os melhores roteiros e itinerários serão formulados especialmente para o cliente.

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Facilita a tomada de decisões

Pensando na experiência do cliente é possível perceber que a tomada de decisão de compra é muito mais facilitada quando a estratégia do marketing personalizado é aplicada.

Afinal, o cliente estará diante de uma experiência, um produto, ou serviço que foi pensado especificamente para ele. De acordo com gostos e o histórico de navegação na internet.

Dessa forma, o seu cliente se sentirá muito mais seguro e satisfeito ao tomar a decisão de compra, aumento consideravelmente seu ticket médio de faturamento.

Aumento das conversões

A conversão acontece quando um cliente entra em sua loja, seu site ou redes sociais, gosta de algum produto e/ou atendimento e acaba comprando o seu produto ou serviço.

Como consequência da facilidade da tomada de decisão, o aumento das conversões será automático, pois quando o cliente se depara com um projeto pensado especificamente para ele as chances de compra crescem.

Pensando um pouco sob a perspectiva do marketing tradicional em que a pessoa é envolvida pela emoção e pelo desejo de compra, agora ela será envolvida também por itens feitos para ela, e esse é o verdadeiro motivo de se investir no marketing personalizado, que tem a cara do cliente.

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Fidelidade do cliente

Outra vantagem do marketing personalizado é a fidelização do cliente. Quando ele consegue realizar um sonho ao adquirir um produto em que esperava muito, certamente ele passará a enxergar a sua marca com olhos diferentes.

Falar no sucesso do cliente é falar em todas as etapas que ele passa até a compra de fato, e depois a experiência do pós-compra garantindo a fidelidade também.

Lembre-se de que o marketing boca a boca continua sendo uma excelente ferramenta de divulgação, quando se gosta de algo, se indica para amigos e familiares.

Marcas que investem no marketing personalizado

Agora que já conhece os benefícios do marketing personalizado, vamos ver como ele acontece na prática:

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Netflix

A Netflix é um ótimo exemplo de uma marca que investe no marketing personalizado. Em meio as inúmeras possibilidades de filmes e séries eles sempre sugerem para o usuário aquilo que tem a ver com as últimas buscas e as preferências de cada um (perfil) atendendo aos gostos de cada usuário.

Coca-Cola

Lembra da febre de achar seu nome ou apelido nas latinhas de Coca? Pois é, essa foi mais uma das campanhas de marketing em que a Coca trouxe o consumidor para mais perto da marca e fez dela um sucesso de vendas. Lembre-se de que a experiência do cliente conta muito na hora da decisão de compra.

Spotify

Outra marca que aposta na personalização é o Spotify, além de usar algorítimos que garantem que o usuário fique por dentro dos lançamentos, as sugestões de músicas e podcasts sempre serão de acordo com as buscas do usuário.

Apostar no marketing personalizado é a melhor forma de aproximar o consumidor até que ele se torne seu cliente.

Aproveite as dicas e as experiências das grandes marcas para elaborar um projeto para a sua marca, produto ou serviço que traga algo novo e que aproxime o consumidor da sua marca.

E aí, pronto para alavancar suas vendas e proporcionar as melhores experiências?!

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Lucimari Monteiro

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